Piolhos !

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

meninas1.JPGO piolho é um parasita que causa a doença que chamamos de pediculose. O nome científico do parasita é Pediculus humanus var. capitis. Atinge principalmente crianças em idade escolar e é transmitida de pessoa para pessoa pelo contato direto ou pelo uso de chapéus, bonés, escovas ou pentes de pessoas contaminadas.

Como se manifesta?O principal sintoma é a coceira no couro cabeludo que pode ser leve ou desesperadora! Ao examinar a cabeça da criança vemos o parasita adulto andando ou as lêndeas. As lêndeas são ovos depositados pelas fêmeas nos fios de cabelo, aparecem como pontos brancos nos fios de cabelo.

Como tratar? O tratamento da pediculose do couro cabeludo pode ser localizado ou via oral. O localizado consiste na utilização de medicamentos em loção ou xampu. O via oral é feito com o uso de comprimidos tomados em dose única. Muitas vezes fazemos a associação dos tratamentos oral e local. Medidas de higiene são muito importantes. Para facilitar a retirada das lêndeas, vale a receita da vovó aplicando uma mistura de vinagre e água em partes iguais em todo o cabelo por vinte minutos antes de proceder sua retirada.

Importante: a escola deve ser comunicada quando a criança apresentar a doença para que os outros pais verifiquem a cabeça de seus filhos para que todas as crianças contaminadas façam o tratamento ao mesmo tempo, evitando que ocorra a recontaminação.

Dra. Érica Monteiro

Dermatologista

www.dermatologia.com.br

tel: 11-50441064

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

11 Comentário

flôr de lins

Estou desesperada, pois minha filha de 11 meses pegou piolho e eu estou com medo de passar remédios nela e também em mim, pois ainda amamento.
O que posso fazer para eliminar os piolhos sem prejudicar a saúde da minha bebê???
Por favor, aguardo retorno ansiosa.
Obrigada!

carla

as minhas filhas de 12 e 9 anos tiveram piolhos e estiveram com o meu sobrinho de 10 meses, será que ele pode apanhar o que faço, hoje vi ele a coçar muito a cabeça.

Dra. Érica Monteiro

Carla, a criança pequena pode ser contaminada, recomendo que examine os cabelos e o couro cabeludo procurando lêndeas ou o piolho adulto. Se ele estiver doente, existe tratamento adequado para essa faixa etária.
Atenciosamente,

Dra. Érica Monteiro

Dermatologista

http://www.dermatologia.com.br

tel: 11-50441064

Stephanie

tenho 17 anos.estou com piolho. é verdade que pintar o cabelo ajuda no tratamento? como faço para me livrar disso o mais rápido possível e quanto tempo isso deve durar aproximadamente? existe alguma medida preventiva???
grata

Adriana

Minha filha pegou piolho e não estou conseguindo resolver, o kwel não fez efeito,nem o escabim,nem vinagre.Não sei mais o que fazer.

Dra. Érica Monteiro

Adriana, em alguns casos pode ser necessária medicação via oral, ma só sob prescrição médica.
Atenciosamente,

Dra. Érica Monteiro

Dermatologista

http://www.dermatologia.com.br

tel: 11-50441064

ROSANNA AZEVEDO

Boa tarde, Gostei muito do site e por isso façõ um breve relato a respeito da situação de minhã irmã para que possamos ter alguma orientação.

Minha irmã tem hoje 39 anos e há mais ou menos 2 anos começaram a aparecer pequenas manchas brancas no antebraço. Essas manchas com o passar do tempo foram se espalhando para o braço, costas e peito e parte do pescoço. Ela já foi a vários médicos e todos dizem que não é vitiligo e sim uma espécie de dermatite de sol ( o nome eu não lembro)e receitam apenas medicamentos orais e um loção para uso diário. Os mesmos são unâmimes em dizer que não tem cura e que a mesma deverá sempre evitar o sol. Ocorre que as manchas estão se alastrando demais. Minha mãe e eu estamos muito preocupadas, pois minha irmã quando sai de casa tem que encher os braços de pulseiras ou fazer maquiagem no braço para não aparecer tanto as manchas e já não usa roupa degotada, pois as costas tb estão com várias manchas. Precisamos de ajuda. Ja ouvi falar de criorcirurgia, seria possível para o caso dela?
Residimos em Manaus, existe algum dermatologista aqui capaz de minimizar o problema. Atualmente ela se consulta com o Dr. Sinezio Talhari? A senhora conhece.
Caso seja necessário poderíamos ir pessoalemnte para uma consulta? Aguardamos resposta.
Rosely Pereira

giselle

ME AJUDEM POR FAVOR! NW AGUENTO MAIS RETIRAR TANTOS PIOLHOS DA CABEÇA DE MINHA FILHA! jA USEI TODOS OS TIPOS DE SHAMPO, E REMEDIOS PARA TOMAR, COMO REVECTINA! NW ADIANTOU. TODOS OS DIAS EM QUE MINHA FILHA CHEGA DA ESCOLA ESTA COM A CABEÇA INFESTADA, NW DOU CONTA! SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR COM ALGUM REMEDIO OU RECEITA QUE SEJA BOA MESMO, AGRADEÇO!

silmara

Gostaria de saber se quem pinta o cabelo pega piolho???E se é verdade que mulher gravida quando pega piolho é mais dificil de eliminar

deusiane ferreira

eu tenho vitiligo gostaria de saber se em manaus tem um especialista nesta doença

Cinthia

Olá!
gostaria do nome d algum remedio via oral para piolho.
obs:q não precise de prescrição médica!!

obrigada!