Molusco contagioso

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

molusco contagioso

O que é Molusco Contagioso?

O Molusco Contagioso é causado pelo Poxvirus, parente do vírus da varíola. Caracteriza-se por lesões cutâneas claras que surgem na pele. É comum em crianças de 0 a 12 anos de idade, embora também aconteça em adultos.

Como se pega? Como é o quadro da doença?

O virus é transmitido por contato direto. Pode também ser transmitido por objetos como toalhas, sendo comum em crianças e jovens. O vírus infecta células da pele, e tem um período de incubação (após infecção e antes dos sintomas) de 2 a 8 semanas. Surgem então pequenas pápulas que se desenvolvem numa espécie de verrugas clara e cerca de 2 milímetros a um centímetro. Podem ser dolorosas, causar coceira ou não apresentar sintoma. Essas lesãoes têm uma zona central em cratera cheia de substância que é facilmente espremida pela compressão dos seus bordos. Contudo esta substância contém virus e é infecciosa, podendo contaminar outras partes da pele, portanto é desaconselhavel espremê-los. Podem surgir em qualquer zona da pele, em grupos de apenas alguns até tantos como 20.
A doença não tem qualquer perigo e é apenas desconfortável e inestética. O sistema imunológico geralmente elimina o vírus e resolve a condição em alguns meses. A infecção pode ser acompanhada por um período de latência de até 6 meses mas o período de incubação é geralmente de 2 a 8 semanas.

Como é feito o tratamento?

O tratamento pode não ser necessário, dependendo do incômodo que as lesões causarem. Podem ser removidas por curetagem ou tratadas com nitrogênio liquido.

Como se previne?

Evitar o contato direto com as lesões de molusco contagioso é fundamental, mas isso muitas vezes é difícil, principalmente quando falamos de crianças pequenas.

 

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

91 Comentário

Ana Paula Pimenta

Bom Dia

estou um pouco angustiada com a situação que meu filho de 2 anos , ele estar com molusco logo abaixo do braço, levei a uma dermatologista e ela indicou a curetagem,cerca de umas 15 bolhinhas, mais fico com medo dele não deixa fazer o tratamento, queria saber se é muito doloroso, ela me pediu uma pomada anestesica, para passar quando for fazer a curetagem…com renedio talvez nao trate, ela me faliu que o remedio so vai queimar a pele dele q a curetagem realmente é a solução, me ajude por favor.

Grata

Luiz

Ola, gostaria de saber a forma de tratamento sobre a veruga molusco, pois apareceu duas no rosto, isto tem relação ao sistema imonologico é necessario o exame HIV.

Jacqueline

Dra. Érica, gostaria de sabe é realmente eficiente o tratamento do molusco contagioso com álcool iodado ou se me indica uma outra solução?

suzana

Olá Doutora, meu filho tem 5 anos e está há uns 6 meses com molusco na axila, estou cuidando com acido retinoico 0,5% nao adiantou muito, fui ao consultorio medico retirar,ele retirou uns 8 (existe ao todo uns 18 ) , ai ele pediu pra eu retirar em casa mesmo, ai me orientou, mas existe a possibilidade de voltar, mesmo eu retirando os q forem nascendo? há uma estimativa de tempo pra isso acontecer?

HELENA S I

Prezada Dra. Érica, como tdos os aflitos pais, tbém tenho um filho de 4,5 anos com molusco contagioso no rosto.
Já passei no pediatra e em 2 dermatos e tbém em cirurgiao pediatra, até agora não tive solução. Na quarta-feira vou passar em outro dermato, que tratou o menino do vizinho com KOH 5%. Apenas com informação, minha sobrinha de Ribeirão Preto tratou com curetagem e medica/ homeopático: thuya occ 30ch, globulos.
atenciomente…

Rafaela

Oi Dra. Erica,
Tenho 17 anos e estou fazendo intercambio em Londres. No comeco de Janeiro noticiei uma birruguinha na minha barrida, parte da cintura, falei com minha vo e ela falou para passar esmalte que iria secar, passei por uma semana e desapareu mas depois de ulguns dias outras birruguinhas comecaram a aparecer, minha mae ficou preocupada e me mandou ir ao medico, pois achava que podia ser molusco. Hoje pela manha consegui uma consulta e a Dra. me falou que e molusco e que nao tem tratamento, fiquei preocupada e comecei a pesquisar sobre…Dra, o que posso fazer? fiquei essustada, ainda mais que a medica falou que nao tratamento.

Obrigada.

Lucas

Eu tenho 12 anos, e molusco a um tempo, fui na dermatologista, e ela falou para eu espremer, (tinha um na barriga e 4 no joelho) espremi. Melhorou muito, está quase que nem aparecendo… mas eu tenho muitos outros no meu braço esquerdo e no meu cotovelo, eles estão pequenos, mas nao são poucos… Espremer é a coisa certa a fazer? (eu tenho MUITAS espinhas para a minha idade (12) , muito mais que o normal, estou fazendo um tratamento). Aproveitei e perguntei para minha dermatologista e ela falou para eu espremer os moluscos.

edna

Olá Dr.
Minha filha de 7 anos apresentou o quadro de molusco. Foi ao dermatologista, que receitou hidróxido de potássio a 5%. Fiz a aplicação, como ela indicou, com a ponta de um palito de dente, porém mesmo assim, onde pega o líquido a pele fica queimada, e muito escura. Pareçe que está pior do que estava! Ela tem várias bolinhas na região do queixo, e gostaria de saber se essas manchas depois vão sair, pois, senão, não prosseguirei com o tratamento.
Se puder, me responda pelo meu email,
Atenciosamente, e grata.
Edna.

Thaise

Olá Dra. Érica

Estou com uma dúvida.
Crianças com este tipo de virus, podem frequentar aulas de natação?

Estou preocupada, pq tem um caso no colegio de minha filha, e vejo que a criança com o virus participa de todas as atividades auqtica com as demais crianças do grupo.

Se possível encaminhar resposta tb para meu e-mail.

Obrigada

Amanda

Dra. Érika

Já faz uns três meses mais ou menos, que surgiram umas verrugas na pálpebra do meu olho esquerdo, e umas pequenas bolhas inferiores internas. Tenho 19 anos. Fui em uma oftalmologista e ela me prescreveu 2 colírios e uma pomada, mas nada resolveu. Ela me recomendou um outro oftalmologista amigo dela e me disse que eram moluscos. Pesquisando agora que eu descobri o que é, e vi que é comum em crianças… Estou um pouco assustada. Não será um caso de procurar um dermatologista? Aguardo resposta. Obrigada!

thiago pacheco

boa noite.
dra. érika, tenho um filho com 8 meses de vida, surgiu umas bolinhas pelo corpo todo, o seu dermatologista falou que era molusco, recomendou furar o mesmo, retirar a “massa” branca e aplicar iodo somente na lesão.mas só que não existe “massa”. poderia o dermatologista esta enganado quanto o consultado???? que tipo de doença poderia ser essas bolinhas pelos sintomas o qual lhe passei?? estou realmente preocupado com isso.
desde já agradeço a atenção.

natalia monique

Boa tarde DrªErica,
eu tenho 17 anos e tenho moluscono na parte do rosto(proximo ao nariz),eu ja fiz uma calterizaçao,mais nao obtive resultado nenhum pois percebo q elas ainda permanecem,e mais,me parece q elas se espalharam mais para o meu rosto.
estou desesperada.
Gostaria de saber se a Dr tem algum consultorio em bh mg,ou poderia me endicar algum dermatologista que realmente entenda do caso.
muito obrigada!
Espero sua responsta anciosamente.

Cirlene

minha filha tem 04 anos e apareceram molusco no joelho, nadegas e coxa,tem algum medicamento que posso usar para desaparecer, acho ela muito pequena para se submeter a cirurgia, com o tempo desaparece? me ajude o que devo fazer?

karine

ola dra. estou muito preocupada pois apareceu umas “verrugas” na minha genital e não sei corretamente o que fazer, segundo um medico é molusculos, mas ele me indicou um dermatologista, será que um ginecologista pode resolver o meu problema devido ser na minha genital estou com muita vergonha de ir ao dermato.

Maria Goretty

Boa noite dra.Erika
Meu filho tem 2 anos,e começou a aparecer algumas verruguinhas na região do seu olho esquerdo, na maozinha esquerda e nas costas.A parte das costas sumiu,mas o restante ainda estão visiveis.Levei-o ao dermatologista que logo foi falando que eram “moluscos contagiosos” e passou para um cirurgião. Fomos no cirurgião , que passou um exame de sangue e ele fez.Ai voltamos no cirurgião ,para levar o exame e ele ja foi marcando a cirurgia.Esta marcada pra o dia 04/08,mas estou achamdo muito estranho, pq pelos depoimentos que vejo aqui na pagina, os moluscos passam pra outras crianças e meu filho é gemeo com a irma, ela não apresentou nada ainda.Nem outras crianças que frequentam a nossa casa.
Estou muito preocupada.Ele vai ter que tomar anestesia geral, fazer jejum, tudo como cirurgia normal, mas,sera que nao teria um tratamento?ele é tao bebe? ele,coça sem querer,sai sangue, ai depois de um tempinho some a bolhinha.Ate que esta menos, tinha mais na regiao dos olhos.Como ele é uma criança muito inquieta,nasceu prematuro, passou muito tempo na incubadora,teve uma trajetoriua no hospital junto com a irma,ja fico preocupada. Por favor me ajude, me oriente, me de uma luz. Se puder responda por email. agradeço. Obg boa noite.

Mário Miranda

Bom dia.
Dra, contraí o molusco contagioso e gostaria de saber se é possível eu estar com o vírus a muito mais tempo do que prevê o período de incubação (2 a 8 semanas), anos por exemplo.
Muito obrigado.

maria alexandra pereira madeira fonseca

ola a minha pequena com 7 anos apanhou molusco contagioso viral na cabeça foi ao medico dermatologista onde reçeitou 1 pomada e o atarax para a comixao o que aconteçe e que estao a apareçer mais e algumas estao com 1 mancha avermelhada a volta segunda feira vou com ela outra vez para o hospital de santa maria sera que alguem me pode ajudar agradeçia.

joao

Por gentileza … estou com este problema ja tem um certo tempo, e o mollusco saio numa região muito cencivel no penis
estou usando iodo 10% mas n ta adiantando muito o que posso fazer ?
grato !

Julia Roberta

Boa Tarde Dra Érika, tenho uma irmã de 3 anos e a aproximadamente 1 ano ela tem esses moluscos, com orientação do peditra assistente dela, furo em casa com agulha descartável, espremo e depois coloco iodo. Venho observando q eles somem e depois voltam ou no msm lugar ou lugares diferentes. Quero se possível uma ajuda em relação ao caso, pois não sei o q fazer. Esse procedimento de furar é correto? E como faço para prevenir minha filha q tem 1 ano e 9 meses e tem contato diariamente com minha irmã? Desde já, aguardo um retorno. Att, Julia Roberta

janaina silva rocha

Oi bom DR.ÉRIKA,tenho uma filha de 1 ano e dois meses tem uns tres meses que ela apareceu com molusco na primeira bolinha levei no dermatologista ela passou uma pomada chamada verutex nessa primeira até que resolveu mais ai apareceram mais 6,levei de novo ao dermatogista que disse que eu teria que espremelas estou com medo de machucála por favor me ajude obrigada.

ketymara

Cara Drª!
Minha filha de 1 ano apresentou lesões de molusco gostaria de saber se é viral poderá manifestar p toda vida
a doença assim como acontece c o virus da Herpes zoster Bucal e o tratamento é só c iodo ou o uso d corticóide tópico também é indicado.
Agradece desde já o esclarecimento .
Att
Ft Ketymara Ribeiro

LARISA VITORIA

COMO NÓ´S NOS LIVRAMOS DESE VIRUS.

Luciana

Drª este vírus tem haver com o molusco que vive no mar?

Silmara Lemos

Dra. Meu filho coçou uma casquinha no rosto e desta casquinha formou uma bolinha de sangue o qual esta crecendo. O que poderá ser? Devo passar em um médico?

lair

minhas duas filhas tiveram molusco cont.nenhum tratamento dermatologico deu certo,tendo cura de 100% através do oleo de teea tree,é um oleo australiano.consegui o oleo com a representante ivone em BSB,telefone :06132034040.,apliquei tres vezes ao dia durante tres semanas desaparecendo totalmente.

fernanda isabela

Boa tarde!
Dra. Minha filha tem 2 anos e desde 1 ano e meio (+ ou -) começou a aparecer os primeiros moluscos, então espremi. Só que começou a se espalhar por toda a sua barriga, braços, pernas, axilas e até no rosto. A levei na pediatra e ela me orientou que espremesse e desse um remédio para ela chamado Ascaridil, o remédio não resolveu. Estou ficando preocupada pois a cada dia tem surgido novos moluscos. Qual o tratamento adequado a Dra. me indicaria?

Damiana

Gostaria de saber se o tratamento para molusco através de hidróxido de potássio é mesmo garantido pois minha filha tem 5 anos e está com molusco e o dermatologista passou isso, mas qdo eu passo queima ao redor das lesões e ela grita muito fico com pena e vejo q não está dando resultado

Sheila

Dra. tenho uma filha de 2 anos e 6 meses, e ela esta com este problema, ja levei ela no medico, e eles me receitaram uma pomada chamada ferracidi, mais nao adiantou nada.
Fui ha outro dermatologista e ele receitou um gel chamado de Verucid, mais eu estava lendo na bula, que causa queimacoes na pele, e estou com medo de usar este medicamento, por ela ser tao pequena… Gostaria que me passasse mais informacoes sobre este medicamento, e se realmente posso usar para tratar esses moluscos…

OBS: eu moro na Noruega..
Obrigado

flavia moura

Dra. Érica tenho uma filha de 3anos e foi diagnosticado que ela tem o molusco contagioso o médico que lhe atendeu nos disse que não e necessario fazer nenhum tratamento pois a quantidade ainda e pouco e que dentro de 6 meses a 1 anos alas vão desaparecer; Dra isso e verdade, como eu devo proceder. Desde ja fico agradecido por sua atenção.

ROSANE ALMEIDA SILVA

meu filhinho fará 6 anos, e há 3 semanas aparecem espinhas horrorosas(2 ou 3)q desaparecem em 2 ou 3 dias…mas retornam tbm neste espaço de tempo.Passo nebacetim e lavo várias vezez c sabonete protex.Foi diagosticado pelo médico como intoxicação, mas só aparecem no rosto, e ñ fiquei satistfeita.O pediatra dele está de férias e só consultará em abril.Vc pode me ajudar? estou ficando desesperada…

um abraço

anita

ola a minha filha de 7 meses tb tem esse porbelema 1 aparceu quando ela tinha 3 meses depois foi almentando ja fui mtas vezes ao medico e nada dizen k isso sai com o tempo o k devo fazer?

luciana dos santos

olá,o meu filho teve o molusco contagioso debaixo do braço,e consegui curar ele, pela mistura do alcoól e fumo,e passava sempre com o algodão debaixo do braço dele de manhã e à noite,mais ou menos 1 mês e meio depois, estava curado…epero ter ajudado.

Cynthia Vieira

Cara Drª. Erica,

Tenho um filho de 5 anos e já fomos 2 vezes ao dermatologista, retiramos os moluscos com a curetagem, mas eles voltaram e dessa vez com “mais força”. A sugestão proposta foi interna-lo, dar anestesia geral para poder tirar todos de uma unica vez!!! Estou muito apreensiva com o fato de meu filho de apenas 5 anos ter que se internar e tomar anestesia geral… será que não há nenhuma pomada para o caso???

Gostaria muito que pudesse me responder.

Obrigada,

Cynthia

Sylvano Morais

Boa noite Dra. peço informação sobre o remédio para tratamento de molusco. Já me consultei com o dermatologista e ele me disse que devo furar as erupções e passar tintura de iodo, e tbm devo tomar ascaridil, mas ele disse que é a droga do ascaridil, fui assaltado e perdi a receita junto, gostaria que vc me confirmasse o nome do remédio, pois fui a uma farmácia e pedi, a famacêutica disse que só havia ascaridil para verme. temo comprar e não ser o mesmo.
Desde já agardeço sua ajuda e fico no aguardo de resposta.

Marcia Monteiro

Dra Erica,

Gostaria de saber se existe alguma pomada que poderia ajudar no tratamento de molusco contagioso, meu filho tem 2 anos e a uns 6 meses a tras surgiu a primeira verruguinha no peito, agora tem surgido varias no pescoco, bocheca, costas e pernas.
Gostaria de saber se poderia me indicar por email alguma pomada, pois moro no Reino Unido e aqui o medico que o atendeu meu filho disse que as bolinhas desapareceriam sozinhas, nao tenho problema quanto a isso, a questao eh que ele tem coceira e as do rosto estao feias, o aspecto em geral….

Parabens pelo seu trabalho.
Obrigada por sua ajuda.

Elizangela silva

Dr. Érica, meu filho de 6 anos está com molusco no rosto com diagnóstico confirmado, o dermatologista que consultamos indicou um vermífugo e uma pomada pra fungos, não resolveu e está aumentando a quantidade e aparentemente o volume e como se localiza no rosto é bem visivel, posso usar o medicamento citado na entrvista?

Ana Paula Martins

Meu filho tem 3 anos e 3 meses, passei pela dermatologista, por dus… a primeira disse me que ia fazer no próprio consultório com pomada anestésica, ja a segunda que passei disse que não é adequado para a idade dele, daqui dois dias ele interna as 06:30 e vai tomar uma anestesia geral, por inalação… para fazer a retirada dos moluscos. Meu e-mail é analeobiel@gmail.com. Qualquer duvida podem me contatar eu conto como ocorreu. Estou com medo só por causa da anestesia geral.
Obrigada!

Roberta

Bom Dia Dr. sou farmacêutica e tenho recebido muitas prescrições de hidroxido de potássio a 10% para crianças só que os médicos tem prescrito ele em solução alcoolica e normalmente fazemos ele em água, acredito que o alcool possa agredir mais a pele das crianças, existe algum motivo alguma pesquisa recente para estarem prescrevendo em álcool? obrigada

isane monteiro

meu neto esta com molusco contagioso. Ele pode frequentar a natação?

Dra. Érica Monteiro

O paciente deve estar sob tratamento e o médico responsável avaliará se o paciente deverá ou não interromper as aulas de natação.
Dra. Érica Monteiro
Dermatologista

isane monteiro

Gostaria de saber qual o medicamento utilizado para aumentar a resistência da criança, já que o mesmo tambem é causado por este problema? Meu neto esta bem e não voltou a ter o molusco contagioso.