Cuidado: Bioplastia!

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Cuidado: Bioplastia!

O que é bioplastia?
É um procedimento médico conhecido como “plástica sem cortes” que promete remodelar o rosto e o corpo com resultado estético natural. A técnica é realizada sob anestesia local, por meio de uma pequena incisão na pele feita com microcânulas (semelhantes a uma agulha) .
O que se utiliza na bioplastia?
A substância utilizada na bioplastia é o polimetilmetacrilato ( conhecido pela sigla: PMMA). A PMMA foi descoberto na Alemanha, em 1902, pelo químico O. Röhm. O primeiro uso na área da saúde, ocorreu em 1936, em próteses dentárias.
Em quais locais ele tem sido aplicado?
O PMMA tem sido utilizado em várias partes do corpo, como: nariz, bochechas, nádegas, “batata da perna” e mamas.
Esse tratamento é seguro?
A bioplastia é aparentemente segura e sem riscos. Porem, as aparências podem enganar! É sempre muito perigoso o uso inadequado de produtos médicos, sobretudo de implantes que não tem respaldo cientifico e que não foram devidamente testados, é exatamente o caso da bioplastia atualmente, uma vez que a Vigilância Sanitária liberou este produto em seringas de 1ml, não para uso em 100, 200 ou 500 ml como tem sido proposto pelos médicos que tem preconizado esse método.
Corre-se o risco de ocorrer infecções e complicações a longo prazo.

Importante: submeter-se a um tratamento estético não é uma banalidade. O médico deve usar produtos que tenham segurança e eficácia comprovada, que sejam aprovados pelas autoridades sanitárias, que tenham respaldo científico e que não possam causar problemas futuros no paciente tratado. No caso da bioplastia, o produto aplicado em excesso pode causar muitos e sérios problemas.

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

13 Comentário

julia

otima materia
será q tem efeitos colaterais?

Dra. Érica Monteiro

Julia, particularmente não recomendo a técnica conhecida como bioplastia, principalmente para pacientes jovens e saudáveis. O produto utilizado para realizar o procedimento não é temporário. O produto é permanente. O processo de envelhecimento é dinâmico, por isso recomendo produtos reabsorvíveis, pois seu rosto envelhece todos os dias e o uso de materiais reabsorvíveis permite que se acompanhe as modificações na pele e na anatomiado rosto, deixando o aspecto natural, além de fugirmos das complicações que podem acontecer com o uso de produtos definitivos, como os granulomas (granuloma é como se o organismo “rejeitasse” o produtos, podendo deixar o local tratado com aspecto inestético).

Dra. Érica Monteiro – Dermatoologista

tel:11-50441064

mariana

Boa noite! Quando criança tive uma doença e precisei tomar benzetacil por muitos anos. Resultado: meu bumbum ficou com uma depressão. Resolvi fazer uma cirurgia corretiva, mas tive receio em fazer a bioplastia, então fiz uma em que era injetada gordura retirada de outra parte do corpo. Ocorre que, passado algum tempo, está voltando a ficar como era antes da cirurgia. Gostaria de saber se no meu caso é recomendada a bioplastia? E caso eu faça, se por ventura eu emagrecer vai ficar diferente?

Dra. Érica Monteiro

Mariana, particularmente não recomendo a técnica conhecida como bioplastia, principalmente para pacientes jovens e saudáveis. O produto utilizado para realizar o procedimento é permanente. O processo de envelhecimento é dinâmico, por isso recomendo produtos reabsorvíveis, pois seu corpo envelhece todos os dias e o uso de materiais reabsorvíveis permite que se acompanhe as modificações na pele e na anatomiado corporal, deixando o aspecto natural, além de fugirmos das complicações que podem acontecer com o uso de produtos definitivos, como os granulomas (granuloma é como se o organismo “rejeitasse” o produtos, podendo deixar o local tratado com aspecto inestético).

Dra. Érica Monteiro – Dermatoologista

tel:11-50441064

Martha

E nos casos de um reparo leve no nariz, existem complicações?

Christiane Nogueira da Silveira

Dra. Érica,

Fiz bioplastia no rosto, lábios, coxas e panturrilhas, na época em que fiz 2005 ficou muito satisfatório (o corpo e a face, menos o lábio), porém, no ínicio de 2008 minha panturrilha se encheu de nódulos, duros e inestéticos, meu lábio a médica diz que aplicou aquamid, ficou com um granuloma muito feio no canto direito desde que foi aplicado. Ela já aplicou corticóides três vezes no meu lábio, o que não adiantou, penso em retirar cirurgicamente do lábio este granuloma, mas o que farei das minhas panturrilhas cheias de caroços? A médica não me esclareceu quando contratei o tratamento que isto poderia ocorrer com o passar dos anos?

Por favor me ajude!

Me envie um e-mail de resposta, ficarei aguardando

Grata,

Christiane

juliana

Queria fazer uma bioplastia para correção estetica do meu nariz como tenho medo de fazer a rinoplastia pensei em fazer a bioplastia, quais os riscos que eu corro??

maria jose ferreira

bom eu gostaria de saber eu tenho gordura na barriga e na costa e entre as pernas um pouco nos braços pq eu perdi 25 kls esta com 95kls e com regime eu fui para 75kl entao ficou quase tudo placida com gorduras entao eu fui em uma clinica e resolvi fazer a bioplastia sem anestesia sera que resolve um pouco pq eu so quero perde mesmo so a gordura…

Ana Suely Silva Neto

Dra Érica fiquei gordinha com meu primeiro AVC em 1986 aos 11 anos, em 21/10/2006 tive outro, pesava 83 Kg com 1,60 de altura, mas já estou com 63, vou esperar emagrecer mais 3Kg e quando estiver recuperada do AVC quero fazer cirurgia plastica para arrumar minha barriga e meus seios que apareceram fora dos eixos por causa do primeiro AVC, e queria tambem arrumar a celulite do quadril e das coxas.
O que a senhora acha do que quero fazer?

gio

AQUAMID e altamente perigoso inclusive e ilegal nos Estados Unidos…Eu pessoalmente estou perdendo o meu zigome direito por ter injetado aquamid …Apos de terlo injetado 3 anos atras surgiu uma infeccao que deu origem a um abcesso e esse produto para ser retirado e quase impossivel ,meu medico retirou todo o meu zigome direito inclusive tecido mole e musculo agora tenho o rosto deformado e tudo pela culpa desse produto permanente AQUAMID …Facam google em ingles e vcs vao ver os desastres do AQUAMID ao redor do mundo.

wilson martins

Olá, fiz bioplastia no surco da boca, e com o passar do tempo tem me deixado muito preucupado, se formou um caroço duro e tenho a ideia de que meu rosto esta crescendo, como uma crise de sinusite, olha ja pensei em tantas besteiras por causa disto, nao sei o que fazer, vivo tomando antiflamatórios, antibioticos e nao melhora, o que fazer!? Meu DEUS!!! me ajudem!!! ai segui meu tel, 71- 87376179, fiquem com Deus!!!

Laura Scrafide

Ola Dra! Eu tenho me esforcado dois anos para perder 28 kg , o fiz sozinha , reeducao alimentar e dieta basica. Agora estou com 50 kg e penso em fazer bioplastia nas coxas e no gluteos, porem tenho muito receio, nao sou totalmente a favor de cirurgias plasticas, porem queria me dar este presente. Eu agradeceria muito se alguem pudesse me aconselhar. Obrigada pela atencao.

Denise

Tenho pernas firmes e tortas, parecendo de homens corredores. Sempre tive vergonha de mostrá-las, será que bioplastia seria a solução?? Preciso de um conselho.
Obrigada