Proteja-se: picadas de inseto.

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Apesar de estarmos no fim do verão, tenho recebido inúmeros e-mails perguntando sobre alergia à picadas de inseto. A alergia à picada de insetos que é mais comum é aquela que ocorre nas crianças pequenas, caracterizada pelo aparecimento de “bolinhas” vermelhas pelo corpo da criança, normalmente próximas ao local de uma picada. Este tipo de alergia, chamado estrófulo, é totalmente benigno mas pode causar incômodo pela coceira que provoca. Pode ocorrer ainda a infecção de pele como complicação da coçadura, que pode levar ao aparecimento de feridas com infecção por bactérias.

A reação de uma picada de inseto varia entre pessoas. Numa reação normal ocorre um pouco de dor, a pele fica um pouco inchada e vermelha ao redor da picada. Nesse caso, lave o local água e sabão, pode aplicar gelo para reduzir o inchaço e o desconforto. Algumas vezes o inchaço pode ter o ser muito grande dependendo em que parte do corpo onde a picada ocorreu. Um exemplo: uma picada no pé pode levar ao inchaço da perna também. Não é necessário entrar em pânico, mas procure seu médico para obter orientação adequada.

Uma reação alérgica de uma picada de inseto é extremamente perigosa, é chamada de reação anafilática e exige cuidado médico imediato. Esses podem ser os sintomas de uma reação alérgica:

  • Dificuldade para respirar
  • Lesões de pele avermelhadas e com coceira, que se espalham por áreas além do local da picada do inseto
  • Inchaço na face, garganta e mucosa oral, língua
  • Dificuldade para engolir
  • Agitação e nervosismo
  • Pulso acelerado
  • Tontura ou sensação de desmaio
  • Queda importante da pressão arterial
  • Desmaio
  • Parada cardíaca

Importante: As reações anafiláticas graves exigem tratamento médico de urgência.

Abaixo estão algumas medidas que podem ser tomadas para evitar a picada de inseto:
· Aprenda a reconhecer os ninhos e abrigos de insetos e passe a evitá-los. Evite chegar perto de colmeias ou ninhos de vespas ou marimbondos. Elimine-os sempre que possível.
· Evite chegar perto de formigueiros.
· Se mantenha afastado de frutas caídas no chão e muito maduras.
· Evite comer ou beber em ambientes externos.
· Evite movimentos bruscos quando abelhas, vespas ou marimbondos estejam voando próximo de você.
· Evite o uso de perfumes, sabonetes ou loções com essências fortes.
· Use sempre calçados e meias quando andar fora de casa e evite caminhar em gramados.
· Evite usar roupas coloridas ou brilhantes, pois eles tendem a atrair os insetos.
· Tenha cuidado quando estiver jardinando.
· A suor produzido pelos banhos de sol, sob uso de bronzeadores ou protetores solares, atrai os insetos.
· Use telas de proteção contra insetos, nas janelas e portas. Use repelente e aplique sprays de inseticida, no quarto, antes de dormir.

Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

tel:11-50441064

www.dermatologia.com.br

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

33 Comentário

Laercio Oliveira de andrade

Teno 36 anos de idade e sempre sofrir por ser alergico a picada de inseto, principalmente o muruim ou mosquito de povóra. gostaria de saber se esiste uma vasina o tratamento nesse sentido.
Agradeço a atenção,
Laercio Oliveira,
São Cistovão SE.

Dra. Érica

Bom dia, Laercio

infelizmente ainda não existe uma vacina eficaz. A melhor maneira é se proteger das picadas e quando ocorrerem tratar rapidamente o local atingido.

atenciosamente,
Dra. Érica Monteiro
http://www.dermatologia.com.br

elton de oliveira santos

dra. toda vez que vou passar o final de semana no sítio de meu cunhado, chego com varias feridinhas avermelhadas nas pernas causada por picadas de insetos fico com muita coceira que permanesce durante 3 dias.
Pois gostaria que a sra. me indicasse como prosceder apos ser picado e agredito ser alergico ao mesmo.
grato.

Fernanda Rezende

Bom Dia Dra. Érica.

Meu nome é Fernanda e junto ao meu filho de 4 anos, estamos sofrendo com picadas de um inseto miudinho que aqui na Bahia e chamado de Muruim, uso repelente mais vejo que no caso desse bichinho chato não está resolvendo uso uma pomadinha chamada Topson mais a mesma tambem n resolve o incomodo da coceira e vermelhidão,por favor me indique uma pomada que seja eficaz nesse caso.

Desde já agradeco,
Fernanda Rezende.

Enio Rocha Valentim

Boa Tarde!
A minha pergunta e a seguinte eu sou Técnico de segurança do trabalho e tenho colaboradores que trabalham em mineração a céu aberto e já ocorreu 2 acidentes com eles sendo um de picadas de abelha e outro de marimbondo gostaria de saber se existe no mercado algum tipo de repelente para estes tipos de insetos ou até mesmo um EPI.

vanusa

Olá tenho um problema com insetos, fiquei com varias manchas nas pernas por causa dessas picadas o que posso usar como devo proceder já que não tenho condições financeiras de utilizar esses laser? obrigada desde ja !

Marcia Keller

Olá! O meu problema é semelhante ao da Vanusa.Minha filha tem uma série de manchas provenientes de picadas de insetos.Ela tem 9 anos.Com ess idade ela pode fazer este tratamento a laser?Onde posso fazê-lo no estado de Goiás?Qual o custo em média de cada sessão?Obrigada.

Dra. Érica Monteiro

Márcia, a conduta nos casos da criança é diferente e a prescrição de produtos deve ser sob orientação médica, pois a pele da criança é menos tolerante a certos produtos. O tratamento clínico é o mais indicado nas crianças, por isso não se preoculpe com o laser nesse momento.
Atenciosamente,
Dra. Érica Monteiro- Dermatologista
tel:11-50441064
http://www.dermatologia.com.br

Neusa Lima Dias

Minha irmã tem muitaalergia a picadas de inseto,varias vezes ela foi prar no hospital com choque anafilatíco,gostaria de saber se tem vacina,ou algum tratamento,ou algum endereço onde ela pode se tratar em menos de quinze dias ela teve que ir para o hospitas duas vezes com choque anafilático,por favor me ajudem.

Rafaela

Tenho o mesmo problema da Vanusa, tenho alergia a insetos, ja fui em 3 dermatologistas diferentes, um foi altamente pessimista e disse q nao tinha como retirar as manchas, e os outros 2 receitaram um creme formulado a base de hidroquinona e ac retinoico, mas nao ta ajudando muito. as manchas perduram e isso me incomoda muito, sofro por nao poder usar roupas curtas, busco incansavelmente por uma solução, será q tem como me indicar? moro em Salvador, queria me consultar com algum especialista, que esteja de acordo com meu orçamento também. espero resposta.

Danielly Fernandes

Olá, então eu usei muito tempo a gillete na área das axilas e com o tempo a pele foi ficando irritada, encravada mais não está enflamada e já tem tempo. Não sei o que fazer! nunca vi isso. Será que tem tratamento?

Dra. Érica Monteiro

Rafaela, estamos em São Paulo. Em Salvador indico meu colega dermatologista Dr. Oswaldo de Pretto. Você terá de procurar o telefone dele na lista telefônica.

Dra. Érica Monteiro – Dermatoologista

tel:11-50441064

Denise

Pessoal o melhor é procurar uma clinina de alergia e imunologia, vale a pena pagar mais caro e descobrir tudo que nos causa alegia, o tratamento e feito com vacinas e os efeitos das picadas ficam mais amenos

Cristina

Tenho várias manchas causadas por picadas de insetos. Tenho desde criança..estou com 22 anos…tem algum tratamento rapido para tirar estas manchas? Já fui em vários demartologistas, mas nenhuma formula me ajudou!
Fico no aguardo! Obrigada!

simary

Dra> Érica. minha filha tem 10 meses , ela sempre aparece com manchas pelo o corpo, mas é mais constante no rosto.
acho q pode ser mordida de pernelongo. ñ sei o q faço. já usei vvárias pomadas, o rosto ñ fica manchado mas nas pernas estão com algumas manchas escuras q devo fazer?

Isabel

Dra.érika eu tenho alergia na pele desde criança, tem tempo que minha pele está limpa, mas tem época q a minha pele está tão feia e manchada que fico com muita vergonha e não sei o q faço para essa alergia cessar! qual anti-alérgico posso usar para que as picadas não façam efeito?

maria vilma

Dr. gostaria de saber o que fazer meu filho de 1 ano e 4 meses toda vez que e picado por algum inseto fica muito inchado o local da picada, ja falei para a medica que ele passa e ele receitou caladriu so que agora não esta mais fazendo efeito como qdo. eu comecei a passar o que fazes

Ariadny

dr. eu sou alergica a pernilongos, abelhas sempre que levo uma picada fica muito vermelho inchado, e nao consigo parar de coçar, e apos um tempo fica uma marca de onde picou, tem alguma pomada que possa passar pra amenizar a coçeira para nao ficar essas marcas?

Renata

Tenho choque anafilático com insetos. Já fui para o hospital algumas vezes e não fazia idéia da gravidade. Até que uma vez foo muito forte e minha garganta começou a fechar. Tenho todos os sintomas que foi descrito e ando com duas ampolas de adrenalina na bolsa. Só que meu marido foi picado por 1 marimbondo esses dias na praia e ele falou que se fosse eu a adrenalina não iria dar jeito. Já tem 3 dias que ele foi picado e continua inchado e doído, mas é no local e adjacências ele foi picado na orelha e o pescoço esta inchado. Fiquei com muito medo. Já ouvi falar de um médico que andando de moto foi picado por uma abelha e começou a ter os sintomas a garganta começou a fechar e ele fez uma traqueostomia nele mesmo com uma caneta bic. Existe vacina que faça esses sintomas diminuírem a ponto de eu não correr o risco de morrer?

Flavia

Oi sofro muito com a picada de inseto pois eu
fui chamada para ser modelo fotogragica e não pode ir
pois minha pernas são todas marcas de machas de picada de inseto! jaah chorei muito por isso o q eu faço para tira-la!

Monica

Oi… Como a Flavia, sofro muito por causa das marcas em minhas pernas devido a picadas de insetos. Gostaria de saber se existe algum tratamento eficaz.

Ana Hansen

Boa tarde,
Tenho alergia a picadas de pulgas, minha casa é limpa, e não possuo animais, mas na casa de meu noivo tem um cachorro e todas as vezes que vou lá, volta a minha alergia, tenho gastrite e tomo quando Loratadina 10mg em último caso por causa disso, mas alergia vai e volta não aguento mais o posso fazer? Agradeço desde já!

Gilmar

Boa noite, muito obrigado por esse site. Gostaria de saber se uma picada de formiga preta na perna pode levar a um inchaço e uma vermelhidão e um calor local tambem acompanhado num primeiro momento de coceira que depois de administrada uma pomada se esvai( a coceira ). E gostaria de saber como avaliar se existe risco dessa picada provocar a erisipela, mal causado por uma bacteria que pode ser transmitida pela picada de um inseto, entrando em contato atraves do coçar. Vou a um medico, mas entrei em panico hoje depois de saber que existe essa possibilidade. Sei que amanha posso ter uma resposta, mas fica aqui a pergunta pertinente a esse assunto.

Manoel Santana

Olá, boa tarde! Fui picado por pulgas ou carrapatos, nao sei direito, mas estão bem inchadas e avermelhadas, coçam demais da conta. E ainda soltam um prurido transparente. O que passar nos locais. Obrigado!

Monique Sousa

Olá Dra. Érica Monteiro

gostaria da sua opinião clínica, o problema é o seguinte, minha amiga na pressa de sair para uma festa, raspou o chamado “buço”, um incomôdo para nós mulheres, enfim ela usou um tipo de prestobarba feminino, que tem função de depilar as pernas e usou para raspar o buço, ela me disse que a lânina tinha uma fita a base de lanolina e ceramidas para não irritar na hora do corte. Ela notou que depois de alguns dias o lugar onde ela raspou ficou muito ressecado e descamando com uma aparência horrorosa…ela tentou usar creme hidratante para rosto e manteiga de cacau, mas não resolveu, Ei a orientei a procurar um dermatologista, mas ela esta com vergonha…você como dermatologista poderia indicar um remédio para isso e dizer o que aconteceu na pele do rosto dela?
obrigada.

gabriela laus

ola,tenho manchas na perna devido a picadas de insetos,gostaria de saber qual produto passar,pois faço musculação e nao uso shortinhos por vergonha das manchas,me de um help,obrigadissmaaaaa bjusssss

Angela Fonseca

Dra. Gostaria de uma dica para tirar manchas de picadas de insetos, minha sobrinha está com 14 anos e está com as pernas toda marcada por picadas de inseto, a pele dela é bem clara e as manchas sao escuras, com a chegada do verao elas se intensificam…aguardo resposta

Fátima Pereira

Fui picada por formigas lava-pés. Meu pé inchou muito e doi quase não posso andar. Já faz um mês. O que fazer?

Domício Nunes

Meu filho é alegico a picadas de insetos,queria saber se a tratamento,que leve a cura dessa enfermidade.

Tânia S. de Souza

Estou precisando de ajuda, minha filha tem 1 ano e 10 meses, sofre muito com picadas de insetos. Fica toda ferrada aparece uma vermelhidão ao redor da ferrada, fica inchado ela coça bastante e fica ferido. Agora o corpinho dela principalmente as perninhas fica muito marcado de ferida. Não sei o que fazer para sumir as marcas deixadas pelas picadas, por favor me ajude. me indique um medicamento. agradeço.

Tânia S. de Souza

mais o que devo fazer para minha filha não ser mais picada.

wellison

oi eu tenho alergia a picadas de insetos , quando sou picado por formigas fico com bolhas enormes e tipo queimaduras de fogo e incho todo o devo fazer ?

katia

dra. gostaria de saber se é possivel tirar as manchas da pele por picadas de inseto, minha filha tem 14 anos moramos em ubatuba e´ela é alergica , agora usamos repelent direto mas as marcas sao brancas e tem muita;Nao temos condiçoes de usar esse cremes caros e tenho medo de usar acido tbem se puder me orientar agradeço pela minha filha que esta numa fase dificil e a neura do momento sao as manchas Obrigado pelo espaço