“Peelings” Químicos

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

rosto-e-tronco.JPG“Peeling” é uma palavra em inglês que significa descascar. No “peeling” químico aplicamos ácidos sobre a pele com o objetivo de remover as camadas externas da pele e estimular a renovação celular. Os “peelings” químicos podem ser superficiais, médios ou profundos dependendo da substância utilizada e da penetração desta substância na pele. Os “peelings” podem atenuar rugas finas, clarear manchas, melhorar o aspecto das cicatrizes de acne, além de tratar o envelhecimento precoce e as lesões pré cancerosas.

Como ele é feito?

Uma solução química é aplicada na pele, provocando a sua separação, descamação e o surgimento de uma nova pele mais lisa, nova e menos enrugada que a pele antiga. Os dermatologistas utilizam vários agentes descamativos para fazer o procedimento, os mais utilizados são o ácido retinóico, o ácido glicólico, o ácido salicílico, a solução de Jesner, o ácido tricloro acético, o fenol e muitos outros.

Onde pode ser aplicado?

O “peeling” químico pode ser facial (aplicado no rosto) ou corporal (aplicado em várias áreas do corpo, como pescoço, colo, dorso, mãos, braços e pernas).  O “peeling” poderá ser superficial, médio ou profundo, dependendo do estado da pele. Quanto mais profundo for o “peeling”, maior será o tempo de recuperação.

O que se deve esperar após o tratamento?

Dependendo do tipo de “peeling”, o paciente pode não sentir nenhum desconforto ou sentir um ardor leve ou intenso (depende da profundidade do “peeling”). Após o tratamento, deve-se evitar exposição ao sol, já que a nova pele é frágil e muito mais suscetível a ser danificada. Geralmente o tratamento é realizado no consultório do dermatologista.
Importante: O seu médico dermatologista recomendará o melhor “peeling” de acordo com o seu caso. Deve-se seguir rigorosamente a orientação do seu médico após o tratamento.

Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

tel:11-50441064

www.dermatologia.com.br

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

79 Comentário

Rafael Eduardo

Doutora,tenho 18 anos,sou moreno bem claro,tenho manchas decorrentes de acne nas costas(somente).Não tenho coragem se sair de regata,nem de ir á piscina.Gostaria muito de fazer um peeling + forte,como o médio ou profundo,pois já fiz tratamentos,e esses de nada adiantaram.Obrigado desde já.

fernanda silva

gostaria de saber se consigo clarear uma macha em meu rosto,essa mancha foi provocada por um peeling de tca a 50 por cento…ta um horror ficou arroxeada quase preta…que faço…socorro..

elisa

olá doutora, gostaria de saber se com algum tipo d epeeling é possivel pelo menos melhorar as manchas e cicatrizes que ficam por exemplo depois de cutucar bastante (bastante mesmo) uma espinha, e se o peeling serve pra qualquer região do corpo. Também gostaria de saber se custaria absurdamente caro fazer peeling no corpo todo (porque acho que seria meu caso). Minha duvidas são até mais do que essas porque cada medico que vou me fala uma coisa completamente diferente da outra. Por favor me ajude.

Raymundo

Boa tarde doutora Érica, tenho 17 anos moro em Salvador-Ba, doutora eu tenho duas manchas atrás dos meus joelhos, eu notei que elas ficam com uma cor mais forte quando eu fico nervoso; aí eu passo um creme antes de dormir, e quando é no outro dia elas estão mais claras; em fim eu queria saber doutora se tem com essas manchas sumir dos meus joelhos, sem eu fazer um tratamento.

v

Olá dra Érica. Tenho 28 anos e moro em bh. Alguns meses atras me submeti a um peeling quimico de fenol medio profundo (fenol 33%), no qual havia melhorado muito a minha pele mas apos a recuperaçao da pele uns 20 dias mais ou menos meu medico passou um peeling em mim para tirar umas manchas escuras q estavam no meu rosto, resultado tive meu rosto todo queimado e cheio de stafilococos, e minha pele soltava demais. hj minha pele esta meio marrom, vermelha, brancas e com algumas partes que parecem cicatrizes. Existe algum peeling para combater essas manchas? Ou minha pele ainda esta regenerando? Pois vai fazer cinco meses. Me ajuda dra por favor ja n sei o q faço. Sera melhor eu trocar de medico? Vc pode indicar algum dermatologista para o meu caso? De preferencia aki em BH.
Obrigada
V

Gabriela

Olá Dra. eu tenho 14 anos e possuo alergia a picada de pernilongo e sempre ficam manchas escuras na minha pele, elas ficam na superfície da pele, quero dizer, não são cicatrizes profundas, quando cai de bicicicleta quando pequena, ficaram muitas marcas também, sou adolescente e todos minhas amigas usam shorts, quando vamos a passeios, a praia,e é difícil pra mim pois tenho MUITA vergonha de mostrar minhas pernas pois elas são realmente MUITO marcadas, eu gostaria de saber se nessa idade eu posso fazer um peeling!ou se tel algo que REALMENTE resolva meu problema. moro em são paulo capital, obrigada.

emily

oi
meu nome é emily tenho 13 anos e estou com uma mancha branca ao redor da boca o meu caso é quase igual o da fernanda mas o meu problema é uma mancha branca mim incomoda pois sou morena ta com um mês que parou de doer quando como algo mas agora so ta a mancha tou preocupada com isso
obrigada

Tássia

Gostaria de saber mais sobre o peeling melanisse. Nunca ouvi falar e tbm da peeling com pedras de rubi…
Obrigada…

gabriela Ferraz da Silva

Olá Dra.
BOm a minha pele além de ser oleosa, há espinhas. Sem querer acabo espremendo-as. Algumas ficam manchas. Tenho 13 anos e gostaria de saber se há algum problema, seu usar o peeling???

juliana prates

olá Dra Érika,
Meu caso está me preucupando mto,pois fiz uma aplicação de escleroterapia nas pernas para tirar vazos e tive complicações.Ficaram hematomas uma especíe de “manchinas” escuras em alguns pontos,fui tentar resolver meu problema e piorou mais ainda,meu angiologista disse q foi uma contra indicação ao medicamento,mas já fazem cinco meses e nada.gostaria de saber qual tratamento a senhora me indicaria para meu caso.obrigada…

Angélica

Oi! Dra: Érika faço uso do diane 35 para as espinha,pois minha pele é muito oliosa, gostaria de saber se o peeling me faria bem, no meu caso quero fazer uma depilação a liser no rosto, faço antes ou depois do peeling?
obrigada…

Angélica

gosratia de saber onde a Dra atente?

izabel

ola dra!!!fiz 3 sessoes de peeling ata,pois tenho cicatrizes de acne,melhorou a textura da minha pele,a oleosidade e tirou as manchas.fiz pela 1vez o laser 1540 luz pulsada fraccionada mais depois disso meu rosto esta cheio de acne eu nao tinha mais acne so me dava exporadicamente,minha pele esta em extremo oleosa minha medica falou que nao sabe porque esta acontecendo isso me oriente por favor obrigada.

santos

ola dra!!! minha pele esta cheio de furinhos e meu derma passou um remedio manipulado e eu não estou vendo efeito nenhum meu rosto esta muito feio pq tem umas acne ainda. Vc poderia me endicar alguma coisa ?

obrigada me ajude ai

Jéssica

Olá!!Dra.Érica.o meu problema é com marcas de acne, tenho o rosto marcado e com muitas pintinhas pelo meu excesso de exposição ao sol.E queria muito fazer algo pra minimizar ou acabar com esses problemas e penso em fazer um peeling, mas tenho medo de ter algum problemas como manchas ou coisas piores. Queria muito que vc me aconselhasse ao que devo fazer?? e tbm não sei qual profissional e luagar devo confiar e o que eu devo saber pra procurar o profissional certo e o lugar tbm?? já fiz varios tratamentos mais as marcas são bem difíceis. Desde já obrigada pela atenção!

Licia Maria

Boa tarde,
gostaria de indicação de dermatologista que faz lifiting a laser em Salvador/Ba.
Agradeço a atenção
Licia

Victor

Ola Dra. Érica.
Estou fazendo umtratamento para espinhas faz dis meses e meio,o resultado ja é visível.Fiz dois peelings ate agora,minha derma… disse que o grau de minhas espinhas era o tres.Queria saber qual seria o tempo total de meses e quantos peelins sera possivel??

Preta

ola tdo bem? fiz um peelings de jesner e minha pele ja descamou?!só que meu rosto ta ficando preto?!o que sera que aconteceu? por favor me ajude Dra.Érica..obrigada..

Rita

Olá, há 1 semana estou usando o medicamento Duofilm Plantar em algumas manchas provocadas por acne no meu rosto, gostaria de saber quanto tempo dura o tratamento, a probabilidade de manchar a pele porque eu acidentalmente coloquei o medicamento sobre um pouco da pele normal :/
e se pode usar maquiagem, acha que essa casquinha marron desaparece em menos de um mês?
Obrigada :]

MAY

Olá Drª,tenho umas manchinhas na pele provenientes de picadas de insetos quano era criança,o dermatologista passou Claripel(creme)mas ñ disse por quanto tempo deveria usar,as manchas ñ sumiram e eu parei de usar.Gostaria de saber em ate quantos meses os resultados aparecerão ou se devo procurar outros meios,e se preciso usar filtro solar durante o dia,pq a Drª mandou usar so a noite.Obrigada

simone

Dra. Érika, a minha mãe tem 64 anos e tem varias linhas de expressão e manchas imagino q seja da idade ou do fator exposição solar…. com o peeling é possível amenizar estes problemas? e somente uma mão na parte de cima tem as mesmas manchas é possível fazer um peeling nesta região???
Fica muito caro?

Priscilla Corrêa

Olá! So estudante de estética e tenho um trabalho para fazer sobre os tipos de ácidos para peeling químico. Será que vc poderia me ajudar. Tenho visto muitas coisas na internet, mas gostaria de uma fonte segura, para não pesquisar errado. O trabalho é para falar sobre os tipos de ácidos que podemos usar no peeling e falar um pouco sobre cada um. Se puder me ajudar, envie para o meu e-mail, por favor.
Desde já agradeço a ajuda.

Leidiane

Oi Dra. Tudo bem… Ja fiz um peeling de cristal e um medio e agora a minha cosmetologa me liberou o peeling
profundo. Quais sao os riscos desse procedimento?
Desde ja agradeco a atencao.

Abia Sforcini

Ola!
Dra. gostaria de saber se posso fazer o peeling quimico, pois tenho 25 anos e possuo no rosto principalmente nas areas do nariz e maças manchas escuras(acredito que seja melasma). Esse peeling precisa de mais de 1 sessão?
Obrigada!

vanessa

ola Dra. tenho a pele muito oleosa e com acne, me disseram que leite de magnésio é bom gostaria de saber se isso é verdade ou mito.e se realmente ele deixa a pele sequinha por mais tempo ? desde ja obrigada:)

Carla Jordana Santos

Olá Dra., sou morena tenho melasma nas maças do rosto, e submeti a um peeling de TCA a 20 dias. Ficou escuro, fez uma casca, caiu, ficou vermelho e o melasma clariou bem. Após 15 dias escureceu muito. Isso é normal? O que fazer? Desde de já obrigada.

Vanessa silva

Oi Dra, eu gostaria de saber se o tratamento com peeling pode remover um pouco das minhas estrias escura, que tenho.E se poder qual e o melhor tratamento com o peelingtenho pele de tom escuros.

juliana

Ola Dra, sou alergica a picadas de pernilongo, e tenho varias manchinhas na perna, ja fiz pelling e resolveu um pouco, mas ainda tenho algumas…gostaria de saber se fazendo laiser ela possa sumir???
Obrigada desde ja…

manuela

Olá Dra,
Estou fazendo um tratamento com o esotrexin, tô gostando muito, porém ele é especifico para tratar a acne, e as manchas e marca da acne permanece no rosto, será que posso fazer peeling, tem problema?