Estrias

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

mulher.JPGEstrias
Recebo inúmeros e-mails perguntando sobre estrias. As perguntas foram muito variadas. Não será possível responder a cada uma individualmente, por isso responderei agrupando as dúvidas

O que é estria? O que causa estria? Por que a gravidez é a pior época para o aparecimento das estrias?
As estrias resultam da ruptura das fibras de colágeno e elastina da pele, as
estrias aparecem em pessoas geneticamente predispostas. Também existem outros
fatores que favorecem seu aparecimento: alterações hormonais na
adolescência e na gravidez e durante o uso de corticóides, estiramento
provocado pela gravidez, aumento de peso, crescimento durante a adolescência e excesso de exercício de musculação.

As estrias nas costas e de atrás dos joelhos surgem normalmente na adolescência, devido ao crescimento repentino. Em 70% dos casos, as estrias localizam-se no bumbum e no quadril e 60% das estrias que aparecem durante a gravidez atingem a mama e o abdome.

As estrias podem ser recentes ou antigas.
Recentes: ocorre um processo inflamatório e surgem linhas finas ou largas, a
cor é vermelho-arroxeada. Podem permanecer avermelhadas ou arroxeadas de
três meses a dois anos.
Antigas: o organismo passa a produzir um colágeno mais espesso e as estrias
ficam semelhantes a uma cicatriz com coloração perolada, já que a melanina,
pigmento que dá cor à pele, é eliminada
É possível evitar as estrias? como? Se as estrias já apareceram, o que fazer em casa para melhorar sua aparência?
Atualmente dispomos de tratamentos que amenizam o aspecto clínico das
estrias. Porém, é necessária avaliação de cada caso individualmente. A
escolha do tratamento dependerá do tipo de estria (estria recente ou
tardia), localização (abdome, coxa, mama, braço,…), espessura e
profundidade, tipo de pele do paciente. Pode-se fazer o tratamento clínico
(cremes/loções de uso local) ou cirurgia dermatológica (epidermodivulsão, peelings físicos e químicos, LASER).
Os resultados dependerão da classificação da estria, da localização e serão melhores quando associamos uma ou mais técnicas de tratamento.

Quais os tratamentos disponíveis em consultórios?
Epidermodivulsão: pequeno procedimento onde anestesiamos o local com estrias e utilizamos uma agulha especial para “descolar” as paredes da estria e estimular a formação de novo colágeno no local para melhorar a aparência das estrias, peelings físicos (cristais ou diamantes) e químicos (como os com ácido retinóico ou ácido glicólico) , LASER como o dye Laser para estrias vermelhas ou a Luz intensa pulsada).

Quem já tem estria há muitos anos pode curá-las?
Não se pode curá-las, mas pode tentar melhorar o aspecto da estria. Quanto mais antiga a estria, difícil será a resposta ao tratamento.

A estria é um problema exclusivo da mulher ou homem também pode ter?
Tanto o homem quanto a mulher podem ter estrias, não é um problema exclusivo das mulheres.

Importante: as estrias não têm cura, mas podem ter seu aspecto estético melhorado. Não acredite em promessas milagrosas, nem em tratamentos mirabolantes. Consulte seu médico dermatologista para avaliar seu caso e fazer a melhor programação terapêutica.

Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

Tel:11-50441064

www.dermatologia.com.br
 

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

58 Comentário

jorje

eu comheço uma tia que durate a gravides ela coteve estrias mas ela apremdeu uma receita casseira e si currou totaumente,mas o processo demorou 1ano ou mas

Sara

Tenho 14 anos e há 3 anos que tenho estrias nos coxas , ancas e mamas . Adoro a praia , mas fico muito fustrada porque o meu corpo fica muito feio e nao consigo andar só de bikini . Faço praia mas sempre vestida . Nas aulas de fisica tenho de me vestir na casa de banho para nao ter de me despir à frente de minhas amigas , pois elas vao comentar e o facto de eu ter isto já me deixa bastante triste .
Faz agora um ano que me tornei bulimica , mas consegui recuperar e nao chegar a ficar internada pois muita gente me apoiou . Mas sinto-me realmente em baixo . Já tentei varios cremes : baba de caracol , creme gordo , nivea , … Mas nada resultou .
Por favor , estou numa idade em que preciso de me sentir bem comigo propria . Tudo o que poder ajudar por favor me diga . Sinto-me muito em baixo com isto .
Me ajudem a ser feliz por favor .

Amanda

Eu gostaria de saber , mesmo a Estria nao tendo cura , ela pode passar pelo processo de amenizar elas.Mas se fazer cirugia Plastica ela some totalmente?

ana

gostaria de saber porque minhas estrias já estão brancas mas ainda não são profundas pelo contrário, são salientes…com o tempo elas nivelam com a pele?

rosi souza

ola!
gostaria de saber, depois da gestação fiquei com muito estria larga e avemelhada e sinti muito cosseira no local,consultei um dermatologista e receitou acido retinoico.
Sera que vai dar resultado?

Amanda

Olá minhas extrias são vermelhas , gostaria de saber se você poderia me indicar alguns cremes?
E gostaria de saber se tem cura , com cirugias?

katia

tiipow eu tenho 15 anos e tenho estrias brancas. com quantos anos eu posso fazer um tratamento ou uma tecinica para acabar com elas ?

marisa

ola bom dia sou a Marisa e tenho estrias ja á usn bons anos pelo menos as cinco anos. ganhei por crescimento muito rapido tenho nos joelhos nas coxas e no rabo sem ter que ir a medica nao á nenhuma massagem que possa fazer ou um creme qualquer coisa??
obrigado