Caspa? No meu bebê!

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

bb2.JPGNa cabeça do bebê podem aparecer casquinhas branco-amareladas aderidas ao couro cabeludo que parecem caspa. Na verdade, trata-se da crosta láctea, um tipo de dermatite seborréica do couro cabeludo. Em geral, as casquinhas soltam-se, espontaneamente, e desaparecem em dois, três meses. O quadro é causado por um hormônio chamado androgênio, que a própria mãe passa para seu filho durante a gestação e durante a amamentação. Geralmente as mamães ficam preocupadas. O importante é não se desesperar! O óleo de amêndoas, de semente de uva ou de bebê colocado sobre as crostas 20 minutos antes do banho facilitará o amolecimento das casquinhas. Pode-se utilizar uma escova com cerdas delicadas para ajudar na sua remoção. De todas as formas, mais cedo ou mais tarde elas melhorarão sozinhas. Nos casos mais graves, a dermatite seborréica pode ocorrer também no rosto, no pescoço e em outras áreas do corpo. Se o caso for mais extenso, não recorra a nenhum creme ou qualquer outro medicamento; consulte o médico dermatologista para que ele indique o tratamento mais adequado.

Dra. Érica Monteiro

Dermatologista

www.dermatologia.com.br

tel: 11-50441064

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

13 Comentário

maria da penha pereira

gostaria de saber pois minha neta tem 4 anos criou uma caspa nao consigo agabar seria posivel me ensinar um remedio ou um shapoo, me responda por favor.obrigada.

Dra. Érica Monteiro

Maria da Penha, a “caspa” pode estar relacionada a várias dermatoses do couro cabeludo, como psoríase, dermatite seborréica, micoses superficiais,…Para poder indicar a conduta terapêutica é necessário que vc a leve aom´deico dermatologista para fazer o diagnóstico correto e, então, escolher o melhor tratamento. Lembre que a pele da criança é mais sensível e, por isso, é importante não usar medicamentos sem acompanhamento médico, pois pode ocorrer irritação ou absorção do produto.
Atenciosamente,
Dra. Érica Monteiro- Dermatologista

tel: 11- 50441064

Márcia

A minha filha a mais de um ano apareceu com uma casca na parte frontal da cabeça do lado direito e esquerdo, não aparece e ocupa o tamanho de um limão,já fui a vários dermatologistas e eles me disseram que isto pode ser causado pelo estresse e que pode durar até a adolecencia, oproblema é que ela só tem 7anos e já sofre muito com tudo isso.Atualmente uso acido salecilico e Pielus shampoo, conforme prescrição médica, mas já gastei muito e não vi resultados.
Por favor me ajude, já não sei mais o que fazer!

Cristina dos Santos Machado

Dra. minha filha tem oito meses e está com uma coceira na cabeça na parte da frente. Eu verifiquei, e em uma parte pequena, tem umas casquinhas amareladas grudadas no couro cabeludo. Passei óleo nujol com cotonete e estão se soltando, mas a coceira não passa. Próximo a testa, perto do cabelo, também surgiu um monte de carocinhos, parece alergia (será que é do suor dela)?
OBS.: Ela tem muito cabelo.
Favor me orientar o que devo fazer. Obrigada

Dra. Érica Monteiro

Cristina, vc deve seguir as orientações que coloquei no texto, se não melhorar vc terá de levá-la ao dermatologista pessoalmente.
Atenciosamente,
Dra. Érica Monteiro – Dermatologista
tel:11-50441064

helenilda

minha filha tem 2 meses e está com caspas e as instruções da Dr. Erica estão sendo muito util.obrigada pelas dicas

Dra. Érica Monteiro

Que bom, Helenilda!
Fico feliz em saber.
meses.
Atenciosamente,
Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

tel: 11-50441064

zeli burton

A minha filha tem 1 mes de vida, e ela esta com o rosto todo cheio de bolinhas, a pediatra disse que ela esta com seborreia, ela passou um creme e disse uqe iria sumir em algumas semanas.
Gostaria de saber qual o mlehor tratamento para isso,ou se devo leva-la no dertmatologista?

valéria cristina amancio de miranda

dra erica tenho muita caspa ja usei varios produtos mas nao deu certo gostaria que voce me falasse a respeito dessa continua persistencia dessas caspa ja fui na dermatologista e nada resolveu

Wera Leite

Meu bb agora esta com 3 meses, as caspas comecaram a aparecer quando ainda teria 2.Todos os dias eu passo o oleo de bb e dou banho, entao diminue bastante.Porem, no outro dia tem novamente a mesma quantidade do dia anterior. Nao sei o que fazer porque creio que deixa ele agitado e hj a cabecinha dele tava sangrando de tanto de que passou a maozinha.Preciso de alguma diga!!! Por favor.

Ana Cristina

Olá doutora, boa tarde

Meu bebe de 2 anos e tres meses estar com alguns fios de cabelos brancos. O que pode ta acontecendo?

Desde já agradeço.

EDILENE

Tenho um filho de 1ano e 2 meses, que tem bastante casquinha na parte de cima da cabeça, estou sempre passando oleo de amendoas e removendo as casquinhas, mas elas sempre voltam. Gostaria de saber se esse hormonio “androgênio” que passa da mãe para o filho através da gravidez ou amamentação vem de algum tipo de alimentação especifica, pois ainda estou amamentando.

kelly

minha bb tem 2 meses de vida e apareceu umas caspinhas meias amareledas na parte te sima da cabeça to meia preocupada com iso é gostaria de saber se é normal?
ja tem 1 mes que não desaparece..
desde ja agracedo Obrigadâo!!