Possibilidades para tratamento da Psoríase

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

rosto-perfil-mulher.JPGO tratamento da psoríase deve considerar a gravidade das lesões, sua extensão, localização e impacto na qualidade de vida do paciente. É importante lembrar que 75% a 80% dos pacientes apresentam formas leves e moderadas de psoríase, que podem ser controladas com tratamentos locais, feitos com a utilização de pomadas, loções, xampus, géis e sprays à base de corticosteróides, coaltar, antralina, calcipotriol, tazaroteno e piritionato de zinco, desde que bem indicados e usados com supervisão médica.

Hoje existem vários medicamentos para o tratamento da psoríase, mas normalmente estas opções são alternadas para proporcionar o controle mais adequado da doença (esquema rotacional).
Entre as alternativas terapêuticas do esquema rotacional estão os corticosteróides, o calcipotriol, a antralina, o coaltar e outros.

Como a psoríase é crônica, a pele desenvolve um mecanismo chamado taquifilaxia, é como se a pele se acostumasse com o tratamento e passasse a não responder mais à medicação. Por isso fazemos o rodízio de medicamentos durante o manejo terapêutico. Podemos iniciar com o dipropionato de betametasona e, quando ele não estiver mais funcionando, trocar pelo hidrato de calcipotriol, que quando não estiver mais fazendo efeito pode ser substituído novamente pela betametosona, ou por uma outra droga, e assim por diante. O objetivo deste esquema é o melhor controle clínico.
Para os casos mais graves ou psoríases extensas geralmente são utilizadas medicações tópicas e sistêmicas. As opções de medicamentos de uso interno são: acitretina, ciclosporina e metotrexato, todos exigindo supervisão médica e exames laboratoriais seriados para o controle de possíveis efeitos colaterais.  Em alguns casos podemos associar fototerapia (duas ou três vezes por semana) ou laser (como o dye laser para formas localizadas resistentes). Embora a psoríase seja uma doença ainda sem cura, pode ser controlada. Em todas as situações, é muito importante o uso diário de hidratantes e substâncias que ajudem a manter a pele com menos escamas (como óleo mineral, vaselina salicilada).
Um dos grandes problemas da psoríase é a aparência, porque é raro o comprometimento de outros órgãos, mas há um grande efeito psicológico de diminuição do amor-próprio que traz conseqüências para a vida dos portadores da doença, podendo prejudicar seus relacionamentos interpessoais. Sendo assim, o controle da psoríase ajuda bastante no dia-a-dia do paciente.

Existe a possibilidade do tratamento com agentes biológicos para os casos graves da doença, que não são controlados com outra classe de medicamentos. O custo do uso de agentes biológicos é alto. Nos Estados Unidos e na Europa, esses medicamentos são subsidiados pelas seguradoras ou pelos governos. O tratamento chega a custar entre US$ 12.000 e US$ 20.000/ano, por paciente. Esse fato torna essa opção fora da nossa realidade.

Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

tel:11-50441064

www.dermatologia.com.br

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

29 Comentário

Juliana

Por favor tenho psoriase desde os meus 18 anos,hj estou com 28…preciso saber qual o remedio para essa cura…

desde já agradeço…
Juliana

Dra. Érica Monteiro

Juliana, a psoríase não tem cura, mas é possível controlá-la. Os tratamentos poderão ver locais ou via oral, dependendo da extensão, gravidade e localização das lesões. Você precisa de acompanhamento dermatológico periódico.

Atenciosamente,
Dra. Érica Monteiro-Dermatologista
http://www.dermatologia.com.br
tel:11-50441064

EDNEIDE LEITE DE SOUZA

Dra. ERICA MOnteiro estou com uma pequena ferida no nariz. Que não sara, pois a mesma sangra. O que devo fazer já tem muio tempo me ajude.obrigado

Dra. Érica Monteiro

Edneide, se uma ferida não cicatrizar há mais de 1 mês e se sangrar deve-se procurar o dermatologista com certa urgência.
Atenciosamente,
dra. érica Monteiro

vinicius

Drª sofro com esta doença (psoríase) faz 2 anos e ultimamente ela estar cada vez pior, tenho afetada minhas unhas, o corpo praticamente todo e o coro cabeludo, a pouco tempo tive até uma queda de cabelo fazendo um buraco no meio da cabeça e onde não há nenhuma queda ou fraqueza no cabela nas demais regiões. alé de uma coceira insurpotavel que esta por atrapalhar meu dia-a-dia, as vezes não me deixando nem dormir. tem 5 meses que ela voltou com essa intencidade e já tentei de tudo um pouco.. tópicos, via oral… e nenhuma melhora. ouvir falar muito em um creme chamado de Krenakore, diz ser um gel feito por indios na venezuela, a senhora sabe de algo a respeito? a alimentação ajuda? qual alimentos deveria evitar e quais deveria acrescentar nas minhas refeições?
gostaria muito de maiores exclarecimentos, pois estou realmente desesperado com essa doença.

att:
vinícius souza
sou_vinny@hotmail.com

juliana

Dr. tenho psorise a dois anos.ataca a sola dos pés, eles ficam rachados que às vezes impede de andar. uso uns remedios, mas nao tem muito efeito. Se for possível me dê algumas dicas cde controlar.
atenciosamente. juliana araujo

Rafael Almeida

Olá,Dra. Érica, como vai?
A alguns dias fui a um dermato e ele disse que poderia ter psoriase, ou nao, pois devido o fato de eu apoiar os cotovelos por muito a mesa, acontece destes descamarem, tambem nao tenho certeza, pois mesmo durante as ferias quando nao estou indo para a faculdade, elas nao somem totalmente, somente amenizam..
Também me atentei para os joelhos,eles nao descamam,mas noto que envolta dos pontinhos onde mascem os pelos, vejo que tem pequenos circulos.
A uns 15 dias estou usando CLOB-X,receitada pelo dermato, realmente as descamaçoes melhoraram 85%, e antes de usar meus cotovelos nao estavam com um aspecto muito simpatico,rs.. As descamaçoes pararam, e ficaram apenas uns pontinhos, tipo quando um pelo esta nascendo..
Dra. a Caspa tem alguma coisa a ver com psoriase, pois estou com caspa.. dependendo do meu stress aparece..
Mas ao usar shampoo, ela “desaparece”, a formula dos shampos de caspa por acaso tem algo haver com alguma substancia amenizadora da psoriase,pois estou preocupado de nao ser caspa..

Voce tem msn?

Desde já agradeço, e obrigado pela oportunidade que vc no dá em tirar nossas duvidas.

Forte abraço e fique com Deus.

Joelma

Olá, estou muito preocupada com meu filho de 9 anos , pois ele começou com um vermelhão nas mãos,pes joelhos unhas fofas cabeça com feridas cotovelos olhos descascando nariz tambem, ja levamos em 3 dermatologista todos disseram q é psoriase, estamos levando em medico homeopata psicologo, eu já não sei mais o q fazer pois não esta melhorando e ele é muito vaidoso como posso ajuda lo qual medico confiar todos falam q ele é muito novo para er essa doença ,, e tem uma vida saudavel da onde veio isso ??? por favor me responda . ele esta cada dia mais triste sem vontade de brincar anda com vergonha. foi mal na escola esse ano.

Tatiane Rios

Olá estou preocupada pois já faz uns 2 abos que tenho uma escamação no couro cabeludo, já fiz de td já gastei muito com xampus carissimo e nada resolveu, cada dia que passa se propaga mais, achava que seria caspa, mas a spessoas me dizem que pode ser psoriase o que faço? me ajude não aguento mais tenho verginha disso na minha cabeça????
se puder por favor me passe um email explicando melhor ???

Muito Obrigado!

francisco xavier barbara

obrigado pela a sua atenção

diego

Oi tenho essa doença(psorìase)e quero tomar anabolizante isso pode aumentar a minha doença?

Josiane

Olá.Minha mãe tem 56 anos e tem psoríase do tipo placas,da muita coçeira e fica muito vermelho,no inicio ela usava algumas pomadas como a lamisil e a cetocort,secaram os ferimentos pararam de espalhar.Mas agora ela voltou bem mais agresiva e com muita coçeira,e as pomadas não estão mais resolvendo.Oque você nos aconcelha a fazer agora.Nós moramos em uma cidade do interior de Mato Grosso que não tem dermatologista.

Grata por sua atenção.

ana maria monteiro da mota

tenho um problema no pé a10 anos ele racha,fere e cossa muito por favor me der uma resposta não aguento mais obrigada

ane maria

boa tarde tenho um problema na sola do pé racha e cossa muito já fui no dermatologista eo remédio que ele passou melhora um pouco mas nunca sara não consigo ficar boa há 10 anos me ajude obrigada

Dilma N. R.O. Rocha

OLÁ DR. ÉRICA!
GOSTARIA DE SABER SE É POSSÍVEL O TRATAMENTO E ACOMPANHAMENTO GRATUITO DA PSORIASE? MORO NO INTERIOR DE SÃO PAULO E JÁ NÃO POSSUO MAIS RECURSOS PARA O TRATAMENTO DESSA DOENÇA QUE SE MANIFESTOU EM 1979.
DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO.
DILMA

Amauri vieira

Dra tenho a psoriase a anos mas desta vez ela impregnou meu corpo inteiro horrivel de se ver já fui ao dermato e ele passou alguns remédios e nada continuo vermelho e um pouco inchado descobri um médico em em saõ kose do rio preto o q a senhora me aconselha? me ajude por favor

débora

bom meu nome é débora e eu estou com a doença des dos meus 13 anos e é atingida pelo meu corpo. poresemplo meu cotovelo meu joelho minhas unhas meu nariz …e eu me sinto super mal antes eu tinha ate vergonha de sair agora ja ate to me acostumando mais queria uma saida pra esse poblema …bjks…fique com deus!

Eder rodrigues

Boa noite , tenho Psoríase a 15 anos , hoje tenho 30 , já fiz todo tipo de tratamento minha Psoríease é conciderada leve pois tinha apenas no couro cabeludo , no passar do tempo foi piorando , hoje já tenho também nas unhas e nos genitais , na testa aonde aparece bem e que me dá o maior desconforto por mativa da sociedade está mais controlado estou usando um creme a base de cetoconazol + dipropionato de betametasona , mas no resto do corpo por exemplo o couro cabeludo que eu uso um xampu a base de óleo de cade e coaltar 6% não está mais funcionando , está orrível e estou desesperado , o que posso usar ??? se puder me ajudar por favor , obrigado .

Marcella

Olá…gostaria de saber se existem medicamentos nos EUA ou Europa (em especial na França)com fácil ecesso e bom resultado para psoríase, pois conheço uma amiga que tem essa doença e como eu viajo sempre para esses lugares, gostaria de poder ajudá-la….PS: as principais
manifestações dermatolágicas nela são nas mãos…dedos e unhas.
Se puderem me ajudar mandando nome e onde eu posso encontrar os medicamentos, adradeço mto!!!!

renata

gostaria de esclarecimento maior sobre esta doença meu irmao tem e esta num quadro muito avançado ele ultimantente anda muito arrazado ja tou conta da perna toda uma parte da barriga e costas e ja ta atacnado todo o braço esou desesperada por ajuda-lo q gostaria de sua ajuda obrigado

Jorge Antonio Pereira da silva

Dra.Érica meu filho sofre de psoriase ele só tem sete anos,fico muito agradecido pelo alguns esclarecimento de tratamento dessa doença.Mais que a medicina tem feito para cura dessa doença.Obrigado.

Florbela Fonseca

Tenho 34 anos e começou-me por aparecer borbulhas, que se transformaram em vermelhões horriveis, ja 2medicos disseram ser psoriase, e outro disse que eu estava cansada psicologicamente e realmente eu sinto um cansaço estremo, sinto-me infeliz, sinto que não tenho ninguem nem gosto de ninguem, gostava de saber o que fazer?

sidney durante

Gostaria de saber se a vacina para psorias pode ser adquirida no Brasil

bianca xavier luz

dr.Ola!sou bianca de porto alegre tenho psoriase desde dos 9anos hoje tenho 28anos consigui controlar a doença com diprobeta injetavel hoje esta mais controlada,nao estou curada mas esta estavel tomo 1por semana e nao aparece mais lesoes. bianca-116@hotmail.com

Manu Dutra

Dra. meu pai tem psoríase do tipo placas, que abragem os cotovelos, o couro cabeludo, etc. É hipertenso, muito estressado e faz uso do propionato de clobetasol, mas esse tipo de tratamento não está sendo muito eficaz. Qual seria o tipo mais adequado??
Agradeço desde já!
Atenciosamente, Manu Dutra.

ediana

Dra.meu esposo tem psoriase a dele esta bem alterada de forma q toma uns 70 por cento do corpo,ele usa a pomada psorex,mas pelo q vi acho q a pele ja se acustumou pois não esta mais surtindo efeito ele usa desde criança a mesma pomada.Ele senti muita vergonha em usar bermuda e ficar sem camisa,ir ate o cabeleleiro p cortar o cabelo isso o incomoda.Minha prgunta é se a senhora ja ouviu falar sobre um medicamento chamado ácido fumárico parece q so tem nos estados unidos e Europa e serve p esse tratamento,gostaria de saber se a senhora acha q ele deve mudar de tratamento e passar a usar outro sem ser a pomada.Desde já agradeço.Se poder me enviar uma resposta urgente ficarei muito agradecida.atenciosamente.

carolina aparecida vicente de paula

por favor quero um tratamento para psoriase tenho essa doença des de 15 anos ja tenho 24 e nada que passo vejo mlhora

teka

Tenho psoriase a mais ou menos uns 18 anos, já sofri muito,
meu problema esta localizado nos joelhos e cotovelo, me escondia muito em blusas de manga 3/4 e calças compridas, até que comecei a usar uma pomada chamada psorex, como teve um pequena melhora comecei a mostrar os joelhos e os braços, foi ai que percebi que meu problema era mais grave enquanto eu me escondia o complexo era pior.aprendi a viver com a psoriase e tive uma grande melhora, digamos que uns 90%, quando a pele esta mais irritada a noite passo a pomada e cubro com fita crepe o local, no dia seguinte o processo de inflamação acabou completamente, e se repito este processo por mais ou menos 3 noites acaba quase por completo. claro que depois de alguns dias volta mas é só repetir o processo e durante o dia hidratar bastante o local
Mas o melhor tratamento esta no psicológico, a formula é ser feliz , pois isto não te faz pior que ninguém.
espero que isto sirva pra fazer alguém um pouco mais confiante, liberte da psoriase….seja feliz!

Adriana Carvalho

Bom dia.
O meu filho tem 30 anos e sofre muito com a psiorise.
Já faz mais ou menos 10 anos que a doença se manifestou,
e já fizemos tudo que foi possivel, de acordo com nossas posses, pois o tramento é muito caro. Ele não consegue se
relacionar socialmente e nem trabalhar. Fiquei muito preo-
cupada com a informação de que não se deve tomar medicamento que contenha cortizona, pois meu filho já tomou muitos. Peço por favor que me informe se há novidades quanto ao tratamento, ficarei eternamente grata por esta infomação.