Atualização em Dermatologia – Parte 4

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

rosto-sem-rugas.JPGOs preenchimentos são sempre um tema constante nos Congressos de Dermatologia. Os fabricantes têm desenvolvido novas tecnologias que permitem a obtenção de produtos mais seguros e eficazes.  Vamos rever alguns conceitos e colocar as novidades que foram destaque nesse Congresso em relação aos preenchimentos com ácido hialurônico.

O que é preenchimento?

O preenchimento é consiste na correção de sulcos, rugas e aumento de volume de várias partes do rosto ou do corpo com uso de substâncias injetáveis, como o ácido hialurônico.
O que é o ácido hialurônico?

Trata-se de substancia encontrada naturalmente no nosso organismo. Na pele, ele é uma substancia gelatinosa situada entre as fibras de colágeno e elásticas, ajudando na sua sustentação. Com o processo de envelhecimento, há uma degradação e destruição do ácido hialurônico natural do organismo. O ácido hialurônico que usamos para correção das rugas e sulcos é fabricado em laboratório com estrutura semelhante ao natural, por isso não necessita de testes antes de sua aplicação e ele vai sendo naturalmente eliminado pelo organismo.
Como é feito o preenchimento com o ácido hialurônico?

Não se tratando de uma intervenção cirúrgica, não necessita de internação hospitalar, sendo feito no consultório do médico. Aplica-se um anestésico no local a ser tratado (anestésico tópico em creme ou anestésico local). Uma agulha muito fina é utilizada para aplicar o produto sob a ruga, sulco ou para aumentar o volume do local a ser tratado.

O que pode ocorrer após a aplicação?

O preenchimento com o ácido hialurônico é um procedimento médico seguro, mas pode ocorrer aparecimento de pequeno inchaço após a aplicação que melhora com aplicação de compressas frias. Podem aparecer manchas roxas (hematomas) que podem ser disfarçadas com maquiagem ou base, desaparecendo em dois ou três dias. Raramente pode ocorrer reação alérgica ao produto, com vermelhidão local, coceira e aparecimento de um nódulo no local da aplicação, por se tratar de um produto totalmente reabsorvível os eventuais eventos indesejados desaparecem após o uso de antiinflamatórios tópicos, locais ou em comprimidos via oral.
Quanto tempo dura o preenchimento?

Dependerá da área tratada, da quantidade de produto utilizada e de fatores individuais de cada paciente. Geralmente dura de 5 a 12 meses. Recomendamos aplicações periódicas para manutenção dos resultados.
Onde o ácido hialurônico pode ser utilizado?

Pode ser aplicado no rosto para definir o contorno e aumentar o volume dos lábios, para correção de rugas e sulcos do rosto, tratamento de cicatrizes de acne, redefinição de contornos faciais, rejuvenescimento das mãos (dar volume), rejuvenescimento do lóbulo da orelha. Muitos outros lugares podem ser tratados de acordo com a orientação médica.

Quais as orientações para o pós aplicação?

1- Não manipular (tocar) as áreas tratadas.
2- Poderá ocorrer vermelhidão, inchaço e formação e pequeno hematoma no local de aplicação que desaparece em poucos dias e pode ser disfarçado com base corretiva ou maquiagem.
3- Poderá haver a percepção de “bolinhas” (nódulos) palpáveis no local da aplicação, que deverá desaparecer em torno de 30 dias.
4- Poderão ser necessárias outras sessões para obtenção e manutenção do resultado desejado.
5- Se ocorrer qualquer problema, seu médico deve ser informado.
6- Não realizar nenhum outro procedimento estético sem comunicar seu (sua)
       médico(a).

Quais produtos com ácido hialurônico estiveram presentes no Congresso Europeu?

As marcas Restylane, Teosyal, Belotero e o Esthelis estiveram presentes. Dessas, somente o Restylane, o Teosyal e o Esthelis estão disponíveis no Brasil. O Restylane é um produto particulado e o Teosyal tem uma tecnologia inovadora onde o produto obtido é um gel uniforme. O Belotero tem uma estrutura radial e ainda não é encontrado no Brasil.

Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

www.dermatologia.com.br

tel:11-50441064

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

17 Comentário

Allan Robson

Olá à todos sou Allan Robson
Sabemos que o ácido Hialurônico aplicano nas regiões promove uma melhor absorção de substâncias hifratantes, porém não deve-se parar os cuidados, uma vez que ele é uma boa ajuda, mas não a solução para o tratamento, sendo assim indispensável a hidratação da pele diariamente, pelo menos ao dormir e ao acordar.
O segredo para pele bonita contunia sendo:
Boa alimentação
muita água
evitar álcool, cigarro, açúcar
Protejer-se do sol
e hidratação
Grato Allan

Allan Robson

Corrigindo, o ácido do qual falo acima é aquele usado para uma maior absorção de água, ou seja, aplicado na pele para promover a hidratação, esta informação procede doutora?
Grato Allan

Paula

Ola,
A alguma diferença entre as marcas restylane e Perfecta ?
qual seria o melhor para aumentar os labios ?
realmente absorve tudo em 6 meses ?
agradeço !!!

Dra. Érica Monteiro

Paula, os dois produtos são constituídos por ácido hialurônico estabilizado. Apesar disso, existe diferença na viscosidade, na concentração, pois são produtos de fabricantes diferentes. O médico que fará o procedimento deve avaliar a área que será tratada e as características individuais do paciente para escolher qual dos preenchedores com ácido hialurônico estará mais indicado para cada caso.
Atenciosamente,
Dra. Érica Monteiro- Dermatologista

tel: 11- 50441064

FERNANDO GOBBATO

Prezada Dra. Érica

Estive lenbdo seu artigo e, como distribuidor exclusivo do Esthélis no Brasil, gostaria de lhe informar que os produtos Esthélis e Belotero são idênticos. A diferença está apenas no nome e na embalagem. O belotero faz parte de uma fusão entre o laboratório Anteis, fabricante do Esthélis e dono da patente da fórmula do produto, e do laboratório Merz, que obteve licença para distribuir o Esthélis sob nome de Belotero na Alemanha e nos EUA. O Belotero não estará disponível no Brasil pois aqui é comercializado na forma de Esthélis, nas apresentações Basic e Soft. Estou à sua disposição para o que for preciso.
Atenciosamente
Fernando Gobbato
Sócio-Diretor
Dermalis Ltda

FERNANDO GOBBATO

Dra. Érica
Estou diponibilizando nosso telefone para contato: 54.3025.5440.

Dra. Érica Monteiro

Fernando, que bom saber que o Belotero e o Esthelis são o mesmo produto, assim podemos trabalhar com ele aqui no Brasil.
Obrigada pelo esclarecimento!
Atenciosamente,
Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

tel:11-50441064

alda vitoria pires

olá,eu tenho um bebê 1ano e 06 meses, na pele dele está aparecendo tipo uns forunfos, primeiro apareceu tipo alegia, pq a pediatra dele passou unkam (remédio evitar gripe). hj eu não sei que eu faço, já passei tanta pomada, por ultimo ele está usando desomel(loção), porque ele apresentou tipo alergia de calor, me ajuda, vc aconselharia procurar dermatologia ou alergista, vou esperar uma resposta urgente, mas orienta um remedio para estes forunfos e as picadas de insetos.

izabel cardoso vastro

dra. fiz um preechimento com uma cirurgiã e fiquei com nodulos nos olhos ,já faz 2 anos e não desmanchou ,já usei vários cremes e formúlas mas não acabou, e morro de vergonha por favor meajude .Tenho 68 anos ,mas me amo.Obrigado Izabel

Milene de sousa

ola !a respeito do acido hialuronico queria saber se ja posso aplicar no meu rosto tenho 22 anos e marcas de expressao perto do nariz ate o canto da boca eu odeio elas e fiquei muito interessada em preenchimento por favor me responda.Milene

marcia

eu queria saber sobre á aplicaçãõ do mesmo na mama como foi divogado na revista boa forma é se em belo horizonte já´chegou.

jerônima campos moraes

tenho 62 anos,gostaria de fazer preenchimento nos sulcos, mas tenho uma ruga de exoressão na qual ja usei botox e não desapareceu. Posso faser preenchimento tambem neste lugar?
abraços e feliz 2009.

gisele moraes

Fiz aplicacao de restylae ha um mes na olheira ( palpebra inferior ) ja havia feito antes ha 2 anos atras com outra medica e havia ficado maravilhoso.ambos os medicos sao famoserrimos e bem conceituados. Porem desta vez me parece q fiquei inchada. Piorou o aspecto das olheiras. Ficou mais escuro mesmo não tomando sol e não ficou uniforme. Oq reparei na diferenca das aplicacoes foi q ele colocou o produto mais profundamente desta vez e foi mais agressivo enquanto ela ha 2 anos quando ficou bom colocou mais superficial. Ja passou mais de 1 mes. Fiz compressas usei arnica. Cataflan. Hirudoide. Tudo e me parece cada vez pior. Oque eu faco?

Neusa

Dra.Érica pretendo fazer uma aplicação de ácido hialuronico no código de barras ( pequenas marcas ao redor dos lábios ). Fiz uma consulta c/ uma dermatologista e disse a ela que queria que ficasse bem discreto e não formasse granulos no local e gostaria que ela usasse um produto molinho. Ela disse que seria bom aplocar um ácido hialuronico marca global. Procurei na internet e não encontrei nenhum produto c/ essa marca. Então recorro a Sra. Se puder me esclarecer, desde já agradeço.

edvaldolopo de souza

gostaria de saber quanto fica está aplicação,meu telefone23022515

elaine cristina higashi

gostaria de saber se ja tem acido hialuronico em comprimido ,e se tem algum efeito, e quantas mg tem q tomar pra ter efeito e se funciona, ou isto e mito?

Fernanda

Dr. Érica, boa tarde!
Estou prestes a fazer um tratamento de preenchimento e minha médica sugeriu dois produtos o juvederm (duração maior) ou perfecta, este ultimo mais barato. Qual acha que devo fazer? A qualidade do perfect é boa? Qual a diferença no tratamento? Não gostaria de pagar mais barato e depois me arrepender, mas tb não gostaria de paga mais caro, caso na verdade os dois em qualidade sejam iguais.
Aguardo seu retorno.
Muito obrigada.
Fernanda