Catapora ou varicela

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

A catapora também é chamada de varicela e é causada pelo vírus herpesvirus varicellaeEmbora seja benigna, é altamente contagiosa, chegando a ficar incubada por até 21 dias e causando mal-estar e muito desconforto tanto nas crianças como nos adultos. Depois de contrair a doença uma vez, ela não volta, mas o vírus permanece no organismo, podendo ocasionar, na idade adulta o herpes-zoster, em situações de baixa imunidade.

A contaminação se dá através da saliva, de secreções respiratórias, do contato direto com o líquido do interior das bolhas e, durante a gravidez, passa da mãe para o feto. Mesmo sem apresentar sintomas, quem está infectado transmite o vírus desde dois dias antes das erupções se manifestarem até cinco dias depois da última lesão aparecer.

Quadro Clínico
Os primeiros sintomas são semelhantes aos da gripe: mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, cansaço e, em alguns casos, febre baixa. Entre 24 e 48 horas depois, surgem pontos vermelhos no corpo que se transformam em pequenas bolhas cheias de líquido e que coçam o tempo todo. Em cinco ou sete dias, ficam opacas ou formam crostas, secas e escuras, que caem, espontaneamente, em duas semanas.

Na maioria dos casos, a doença é benigna, mas pode trazer complicações, como infecção por bacteriana, pneumonia (provocada pelo próprio vírus ou em conseqüência da infecção bacteriana); distúrbios neurológicos. Mais raramente: osteomielite (processo inflamatório nos ossos), artrite (inflamação nas articulações), varicela hemorrágica, insuficiência hepática e coma. Na gravidez, há o risco da mãe contaminar o bebê (síndrome da varicela congênita), causando baixo peso, cicatrizes cutâneas, alterações na visão e algumas malformações.

Tratamento

Como qualquer outra doença virótica, a catapora é uma doença auto-limitada, ou seja, desaparecerá depois que completar seu ciclo no organismo. Até lá, deve-se evitar a contaminação das lesões por bactérias, que vão se espalhar pelo corpo. Mantenha a higiene. Algumas dicas de cuidados:

  •  Corte as unhas bem curtinhas para que ao se coçar não ocorra infecção ao se coçar.
  •  Lave suas mãos e as da criança, várias vezes ao dia, com água e sabonete.
  •  No banho, dissolva, na banheira, um envelope de permanganato de potássio em dez litros de água e banhe o corpo todo.
  •  Não arranque as crostas.
  •  Fazer repouso enquanto durar a febre.
  •  Oferecer muito líquido

Existe a vacina contra a catapora que pode ser aplicada a partir dos 12 meses de idade. Ela ainda não faz parte do calendário básico brasileiro, mas pode ser encontrada em clínicas particulares.

Importante: Não fazer auto medicação. Comunicar ao médico se você ou se seu filho estiver com a pele toda avermelhada; se existeirem crostas infeccionadas ou com pus; se a coceira é intensa e se existe febre persistente.

Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

tel:11-50441064

www.dermatologia.com.br

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

12 Comentário

Allyne

Tive catapora acerca de dois meses atrás, fiquei com algumas cicatrizes, quanto tempo devo esperar pra começar a tratá-las?

Girlene silva

Oi boa noite eu tive catapora em janeiro e tenho 23 anos.estou com marcas em todo corpo e principalmente no rosto que sempre foi limpinho como faço pra tirar essas manchas existe algum remedio especifico pra isso?agradecida Giba.

Dafhiny sat anna de sousa

oii fui fazer meu pre natal,e vi uma amiga minha ela estava com o filho dela de 1ano de idade
ela me deu uma carona de carro até minha casa que é bem perto mas nem cheguei perto do filho dela será que
peguei estou preocupada pois estou de 8 meses de gravidez
será que tem algum problerma

ricardo

minha sobrinha teve catapora com 13 anos, ela é morena e até agora ela tem as marchas pretas na região das pernas e das nadegas, hoje ela tem 18 anos, existe algum tratamento para sumir essas manchas.
aguardo resposta.

Mônica Rollim

Meu filho tem 8 anos e começou com catapora faz uma semana e foi muito agressiva,tomou td o corpo dele.Qdo as casquinhas começaram a aparecer e secar,ele arrancou todas das costas.Como ele é moreno,esta cheio de pontos brancos nas costas…ele ficará com essas marcas???o que posso fazer???

monica

bruna

oiii estou com catapora a 4 dias tenho 16 anos e algums estão começando a dar cascas e outras parecem que tem pus no meu rosto tem mais com casaca gostaria de saber quanto temppo demora para esses cascas sumirem e as bolhas que parecem que tem pus estourarem e quanto tempo vai demorar pra mim ficar boa totalmente. bj Obrigada

ADRIANE

OLA BOM DIA TIVE CATAPORA COM OS 10 ANOS,E MINHAS PERNAS FICARAM MANCHADAS COM AS MARQUINHAS, JA FIZ UMAS 10 SESSOES A LAZER E A DERMATOLOGISTA FALOU QUE SAIA AS MANCHAS MAS NAO SAIRAM. o QUE EU FASSO NAO USO BERMUDAS NE SAIA. POR QUE A PERNA E BEM MANCHADA

Roberta

Boa tarde minha filha esta com catapora a 12 dias e ainda tem bolinhas vermelhas,ñ era para tar ja sequinhas ela ainda esta com febre ela tem 1 ano 3 meses obrigado

Fabiana

Tenho algumas marcas de catapora que agora começaram a ficar brancas pelo corpo inteiro mais nas pernas o que devo fazer, pois fui na dermatologista e ela falou que não tem o que ser feito, espero que ela esteja enganada me ajude por favor.
Obrigada.

Fabiana

Tenho algumas marcas de catapora que agora começaram a ficar brancas pelo corpo inteiro mais nas pernas o que devo fazer, pois fui na dermatologista e ela falou que não tem o que ser feito, espero que ela esteja enganada me ajude por favor.
Obrigada.

flavio

tenho dois furinhos de catapora na testa q me incomodao a muito tempo q tipo de tratamento devo fazer para sumir com eles e onde indicaria um proficional apto ao trabalho … agradeço desde já

veronica

Aos 11 anos tive catapora e hj tenho 23 anos só que n saiu todas as manchas.Sinto vergonha de usar uma saia ou shortes curtos. Tem algo que possa tirar essas cicatrizes da perna???