Mais toxina botulínica: Botox, Dysport, Prosigne, Xeomin e Neuronox

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

aplicacao de botox

A toxina botulínica é utilizada há muito tempo por várias especialidades médicas como a Oftalmologia e a Neurologia para o tratamento de doenças como estrabismo, dor de cabeça, torcicolos. Há mais de 10 anos vem sendo usado em Dermatologia para atenuar as rugas do rosto.

O uso da toxina botulínica revolucionou o tratamento para rejuvenescimento facial. Este procedimento tornou dispensável as grandes cirurgias faciais e os longos períodos de recuperação pós-operatória para quem deseja minimizar as marcas do tempo. Tornou-se um dos recursos mais procurados na atualidade, pelos seus resultados rápidos, eficientes e seguros. A toxina botulínica promove o relaxamento dos músculos que causam rugas na face, com isso a expressão fica naturalmente mais suave, diminuindo linhas e vincos.

A toxina botulínica é obtida a partir de um microorganismo, com modernas técnicas laboratoriais. Na medicina, utilizam-se pequenas doses no tratamento de várias doenças, como estrabismo, dores de cabeça, contraturas musculares e muitas outras.

Como é feita a aplicação da toxina botulínica?

Feita no consultório do médico, com paciente sentado ou semi-sentado. Todo material para aplicação do produto é descartável (seringas, luvas, gazes). O tratamento é praticamente indolor, mas para pessoas sensíveis pode-se aplicar um creme anestésico local para aumentar o conforto do paciente.
Geralmente o procedimento dura em torno de 30 minutos. O paciente pode retornar ao trabalho após o procedimento.

Os resultados iniciam cerca de 02-03 dias após a aplicação, pode-se observar aparecimento mais tardio em 5-7 dias. Para manter os resultados, sugere-se nova aplicação a cada 04-06 meses.

Quais são os efeitos colaterais da aplicação da toxina botulínica?
O uso de injeções em qualquer indivíduo pode causar desconforto, inchaço, hematomas que podem ser disfarçados com maquiagem. Contra-indicações e complicações temporárias podem existir após vários procedimentos médicos, mas os riscos são reduzidos se forem respeitadas as recomendações preconizadas.

Pode-se fazer aplicação de toxina botulínica junto com outros procedimentos estéticos?
Sim. Dependendo do paciente os resultados são melhores quando associamos com outros procedimentos, como: “peelings”químicos, técnicas de preenchimento, remoção de bolsas de gordura, laser.

A partir de que idade posso usar o produto?
Pode ser usado em qualquer idade desde que sejam consideradas a expectativa de cada pessoa e a indicação do procedimento.

Pode-se aplicar durante a gravidez e amamentação?
Não deve ser utilizado durante a gestação e a amamentação.

Quais são as vantagens do uso da toxina botulínica?
O procedimento cosmético ideal deve trazer grandes benefícios, ser seguro, eficaz, ter poucos efeitos colaterais e ser reversível, caso o paciente tratado não goste do resultado. O tratamento com a toxina botulínica tem essas qualidades que tornaram seu uso um dos mais gratificantes procedimentos que podemos oferecer aos nossos pacientes na área de atuação da Cosmiatria.

Quais são as toxinas utilizadas no Brasil?
No Brasil, o Botox® foi o primeiro a ser utilizado, depois chegou o Dysport® e a última a chegar foi Prosigne®.

Quais são as novidades no mercado de toxina botulínica?
Pesquisas têm sido feitas no mundo todo para produção de novos produos comerciais contendo a toxina botulínica para uso médico. Na Alemanha temos o Xeomin® e na Coréia temos o Neuronox® . Nos Estados Unidos temos um produto sendo desenvolvido pelo laboratório Mentor e na Universidade de Tokushima temos pesquisas para desenvolvimento da toxina japonesa. Desses produtos, as toxinas Xeomin® (da Alemanha) e a Neuronox® (da Coréia) já estão sendo avaliadas para entrar no mercado brasileiro e logo devem estar disponíveis.

Quais são as vantagens de termos outras toxinas no mercado brasileiro?
Tanto para o médico quanto para o paciente a concorrência faz com que se aperfeiçoe o produto, isto é, as empresas procurarão colocar no mercado produtos mais estáveis, mais purificados, com algum avanço tecnológico por exemplo, no caso do Xeomin®, a molécula é mais resistente às variações de temperatura. Além das vantagens na qualidade do produto, as empresas passarão a oferecer preços melhores, pois o médico terá mais opções de escolha no mercado.

Trarei sempre mais novidades sobre toxina botulínica aqui no Blog!

 

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

22 Comentário

Anali Castilho

Pode haver rejeição da toxina botulínica?
Foi aplicada em meu rosto, a toxina de marca botox, e em dois meses ja não havia mais nada.

Mutio Obrigada

Dra. Érica Monteiro

Anali, no dia 24 de fevereiro de 2008 escrevi uma matéria sobre as novidades sobre a toxina botulínica que trouxe do Congresso da Academia americana de Dermatologia. A toxina dura cerca de 3-4 meses.Alguns pacientes podem ficar mais ou menos tempo dependendo de características individuais.

Recomendo que leia a matériaque escrevi:

A Eficácia da Toxina Botulínica Não Diminui Após Repetidas Aplicações (Pôsteres P936 e P937, AAD Texas, EUA- fevereiro 2008))
Vários estudos apresentados no AAD 2008 mostraram eficácia da aplicação da toxina botulínica tipo A mesmo após repetidas sessões.
A duração de um tratamento está entre 3 a 4 meses (isso mesmo, longe daqueles 6 meses que eram esperados por nós – usuários do produto) e o tratamento pode ser repetído inúmeras vezes sem perda de eficácia (essa é a boa notícia).

Num estudo, investigadores japoneses apresentaram dados de segurança e eficácia no uso da toxina botulínica para rugas glabelares, com resposta persistindo por 64 semanas de tratamento. Makoto Kawashim do Departamento de Dermatologia da Universidade Women’s Medical, em Toquio, Japão foi o investigador principal de um estudo com 363 mulheres que foram tratadas para ruga glabelar grave (na parte central da testa). As mulheres foram sorteadas para receber 10 ou 20 U da toxina tipo A Botox da Allergan Inc ou placebo. As injeções foram aplicadas em 5 pontos da glabela durante as sessões. Essas aplicações foram repetidas sempre que necessário quando as rugas voltavam a ficar moderadas ou graves (numa escala de 2 ou 3 numa escala de 3 pontos) e respeitando um intervalo mínimo de 12 semanas entre as sessões. A eficácia não diminuiu e as taxas de melhora foram iguais ou maiores que 90% na semana número 4 de cada ciclo de tratamento. Não foram detectados anticorpos neutralizantes em nenhum dos grupos tratados.
Kawashima e os outros investigadores concluiram que as aplicações repetidas não afetaram a duração a longo prazo, nem a eficácia. Os investigadores relataram que há descrições anedóticas de que a eficácia até parece aumentar após aplicações bem sucedidas. Eles afirmam que a toxina é segura e que não ocorre atrofia muscular, exceto na área temporal. O estudo japonês foi financiado pela Allergan, Inc. e o investigador Derick declara não haver conflito de interesses com os patrocinadores.

Observação: Botox é o nome comercial da Toxina Botulínica Tipo A produzida e comercializada pelo Laboratório Allergan.

Sandra

Tenho feito aplicação de botox 1 vez ao ano, na primeira vez foi ótimo o resultado, na 2* e 3* vez foi usado dysport já não achei o mesmo resultado, esse ano procurei outro dermatologista que aplicou o botox e não houve novamente o resultado foi bem inferior as outras vezes…uma leve mudança. Um outor médico está sugerindo o prosigne, mas além de caro tenho medo que não faça efeito também. Será que poderiam me dizer a razão do pouco efeito e durabilidade? Att. Sandra

Dra. Érica Monteiro

Sandra, os casos de resistência à toxina botulínica por uso cosmético são raros, muitos casos se resolvem “ajustando” melhor a dose para cada músculo tratado. As toxinas botulínicas comercializadas no Brasil são as TIPO A que têm os seguintes nomes comerciais: BOTOX, DYSPORT, PROSIGNE, mas quem tem resistência à qualquer uma das toxinas do tipo A terá resistências a todas do tipo A, por isso não adianta trocar de marca. O jeito é usar a toxina tipo B que ainda não é comercializada no Brasil e que recebe o nome de NEUROBLOC/MIOBLOCK.
Atenciosamente,
Dra. Érica Monteiro – dermatologista

http://www.dermatologia.com.br

Tel: 11-50441064

fatima

Oi,
Meu nome é Fatima , fiz aplicação de botox (testa e lado dos olhos) na sexta-feira pela manhã , nunca senti tanta dor ( e olha que não sou fresca) após a aplicação fiquei o dia inteiro com uma dor horrível de cabeça e nauseas – no sábado estava com a testa e entre os olhos um pouquinho inchado , e hoje acordei parecendo um monstrengo , com os dois olhos muito inchados, e a bochecha , a testa diminui o inchaço , isto está certo? ou foi feito alguma coisa errada durante a aplicação?

Agradeceria se obtivesse resposta
Abraço
Fatima

Cinthia Galvão

Olá dra gostaria de saber a faixa de preço para fazer a toxina botulinica em pés-de-galinha(cerca de 3 de cada lado dos olhos) e glabela.
Obrigada

Jerri Vaz Klock

Gostaria de:se pudessem me enviar a molécula da toxina botulínica e a representação esquemática de sua ação no corpo humano!Sou calouro de quimica indústrial da Puc-Pr,estou fazendo um trabalho a respeito! Obrigado!

Silvana Miriam Acácio Magalhães

Boa tarde,
Gostaria de saber, se é possível aplicar botox na parte inferior dos olhos.
Aguardo resposta,
Obrigada.

Belo Horizonte, 30.10.2008

Helena

“Foram incluídas nas pesquisas quatorze chinchilas da raça Laniger, idênticas, saudáveis, machos, adulta e com peso variado de 400 a 750 gramas e dezesseis orelhas escolhidas aleatoriamente, sem comprometimento das orelhas média (visto durante a cirurgia). Foram excluídas as que faleceram, as com sangramento abundante.”-animais sensíveis e dóceis foram doados para experiencias de Botox, feitas pela USP.Ai em cima, cópia dos resultados.

simone

Olá Dr_a
Qual a toxina bot. que é mais eficas estou pensando usar a Dysport, é melhor que a botox? e as outras ou é só propaganda. Qual a senhora acha melhor?
Abraço Simone

Dra. Érica Monteiro

Simone, a escolha da marca (nome comercial) da toxina botulínica a ser utilizada em cada paciente é uma escolha do médico, pois ele deve conhecer a técnica de diluição, armazenamento, aplicação para cada produto e escolher aquele que tenha mais experiência. Quanto aos resultados, os estudos clínicos publicados mostram que as 3 formulações utilizadas no Brasil têm a mesma eficácia e tempo de duração e ela são aprovadas pela ANVISA para uso cosmético.
Atenciosamente,
Dra. Érica Monteiro – dermatologista

http://www.dermatologia.com.br

Tel: 11-50441064

Ana Maria

Dra Ericca Monteiro,
Fiz aplicação de botox na testa, no meio das sombrancelhas e nas rugas laterais dos olhos há 10 dias atrás. Após 5 dias a área T do meu rosto começou a ficar vermelha e embaixo dos meus olhos formou-se uma bolsa de liquido. É normal essas reações? Quanto tempo terei que ficar assim? Será reação alergica? Obrigada pela sua atenção.

Dra. Érica Monteiro

Ana Maria, reações adversas são raras, mas podem acontecer. Nesse caso vc deve retornar ao seu médico dermatologista para que ele oriente a conduta terapêutica.
Atenciosamente,

Dr. Érica Monteiro – Dermatologista

tel:11-50441064

Iara

Ola
Tenho 31 anos e faco botox com frequencia, desde os 25, sempre com otimos resultados..
Ha 1 semana apliquei de novo, sempre com o mesmo medico e minha bochecha de um dos lados caiu..
Sou suuuuper vaidosa e estou desesperada..
O q posso fazer pra melhorar o aspecto, ou pra passar o efeito mais rapido…
To aceitando qq dica
Obrigada desde ja

francisca célia da silva

tenho dores de cabeça que não sede com nada, gostaria de saber como fazr para ter acesso ao uso de botox para o tratamento e onde conseguir este tratamento. pois não tenho condições de pagar particular.
já não sei mais o que fazer, pois estou em constante crise, e que destroi a minha qualidade de vida.
aguardo resposta.
desde já agradeço.
célia

kezia

Olá! tenho 22anos e ultimamente minhas olheiras agravaram e algumas ruguinhas tb o q devo fazer, gostaria de estar retirando!

DEsde já te agradeço

Mariana C.

Dra. Tenho 21 anos, sou bastante cuidadosa com minha pele e gostaria de saber se posso usar um creme anti-rugas nas areas dos olhos pra 25 ou 30 anos, para ja ir prevenindo.
Bjos.

tereza

gostaria de saber se a toxina é usada pura ou diluida.obrigada

alexandra xavier

Gostaria mto de saber se existe alguma possibilidade de ter acesso ao botox para dores de cabeça, pois sofro a mto tempo com essa dor e li varias materias de q o botox ajuda bastante para dor de cabeça, só q fui consultar um médico e não tenho condições de fazer as aplicações fiquei mais desesperada ainda. Obrigado

Rosimeire da Silva

Olá fiz uma aplicação de botox, depois de 24hs meu rosto ficou bastante olioso, e com muita pinicação no rosto..É normal?

Rosimeire da Silva

Depois de quanto tempo devo tomar banho?

Cris

Olá!!

Tenho interesse de fazer algum tipo de tratamento para uma linha de expressão que tenho do lado da boca e uma linha de expressão entre as sombrancelhas.

Não teria interesse de fazer BOTOX porque o efeito de durabilidade é muito pouco (+/_ 3 mêses). Daí pensei em fazer ou o Metacrill ou o Restylane.

Gostaria de saber o tempo de durabilidade para ambos e idéia de preço.

agradeço antecipadamente pela atenção e fico no aguardo de uma resposta.

Cris