Pitiríase rósea

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

A Pitiríase rósea tem causa desconhecida. O maior número de casos ocorre durante o outono e inverno, fato que sugere uma relação da doença com alguma virose, hipótese ainda não confirmada. A doença tem cura espontânea em um período de 2 a 4 meses e não é contagiosa.

A doença se inicia pelo “medalhão”, lesão inicial, isolada, com cerca de 2 a 5 cm de tamanho, que precede por alguns dias o surgimento de uma erupção cutânea formada por manchas ovaladas, avermelhadas (róseas) e com descamação em suas bordas. Atinge principalmente o tronco e a raiz dos membros, sendo rara nas extremidades e no rosto.

A intensidade e o número de lesões varia muito e característica importante é a distribuição das lesões no tronco, que seguem a direção das costelas, adquirindo, com a coluna vertebral um aspecto de ” árvore de Natal”. Geralmente não há sintomas, podendo haver coceira discreta em alguns casos.

A Pitiríase rósea cura-se espontaneamente, mas alguns tratamentos podem ser instituídos para melhorar os sintomas (coceira). O diagnóstico correto e a escolha do tratamento indicado para cada caso devem ser determinados pelo médico dermatologista.

Dra. Érica Monteiro – dermatologista

tel:11-50441064

www.dermatologia.com.br

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

92 Comentário

Rafael Ferreira de Resende

Olá Drª…TD bem…A mais d um ano venho convivendo c manchas no tronco…já fiz 2 biopsias e todas diagnosticaram PITIRIASE ROSEA…mas não entendo, em mim as manchas não somem.Já usei varias pomadas e nada,até usei um medicamento de alto custo q não é vendido nas farmacias particulares(esqueci o nome).Mas tive q trocar d medico e não teve seguência no tratamento…
Tô perdido e não sei o q fazer…
Obrigado pela atenção..

Patricia

ola! Dr Erica
bom ja fazem 2 semanas que apareceram em mim algumas manchas ,depois de ir ao medico descobri que se trata de PITIRIASE ROSEA so que eu fiquei com uma duvida pois estou gravida e isso pode afetar de alguma forma meu bebe?
agradeço desde ja pela atenção

juceli

Li os depoimentos e me tranquilizei, porque vi que não sou a unica que está com ptiríase rósea.
Minha dermatologista fez biópsia para termos certeza que era ptiríase.Começou tem 3 meses, e tive algumas manchinhas nos braços, costas, mas onde fiquei toda empipocada foi nas pernas principalmente coxas, um horror!
Algumas viraram até feridas e as que foram sarando foi ficando no local manchas brancas como se tivesse havido uma despigmentação.
Já fiquei muito deprimida, porque parece q não vai sarar nunca, tomar remédios e passar pomadas no meu caso não adiantou absolutamente nada, só tive um aumento de peso pra piorar.
Espero ajudar com meu comentário
bjs

Lene

Olá
Tenho um caso de pitíriase rósea em minha família.
Durou um ano. Melhorou e agora voltou de novo. O médico disse que é raro voltar. Gostaria de obter mais informações a respeito. Isso é um problema alérgico?
Ouvi do médico que a minha filha tem a imunidade baixa, Será por isso que a doença voltou?

Renata Dayana

Estou com pitiríase rósea mais ou menos 3 semanas, e estou grávida de 7 meses, o dermatologista passou desonol em caso de coceira forte, mas não estou usando por causa da gestação, mesmo sabendo que não problema. A dúvida é se é contagiosa, e se não desaparecer até o nascimento do bebê, vou poder amamentar, e se realmente some sozinha. Obrigada

Sarita Torres Demolinari

Ao ler estes depoimentos fiquei mais nervosa por saber que a minha pitiriase rosea pode demorar a sarar, e uma doença que ta me fazendo mal pois sinto o mesmo que todos dizem, é horrivel olhar no espelho e ver cada dia mais manchas e não ter certeza se estou indo no caminho certo, já estou com quase 2 meses com ela e até agora ela só aumenta. Gostaria de saber se devo aguardar ou o que e melhor. Ja fui em 3 medicos devo procurar o 4º ou confiar?

luana Ellen

DR.ERIKA a minha filha ten 11 anos eu vei descobri que ele
estava com a doeça faz dois meses esta fazendo tratamento e ate agora nada demora muito !!!
muito obrigado pela sua atençAO!!!

maria

olá

Larissa

Ha 15 dias que eu estava com “essa coisa”, que começou com um “medalhao” na virilha (imaginei que fosse tinea) mas ai apareceram as manchas pela barriga que ja subiram para a nuca e cabeça e costas. Hj fui no dermato que diagnosticou pitiriase rosea, e me recomendou que tome PREDSIN, durante 9 dias. E tomar bastante sol. Pediu que eu fizesse um exame VDRL, pq as vezes pode ser sifilis… bom vou tomar o remedio e aguardar o resultado.

Neuza Alves

Boa Noite! Foi-me diagnosticado pela minha dermatologista pitiríase rósea de Gerbet, há cerca de 03 semanas.
Gostaria de saber se tenho que tomar algum cuidado com relação a alimentação, se preciso evitar certos alimentos, tais como: embutidos, enlatados, corantes,etc..
Estou um pouco apreensiva, pois estou percebendo que essa virose é um pouco demorada e estamos no verão e o Carnaval é logo essa semana! Gostaria de saber se posso ou não pegar sol.
Obrigada desde já pela atenção.

Tarsila

Acabei de chegar da medica, e foi diagnosticado pitiriase rosea de gibert…é muito feio mesmo as manchinhas pelo corpo, mas ela disse que nao adianta se entupir de remedios, pq isso é um virus e tem um ciclo…e some de 8 a 10 semanas, normalmente da uma vez so, e nao tem nenhuma contra indicacao(comida,piscina,bebidas)e nao pega de pessoa pra pessoa, e se caso coçar passar uma pomada. É isso ai pessoal,vamos esperar!!!

cintia

tive pitiriase rosea a alguns anos atras, não foi um tratamento rápido, praticamente um ano…e esse ano estou com um mancha no rosto de parece ser o “medalhão”…teria chance de ser pitiriase rosea novamente!!???? minha dermatologista tinha citado de não voltaria a ter isso..essa informação é correta????

Emilena

Dra. Estou com pitiriase rosea desde o ano passado, iniciou-se em agosto de 2008 e desde então é um vai e vem continuo. Isso nunca vai sarar?

maria clara

Dra. Quando criança eu infezlimente peguei a tão conheçida “catapora”.
Daí, com o passar dos anos, o meu rosto ficou com algumas marcas de catapora. Eu queria saber qual é o remédio indicado pra tirar essas manchas do meu rosto.
As manchas me incomodam muito, e estou desde o ano passado procurando algum remédio, além de ir no DERMATOLOGISTA.
Por favor, se vc puder me ajudar eu fikarei muito grata.

Silvio

Minha mulher está melhorando depois de 1 mes. Sua média recomendou que tomasse 1 celestamine por dia há uma semana. A partir daí, a melhora foi significativa.

Débora

Dra foi diagnosticado que tenho pitiriase rosea, mas o médico disse que não tem tratamento, só que essas manchas estão aumentando e se aglutinando umas as outras o que faz com que fiquem maiores, eu tenho muitas coseiras e ardencia também, elas estão pelo tronco inteiro, pela mama, virilia, braços, pernas, pescoço e costas…e não param de aumentar e sair cada vez mais…o médico não me deu nenhum tratamento está muito incomodo o que devo fazer, pois o prazo para cura é de 2 a 4 meses e estou assim somente a 3 semanas e estas manchas estão tomando conta do meu corpo. Obrigada.

ANNELMA

Ola Dra.

Tenho pitiriase a anos!!! Isso mesmo, vai e volta e me encomoda bastante. É normal essa reincidencia?
Já fiz tratamento com dermato e não ajudou, pois volta.
Tomei cetoconozol da ultima vez e a coceira e a vermelhidão passaram, mas no lugar das manchinhas vermelhas ficaram manchas brancas. Por que isso?

Agradecida

Carol

Olá eu fiqeui assustada com esses depoimentos!!!! Eu tive ptiriase rósea e só sobe que era ela depois das manchas terem sumido. Primeiro surgiu uma mancha pequena na perna que foi crescendo e logo havia manchas nas duas pernas. Depois atingiu a barriga e os braços. Foi horrível pq tive que conviver com as manchas no verão e ainda por cima viajei para a praia. Elas eram rosadas, depois atingiram uma cor escura, começaram a descamar e agora possuo bem de leve umas manchas brancas que vão sumindo com o tempo. Isso durou um mês e espero nunca mais ter de conviver com essa doença.

Priscila

Dr. descobri que tenho pitiríase roséa, gostaria de saber se posso comer de tudo, ou tem alguma restrição?

michel

ola boa noite tenho 35 anos eu tenho pitiriase de rosea a cerca de 2 mes neste monento estou a descamar sera que ainda vai demorar a passar. espero nunca mais conviver con essa doença.

Marcella

Dra. Eu estou na primeira semana da doença e estou muito preocupada em se espalhar mais.A minha dermatologista disse que iria aumentar, mas eu gostaria de saber o que posso fazer para não aumentar, estagnar aqui até completar esses longos dias com essa coceira e ficar boa.

josiane

Dra. Apareceram manchas em algumas localidades de meu corpo, ñ muito grandesn~tem aparencia de ressecsdas, fui a uma dermatologista, e ela me disse que era um resfriado do corpo, e que inclusive eu peguei esse virus pelo ar.o que acontece é q já andei pesquisando e vi que minhas manchas são semelhantes,e muito menos achei algo sobre o q ela me disse q era tipo um resfriado de pele é possivel? conhece sobre esse tal resfriado da pele q e transmitido pelo ar?? me receitou um sabonee hipoalergico, iso ureia, e uma pomada topson , me disseram q normalmete esse tratamento é p/ quem tem pisoriase verdade ?

magaly barroca pimenta

Dra apareceram umas manchas na minha barriga, fui ao medico, e estou com pitiriase rosea, receito: poloramine euma pomada cortidex, mais esta aumentando. Tenho pesquisado muito, e sempre e a mesma coisa que tem a duraçao de 2 a 4 meses para sumir, que desaparece espontaneamente. E isso mesmo? Qual a causa, e o tratamento e paciencia? Tenho 51 anos. Obrigado.

rafaela

ola joia?eu tenho 16 anos e estou com A pitiriase rosea!tenho poucas coceiras,a minha pitiriase se abriu muito e esta bastante descascadas!o que devo fazer?estou tomando um remedio pra evitar a coceira que se chama alergyo!e tem indicacao de alguma pomada ou algum sabonete especificado!meu determatologista me disse pra evitar muito sol s for pegar e mais na parte da manha!o que vc tem a me disser:

Edson Lauriano

Olá a todos!!! Sou do rio de Janeiro e estou com pitiríase rosea a duas semanas,e parece que vou enlouquecer com tanta coceira pelo meu corpo.É muito frustante saber que nos dias de hoje e,com tanta tecnologia,ainda não existe um tratamento rápido e eficaz para esse mal.Estou péssimo,pois não tenho vontade de fazer nada por conta desta enfermidade.Infelizmente,cada vez pessoas são diagnosticadas pessoas com esse mal e nada sabemos para combater tal doença.Boa sorte para todos nós e fiquem com Deus!!!

janaina

qual a diferença entre pitriase rosea e psoriase?

sara galvão

estou enloquecendo c/ essa doença! consultei vários médicos dermatologistas,tds me disseram q/ é raro voltar,mas no meu caso voltou ! já faz 6 meses q/ estou c/ pitiriase rosea,tds os medicamentos q/ me indicaram ,pomas e antihistaminicos não estão surtindo mefeito algum!agora está p/ coprpo cabeça e rosto tbm! o q/ faço? me ajudem por favor,pois é muito desconfortavel,coça,doi…e me dixa c/ a auto-estima lá em baixo!!! se alguem descobrir algo me avise por favor! obrida. sara

maurelia sousa

oi dra eu tenho 24 anos e estou com mais de 1 ano q eu tenho essa doença,ja fiz raspage,varias biopicias,ja fui em varios medicos e eles dizem sempre a mesma coisa,e eu tomo corticoide ja faz mas de ano por q so com ele ameniza,ja engordei mas de 10 kilos e as pomadas tambem sao corticoide,mas eu queria saber se so com corticoide é q ameniza por q ele ja ta me matando e atraves deles eu ja tenho depressao,nao uso mas saia e nem short so calça por qq elas tem no meu corpo todo….mas eu le agradeço se vc puder me respoder.fico muito grata.

Rose

Boa noite Dr.Érica!
Por que meu tópico foi excluido?
Pois acho que está acontecendo comigo está doença(pitiríase rósea) mais por ter que fazer uma cirurgia na mama,e isto deve ter abalado o meu sistema imunológico,já que há tempos minha pele é ressecada e jamais havia acontecido isto.
Gostaria de saber se as manchas vão embora com o secamento das erupções.Se possível mande-me um email.
Obrigada pela atenção!

Thaís

Dra. Erica
Estou com a pitiríase rósea, há mais ou menos 2 meses, dentre as pesquisas realizadas nos ultimos dias não li nenhum relato dos especialistas referente ao couro cabeludo, fator que está me incomodando bastante.Gostaria de saber se a doença fica centrada apenas na parte do tronco, ou tem está pretensão a se expandir pelo corpo.Atenciosamente:Thaís

Fernanda

Olá Dtr!estou preocupada,pois tenho pitiriase rosea ha 2 anos,ela sempre veio e voltou,minha médica me indicava para pegar sol,para tirar as manchas,mas acho que não deu certo,pois elas estão cada vaz piores e não consigo controlá-la,eestou tomando hixizine ha 1 ano de tratamento e não vejo melhora,sera que devo para de tomar hixizine! O que devo fazer para disfarçar minhas manchas que estão pelo corpo todo!
Grata pela atenção!

Leticia

Dra. Erica, descobrir que estou Pitiríase rósea de Gilbert, minha dermatologista me falou que serio bom eu tomar um pouco de sol, que ajudaria a sumir. Porque ja estou com 2 meses e meio. Como estamos no verão, vou viajar pra uma cidade onde tem cachoeira, gostaria de saber se tem algum problema em ir tomar banho de cachoeira e pegar sol?? Desde ja agradeço.

elaine

gostaria de saber se existe uma pomada que seja eficaz contra as manchas deixadas pela ptiríase

LUCIANE

Ola!

Bem, moro fora na Inglaterra, apos uma forte infecao na garganta o que ocorre com muita frequencia gracas ao “maravilhoso clima Londrino”, notei que comecou a surgir uma feridinhas em meus bracos. Fui ao medico que me recomendou que fosse para casa que dentro de um mes melhoraria!
Bem um mes se passou, porem, feridinhas ao contrario, esplararam-se pelo corpo todo,! Literalmente! Do couro cabeludo aos pes! Os unicos Lugares que a doenca nao c espalhou foram, palma das maos, solas dos pes e juntas!
Convive com a doenca e COCEIRA HORRIVEL, por 6 meses consecutivos, no qual pouco a pouco comecaram a melhorar com uso de pomadas com corticotisona e antihistaminicos!
Hoje em dia continuo com a doenca, tenho sempre 3 lesoes em um de meus bracos e perna, o que ate me ajuda, sim, pois atraves delas posso controlar qdo terei uma reincidencia ou nao!
Em meu caso ja percebi que um dois fatores que mais me afeta, e o emocional! Se pssso por algum momento de stress elas aumentam de uma maneira incrivel, sem falar da coceira, entao sei que e hora de me acalmar…
… uso um composto de florais no que tem me ajudado muito!
sobre as manchas brancas(como se estivesse perdido a pigmentacao)no meus caso desapareceram por completo!
Bem sirva de esclarecimento, e tentem CONTROLAR O NIVEL DE STRESS verao como a doenca alivia.

dalva

pq em mim so saiu abaixo do pescoço?

dirlene rosa

minha filha de 7 anos esta com pitiriase rossea gostaria de saber se ela deeve pegar sol trato ela com creme de ureia e sabonete de glicerina devo trocar este medicamento pois tem semana que some e depois aparece noamente ainda pior obrigada

carla juliana

Drª,me interessei muito quando pesquisei na net, e lhe encontrei.Pois eu ja tive pitiriase rosea.No meu caso as manchas nao coçaram, quem me explicou sobre a dermatite fui minha clinica geral, ela me receitou anti alergico, e por minha propria conta usei sabonete de arueira, me curei. as manchas sumiram, só 4 depois apareceu uma nova mancha na minha barriga, prox a umbigo. como evito que apareca novamente.

Marcia

Bom dia
Tenho pitiriase rosea a 1 ano e 3 meses, ja passei por 4 dermatologistas e nada de melhora, a ultima medica me pediu uma biopsia e entao foi diagnosticado mais uma vez a bendita pitiariase rosea… mas ja tomei hixizine e nao resolveu… ja usei varias pomadas, hidratantes manipulados e nada…. agora estou fazendo um tratamento a base de argila…. ARGILOTERAPIA que melhorrou bastante a “coceira” tenho 26 anos e meu corpo todo marcado por essa praga… nao sei mais o q fazer ou q médico procurar… se alguem fez algum tratamento e puder me indicar eu agradeço… Boa sorte a todos nós!!!!

Nathália

Drª, há 10 meses estou com as manchinhas vermelhas, somem em uns lugares, e aparecem em outros. Já procurei diversos Dermatologistas, usei várias pomadas, loções, comprimidos, enfim, já gastei uma nota e meu problema não se resolve. Tenho pesquisado sobre isso na net e gostaria de saber: qual a diferença da pitiríase e da psoríase??…pitiríase tem cura?…saem manchinhas vermelhas, com vários pontinhos, coçam, aumentam, secam e depois ficam manchas brancas. Sou muito sensível e emotiva, isso piora né?..as pontas dos dedos descascam, pés e mãos( alguns), e assim afetam as unhas que acabam descolando, e uma coceira, parecendo caspa, no couro cabeludo acompanha essa “doença”…não sei mais oq fazer..

Nathália

Outra pergunta…tem algum exame que me dê um DIAGNÓSTICO FINAL???

Haika

Ola!!! gostaria deestar deixado meu relato e tirar algumas dúvidas,há 4meses eu sofro com muita coceira e varias machas que iniciam avermelhadas e depois vao escurecedo… no inicio os medicos diagnosticarao esvabiose,tratrei de varias formas mas pelo fato de n ser esbiose só piourou as condições das manchas pois estrou toda marcada do pesco ate os pés,manchas pretas coisa de se horrorixar mesmo,choroo muitooo sem saber o que é pior se sáo as manchas ou a conceira q as vezes nem durmi consigo… estou tomando anti-alergico e uma loçao “prorux”mas só ameniza a coceira.Gostaria de saber se essas machas tem tratamentos???

suely

dra,minha filha tem 12 anos e está com pitiríase rosa ja passei por alguns dermatologista e fez até exame de sifilis,resultado negativo, está usando há 2meses a pomada de dexametasona e neutrogena formula noruegues,so que não estou vendo melhora aumentou bastante nas costas e na parte das custela são de pequenos tamanhos as primeira sumiram mas ficou manchas escuras,estas manchas desaparecerão? o que devo fazer? ela tambem tomou polaramine mas pouco coça. agradeço muito a senhora pelo seu artigo e aguardo resposta, muito obrigada.