Assaduras no bebê

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

bb1.JPGAs assaduras são muito freqüentes nos bebês. Esse quadro é conhecido como dermatite das fraldas. Muitos fatores podem contribuir para seu aparecimento. Os conselhos a seguir ajudarão a prevenir o quadro.

umidade e calor: a fralda é um tecido quente que propicia um ambiente úmido para pele sensível do bebê. A pele molhada pode causar fricção contra a fralda, permitindo o crescimento de bactérias e fungos, agravando a dermatite das fraldas.
urina: A amônia é produzida a partir da urina, na fralda molhada que foi deixada por tempo longo e, especialmente, durante a noite é altamente irritativa, podendo causar inflamação na pele.
fezes: em contato com a pele do bebê podem causar irritação, assim como acontece com a urina. Quando as fezes se misturam com a urina, o perigo de irritação é ainda maior.
medicações: antibióticos e corticóides (cortisona) podem tornar os bebês mais sujeitos às infecções por bactérias e fungos. Por isso, não abusar de cremes e pomadas sem prescrição médica.

Bons hábitos e medidas de higiene são o grande segredo para prevenção das assaduras. Aqui vão algumas dicas:

  • Manter sempre o bebê limpo e sequinho.
  • Lavar bem as mãos antes e depois de limpar e trocar seu bebê.
  • Remover todos os traços de fezes.
  • Procure não esfregar a pele do bebê, muitas vezes é melhor utilizar sabonete líquido para evitar o atrito dos sabonetes em barra.
  • Secar bem as dobrinhas para evitar a umidade.
  • Mude as fraldas com freqüência. Não deixe seu bebê úmido.
  • Verifique o tipo de fralda usado (descartáveis ou de pano). As fraldas descartáveis devem se moldar perfeitamente na cintura e nas pernas, devendo se adaptar ao formato das coxas para não vazar.
  • Para bebês de poucas semanas, pode-se limpar apenas com algodão e soro fisiológico 0,9%.
  • Aplique suavemente uma fina camada de creme apropriado após cada troca de fralda, em particular depois do banho e à noite e, em especial, nas dobras e sulcos da pele. Essa fina camada servirá de proteção para evitar o contato direto da pele com a urina e as fezes.

Importante: Se o quadro de assaduras estiver instalado, procure a ajuda do médico dermatologista para orientar o tratamento.

Dra. Érica Monteiro, Dermatologista
Tel: 11- 50441064
www.dermatologia.com.br

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

12 Comentário

Maria Aparecida L Sousa

Bom dia, Dra. Érica. Adorei a sessão de bebê e crianças, tenho 2 filhos pequenos e gostaria de saber mais informações para prevenir doenças nos bebês.
Obrigada,
Cida

Vanusa

Olá, minha filha tem 1 ano e está assada, estou usando dermodex e está melhorando. Porém, Tem uma parte perto do anus, que parece estar ficando ferido. Tem alguma dica para me dar?

Atenciosamente

Dra. Érica Monteiro

Vanusa, a parte do ânus pode demorar um pouco mais para melhorar. Espere no máximo 2 semanas, se não melhorar retorne ao seu médico dermatologista.
Atenciosamente,

Dra. Érica Monteiro

Dermatologista

http://www.dermatologia.com.br

tel: 11-50441064

Nadia

Oi Dra.Érica, meu filho tem 2meses e esta com assaduras, ja usei varias pomadas mas não está resolvendo, não sei mas o que fazer,gostaria que me ajudasse. Atensiosamente

tatyane

meu filho tem dois anos e esta com assadura ja tentei de tudo mais nao passa…ate o medico nao adiantou…me ajude por favor

deia

meu filho e bem gordinho e por isso as perninhas são justinha e acaba assando entre as perna, como eu faço para clarear as as manchas escuras que ficaram?

Rosna Lima

Oi Dra. Érica tenho um bebê de 3 meses e está com assaduras em formas de bolhas e está com mais de 1 semana tbém não sei se é assaduras o aspecto não me parece ser, e tomo todos os cuidados possíveis com a higiene do meu bebê. O que eu posso fazer? Será que é mesmo assadura?

Suellen

Boa noite Dra. Érica , minha filha tem 1 ano e 8 meses , e desde q começou a frequentar o maternal em uma escolinha,teve virose e há duas semanas está com uma assadura que parece alergia,pois coça muito…já apliquei pomada e maizena, por favor o que deve fazer?

Adriana

Bom dia, gostaria de ajuda:
Tenho um bebê de 6 meses, ele está com assaduras que saram por alguns dias depois voltam, troquei de fralda p/ ver se melhorava e nada, estou passando por prescrição médica dermodex tratamento e novacort ele está tomando também um remédio nicostatina o que posso fazer mais para resolver?????
obrigada
Adriana

jjane marcia apolinario reis

Dra. Érica adorei a dica de assaduras no bebê . Eu já estava desesperada..
Obrigada .
Janine

Maria Zoraide Francisco

meu bebe está com 2 meses e 20 dias, e acho que ele está com infecção causada por algumtipo de bacteria ou fungos no saquinho, não sei mais o que fazer o pediatra já receitou corticoides e não resolveu, será que vc poderia me ajudar esto desesperada…

Maria Zoraide Francisco

já usei permanganato de potássio e tb não resolveu, a área afetada é somente no saquinho dele num só local, o que pode ser Dr. Érica, me oriente quanto ao problema por favor.