Você têm rosácea?

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

ruiva.JPGA rosácea é uma doença que afeta principalmente os adultos após os 30 anos de idade, podendo acometer homens e mulheres.

Caracterizada inicialmente por episódios de rubor e vermelhidão na face, ao longo do tempo pode evoluir com aparecimento de pápulas, pequenas espinhas e vasinhos na pele do rosto. Geralmente aparece em pessoas de pele delicada e sensível.

Os sintomas podem piorar com o sol, calor, frio excessivo, vento, fatores emocionais e consumo de álcool e alimentos condimentados.

Alguns portadores da doença podem apresentar inflamação nas pálpebras (blefarite).

O diagnóstico é clínico e dispensa exames laboratoriais ou biópsia. Os cuidados com a pele afetada incluem a limpeza com produtos apropriados, evitando esfregá-la, e o uso de medicamentos via local ou oral – dependendo da necessidade de cada paciente.

O laser ou a luz intensa pulsada podem ajudar na eliminação dos pequenos vasos sanguíneos que surgem no rosto.

A rosácea de evolução crônica pode causar lesões definitivas que afetam a qualidade de vida do paciente pelo aspecto inestético.

Procure o  seu médico dermatologista para orientação e tratamento.

Dra. Érica Monteiro – dermatologista

tel:11-50441064

www.dermatologia.com.br

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

85 Comentário

Adriane Schroeder

Olá dra Erika, sempre tive problemas de vermelhidão no rosto o que tornou minha vida um tanto desagradavel, socialmente falando. Na semana passada finalmente uma dermatologista me diagnosticou a rosacea, fiquei apavorada e angustiada, estou usando sabonete dermovitin, limpeza de matricaria e o tal rosex, seria isso mesmo???? estou pesquisando a doença e estou cada vez mais assustada,me ajuda por favor!!!!! E quando não se tem condições finaceiras para tratamento adequado?????
Obrigado
Adriane

Derlan Cardoso

tenho um problema no rosto ja procurei um médico e ele me disse que não tem cura, meu rost fica vermelho as veses coça sa veses arde os poros ficam dilatados minhas palpebras ardem não sei mais o que fazer qualquer creme que eu passe meu rosto não aceita, alquém ja viu alguma coisa parecida???????????

Andréa Tavares

Boa noite,
A senhora teria algum dermatologista aqui no RJ para me indicar? Descobri que tenho rosácea e gostaria de tratar com alguém que entenda bem deste assunto.
Obrigada,

Andréa

meiry

oi tenho 23 anos e descobri q tinha rosacea minha dermatologista me recomendou tomar o tretaclin nossa muito bom ele alem de sumir com o vermelhao o pus q fica tbm some e o rosto fica normal….
e sempre use protetor solar bom….

vera

Ha mais ou menos 5 meses fui diagnosticada que tenho rosácea,(já ha mais de um ano),estou tomando roacutam.A principio piorou muito mas,em seguida começou a melhorar,Hoje encontro-me em recuperação ainda.Como disse a paciente anterior,os alimentos são um fator de grande importancia,além do vento ,sol e frio e estado emocional.A aparencia vermelha e inchada são realmente deprimente mas nao se deve desanimar. Melhor ter rosácea do que outra coisa pior.Volto a dar depoimentos no decorrer do meu tratamento…

Regina Vendramin

Ola, tenho rosácea e o médico indicou o peeling de fenol para amenizar o problema. Esta correto? Pesquisei e não encontrei resposta. Por favor me oriente. Obrigadaa.

Regina Vendramin

obrigada

Dra. Érica Monteiro

Regina, fico feliz que tenha ajudado.
Atenciosamente,

Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

tel:11-50441064

http://www.dermatologia.com.br

Neide

Cara Dra. Érica. No começo do ano descobri que tenho rosácea. E desde então tenho tratado com remédios e cosméticos. Meu livro de cabeceira é o Pele Saudável, da Dra. Leslie Baumann. Ele foi fundamental no meu tratamento. Minha dermatologista é ótima, e prescreveu um cleanser, ácido azeláico, nicotinamida, um creme e filtro solar para pele sensível. Depois que li o livro troquei o cleanser, incorporei um creme noturno, troquei o filtro solar e comprei base e corretivo indicados pela Dra. Baumann. Tudo perfeito. Uma pena que tudo que uso é importado e não existe a venda no Brasil, e por isso não é tão acessível. Gostaria de saber se já existe uma nova edição do livro, com a indicação de mais produtos, pois tenho a impressão que parte das linhas de maquiagem indicadas no livro já saiu de linha.
Obrigada, e parabéns pelo site.

Daniela

Olá Dra. Érika Monteiro, bem descobri recentemente que tenho pele rosácea e estou fazendo o tratamento.Gostaria de uma dica, sobre a alimentação tem uma alimentação certa para pessoas que tem este sitomas?Se pude me ajudar fico grata.
Atenciosamente,
Daniela
Ah! Parabéns pelo site é muito importante.

Elisabeth

Olá Dra. Érika Monteiro, descobri que tenho rosácea há poucos meses, quando fui consultar com uma dermatologista e fui diagnosticada. Semana anterior fiz uma sessão com laiser, segundo ela o que aliviaria. Meu rosto ficou inchado demais (o que já tinha dito que ficaria mesmo), e agora estou somente com as manchas. Mas hoje, no quinto dia do laiser, já comecei a descascar a pele do queixo, onde está aparecendo uma pele vermelha. Mas o que li nos comentários acima é que pode-se prevenir evitando alguns alimentos? Poderia me enviar a listagem de alguns por favor? Agora também é só aguardar como será o resultado do laiser. Quanto tempo ainda levarei para descamar a pele do rosto? Ah, ela me receitou um sabonete líquido natural à base de camomila, diz que ajuda a acalmar a pele, isso antes de fazer o laiser. Obrigada.

Luciene

Sofri muito com a rosácea, ainda sofro quando paro de vez com os medicamentos… tomo sempre o Tetralysal – limeciclina – 300 mg – foi a única forma de fazer desaparecer os sintomas… vou tomar até que descubram a cura para isso.

cristiane bez

boa tarde estou gravida de 4 meses e apareçeu em meu rosto um vermelhidão,hoje tive consulta de pre natal e falei com meu medico ele me disse que é rosacea no primeiro estagio e me passou um sabonete septico e disse que quando eu ganhar o bebe vai sair ao contrario terei que fazer em tratamento, quero saber se é isto mesmo e se tem alguma outra coisa que posso usar alem do sabonete septico,pois ele não me passou mais nada ,obridaga pele atenção.

Marcos

Olá Dra. tenho rosacea faz uns 3 anos , fiz diversos tratamentos em que o vermelhidao sumia mas com o passar do tempo retornava , até que comecei a usar a Tetraciclica ( 500mg ) e uma pomada chamada Protopic que faz com que a vermelhidao diminua muito. Gostaria de saber se posso utilizar frequentemente a tetracilina e se uso prolongado desses remedios pode acaretar alguma outra doença? Obrigado Dra.

Marcos

Olá Dra. tenho rosacea faz uns 3 anos , fiz diversos tratamentos em que o vermelhidao sumia mas com o passar do tempo retornava , até que comecei a usar a Tetraciclina ( 500mg ) e uma pomada chamada Protopic que faz com que a vermelhidao diminua muito. Gostaria de saber se posso utilizar frequentemente a tetracilina e se uso prolongado desses remedios pode acaretar alguma outra doença? Obrigado Dra.

Hélio fernandes

Dra. Erica,

Minha esposa tem rosacea e recentemente assisti a um programa na tv a cabo onde foi recomendado o uso da vitamina zinco e omega 3 para tratamento da rosacea, gostaria de saber se voce tem alguma orientaçao quanto ao uso dessas vitaminas.

Obrigado,

Lino

Olá Dra.
Tenho feito vários tratamentos de pele desde minha adolescencia. Não fui um adolescente com muitas espinhas, mas eram sempre constantes. Melhoram com o tempo, porém depois de um tempo parece que voltaram. Hoje tenho 26 anos. Fiz tratamento com Roacutan. O resultado foi bom, porém menos de 1 ano depois a vermelhidao no rosto voltou. Lendo os sintomas e vendo algumas fotos, me parece que meu problema pode ser rosacea e não acnes normais como alguns dermatologistas diagnosticaram. Tenho também blefarite já diagnosticada por oftamologista e vi que isso pode tb ser uma consequencia da rosacea. Hoje meu rosto está bem vermelho e machucado. Comecei um tratamento homeopatico. Você acredita que caso trata-se realmente de rosacea, um tratamento homeopatico pode resolver?
Obrigado.

Guilherme

olá doutora, tenho 17 anos anos e sofro com vermelhidao intensa desde os 14 em situaçoes de constrangimento e minha pele é sensivel por isso ja eh vermelha mesmo sem esse tipo de situaçao. Estou procurando me informar sobre isso. poderia me indicar algum creme ou é preciso a ida em um dermatologista para um diagnóstico preciso?

obrigado.

Daniela

Olá Dra. Érica,li os comentários,e gostaria de saber mais sobre o tratamento a laser,fiquei muito interessada,pois tenho 30 anos,e luto contra a rosácea a 3 anos, e o meu último quadro não foi muito legal,pois nunca vi o meu rosto tão inflamado,tive que ficar algunsa dias sem sair de casa.Preciso da sua ajuda,e se possível for,irei fazer a consulta pessoalmente.Um abraço,atenciosamente,Daniela.

Teresa

Olá Dr. comprei o livro pele saudável fiz o teste para saber qual meu tipo de pele e deu oleosa sensível só que os produtos recomendados não vendem no Brasil só fora ,gostaria que me indicassem onde posso encontrar esses produtos indicados para meu tipo de pele gostaria que entrassem em contato comigo obrigado.

Vera Bertolucci

Tenho 69 anos, pele sensivel e rosácea leve, mas que tem se acentuado ultimanente e isto me preocupa já que as dermatologistas que consultei sequer demonstraram interesse em tratar ou mesmo demonstraram ter conhecimento sobre o assunto. Agradeceria se me fosse dada uma orientação segura a respeito, já que quero consultar um médico mas não sei qual, porque estou um pouco receosa, já que o problema se agravou depois de um procedimento feito para eliminar algumas manchas em minha pele.

valquiria monteiro

Oi dra Erica, venho sofrendo com essa vermelidão ardência há algum tempo, no inicio associei isso ao tratamento que vinha tendo pra depressão, mas findado esse eu fui percebendo que poderia estar com outra coisa que nao fosse a reação aos medicamentos depois achei q fosse uma reação alergica ha alguns alimentos agora com o agravamento dos sintomas e pesquisando na internet descobri que os sintomas q tenho são todos de rosacea inclusive com uma inflamação pesistente no olho direito por ressecamento ocular já diagnosticado pelo oftaalmologista, dra eu estou perdida e nao sei onde encontrar um proficional especializado pode por favor me indicar algum medico em belo horizonte.

zenilda

Ola Dr. tenho 36 anos e minha pele do rosto esta muito manchada eu uso ac. retinoico uma 2 vezes na semana mas parei pois meu rosto fica muito vermelho eu passo filtro solar e se tomo um pouco de sol piora muito o que faço me ajuda por favor

derlucia freitas

tenho rosacea ha 2 anos,ja tomei todos os tipos de remedios mas não tenho melhora. o que devo fazer pra reverter esse quadro? ou que remedio devo tomar? me ajude por favor . que deus ilumine seus e o seu dom de poder ajudar as pessoas. obrigada por enquanto.

andresa da silva

Bom dia!
Dr. foi diagnosticado que estou com dermatite perioral, tomei a tetraciclina e me deu alergia, hoje me passaram a diprogenta em creme, quero perguntar mesmo a senhora nao vendo meu rosto, a diprogenta limpa o rosto? e tira essas manchas vermelhas?

Sandra

Olá Dra.
Tenho 28 anos há 03 sofro com vermelhidão no rosto, ardência, sensibilidade a tudo, coceira de vez em quando, escamação, ressecamento.
Começou no canto da boca com vermelhidão, pele irritada e pequenas inflamações com pus e foi se epalhando pelo rosto todo.
Parece um ciclo. Em torno de uma semana o rosto todo fica bastante vermelho, irritado, a pele com um aspecto meio gosso, dái a pele começa a escamar ficando aparentemente lisa por uns 3 ou 4 dias (porém ainda um pouco avermelhada) e logo começa tudo de novo.
Já percebi alguns vasinhos nas bochechas que não somem.
E há uns 2 anos percebi uma mancha no pescoço que começou com aspecto avermelhado, depois de 1 mes mais ou menos ficou roxa e depois de algumas semanas por fim a pele roxa na região dessa mancha se tornou flácida, enrugadinha, lisa e bilhante, bem fininha, podendo ser rompida com facilidade. Essa mancha não desaparece e não melhora e outras começaram a aparecer também no pescoço e no colo.
Depois de tudo que li aqui percebi que posso estar com rosacea. Já estive em vários dermatologistas e nenhum levantou essa hipótese, todos os tratamentos indicados só pioraram a situação. Quanto às manchas não sei o q pode ser. Segundo o dermatoligista são manchas causadas pelo sol, mas o tratamento prescrito não deu resultado, pelo contrário, apareceram mais manchas.
Não sei o que fazer e tudo isso tem me causado muitos constrangimentos e alteração de humor.
Gostaria de saber se a escamação e o ressecamento são característicos da rosacea ou se o caso pode ainda se tratar de alguma outra doença.
Devo me preocupar com as manchas?

vilma

ola.eu sinto muita quentura no meu rosto e
manchado cheio de pintinhas vermelhas queria
saber o resultado.

Débora

Bom dia, a dermatologista me receitou um creme a base de metronizadol e neomicina,nunca usei nada no rosto que não fosse a em forma de gel, é recomendado usar este a base de creme?
obrigada e parabéns pela página, gostei muito.

Calnito Odorizzi

Preciso urgente tratamento para rosaceas no meu rosto,mto vermelho e piorante,se alguem puder me indicar um remedio,ficaria mto grato.

itamara

gostaria de saber qual a alimentação adequada para quem tem rosacea????

Vanderléa Aparecida Balduci de Mello

Cara doutora Érica, minha mãe descobriu que tem rosacea no rosto e ela esta muito preocupada, pois esta muito vermelho e ela diz que a pele parece que pinica, a médica receitou um tratamento para o dia e a noite, uma vez ao dia um creme chamado Elidel, e a noite uma pomada feita em farmacia de manipulação, metromidazol 1% que ela guarda na geladeira, mas o creme para o dia aumentou ainda mais a,vermelhidao e inchou a pele, o que a senhora acha disso? muito obrigada pela atenção.

Giselle

Drª.Erica, tenho uma filha que desde os 3 anos tem problemas de pele vermelha no rosto com o surgimento de pequenos “espinhas”. No inicio diagnosticaram dermatose pilar, mas com o passar dos anos (hoje com 10anos) percebo que está agravando. Me disseram que poderia ser rosácea. Qual seria o tratamento que poderia ser utilizado? Grata. Giselle

Denice

´Dra. Érica, desde menina quando tenho qualquer mudança de sentimento emocional a minha pele do rosto ficava vermelha só que não encomodava porque logo desaparecia o avermelhão, depois dos 30 anos não só fica vermelha a pele do rosto como enche de caroços e inflama, arde muito eu, uso o creme dermatológico que tem essas substâncias cetoconazol+dipropionato de betametasona|+sulfato de neomicina sinto que se tornou crônico devido amenizar com o creme, porém em qualquer situação emocional volta tudo de novo e eu sofro muito com isso, preciso da sua ajuda. desde já fico muito grata.

luis henrique andrighe

oi doutora td ben tenho 19 anos e tenhos uns vzinhos no rosto oqu devo fazer????ten algun tratamento para eles????
queria faze o laser mas e muito caro??????obrigado beijao

andreia

MINHA MÃE SOFRE DE ROSÁCEA E DESEJA FAZER USO DE PMMA QUE POR SUA VEZ É INIMIGO DE ESQUENTAMENTO E FAZENDO USO DE REPOSIÇÃO HORMONAL DEVIDO MENOPAUSA ELA SENTE AINDA CALORES INTENSO ,SERÁ QUE SERIA ARRISCADO.