Superdicas para pele oleosa e sensível

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

rosto-mulher.JPGOs Tipos de Pele oleosa e sensível são vulneráveis às erupções (espinhas, cravos, cistos, pápulas,…), que podem deixar cicatrizes, especialmente se você as cutuca e espreme incorretamente. Os produtos de tratamento diário devem previnir essas erupções para evitar sequelas como manchas e cicatrizes. 

Não ponha vapor na sua pele, nem aplique água quente, nem coloque um cubo de gelo na sua espinha. Todos esses procedimentos causam uma rápida alteração na temperatura, o que é prjudicial para peles sensíveis. Alguns acreditam que a exposição solar pode ajudar na melhora da acne, mas, como a acne piora no verão, não acredito que isso ajude.
O melhor a fazer é deixar a espinha “em paz” e aplicar uma medicação que contenha ácido salicílico ou peróxido de benzoíla no local.
Tratando manchas escuras
Para manchas escuras, aplicar um produto clareador para a pele, certificando-se de utilizá-lo após limpeza e tonificação, mas antes de outros produtos recomendados.  Inicie o uso desses produtos imediatamente após aparecer qualquer mancha escura e continue o tratamento até que as manchas tenham desaparecido totalmente. Você também pode utilizar nas manchas escuras que já teve há algum tempo. A escolha da Dra. Baumann: A Pigment of Your Imagination Gel da Philosophy.

Esfoliação
Usar um esfoliante facial pode ser útil para alguns tipos de pele, mas não se sua pele for sensível, pois a esfoliação vigorosa pode desencadear um processo inflamatório com aparecimento de manchas escuras. Se você usa ácidos no rosto prescritos pelo seu dermatologista (como os retinóides), saiba que eles naturalmente já esfoliam a pele.

Proteção solar para a sua pele
A utilização, a todo o momento, de um filtro solar de amplo espectro de proteção, isto é, que bloqueie os raios UVA e UVB é importante para todos, independente da cor da pele. Proteções maiores devem ser feitas para pessoas de pele clara. As pessoas com a pele oleosa preferem produtos em gel, loções leves e sprays que normalmente deixam uma sensação melhor que a deixadas pelos cremes e loções gordurosas. Se sua pele for oleosa e sensível, a barreira física dos filtros solares que contêm dióxido de titânio ou óxido de zinco são melhores que os filtros solares químicos, que podem coçar ou queimar. Mesmo usando protetor, você verá que ficará um pouco bronzeado, pois nenhum filtro consegue nos proteger 100% das radiações do sol.
E lembre-se de que evitar totalmente o sol é a melhor opção se você tem melasma ou manchas de pele.

Fonte: “The Skin Type Solution”, livro escrito pela Dra. Leslie Baumann e que logo será vendido em Português pela Editora Campus Elsevier. Eu, Dra. Érica Monteiro, fiz a adaptação para a língua portuguesa e recomendo a leitura para todos os que são apaixonados pela sua pele e que desejam conhecer mais sobre ela.

Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

tel:11-50441064

www.dermatologia.com.br

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

40 Comentário

Andrea Nogueira

Dra. Érica, gostaria de comprar o livro,onde posso encontrar?
Obrigada,
Andrea

Dra. Érica

Boa noite, Andrea

O livro “the Skin Type Solution” pode ser comprado pelo site da Dra. Baumann http://www.DrBaumann.com . A versão em português será lançada no segundo semestre de 2007 pela editora Campus Elsevier.
Atenciosamente,
Dra. Érica Monteiro

Andrea Mogueira

Dra Erica

Fui no site http://www.drbaumann.com mas não entendi nada, nfelizmente naõ leio em inglês, por isso vou esperar o livro sair em português. A doutora sabe quanto vai custar? Vai demorar para chegar aqui no Rio de Janeiro?
Obrigada e descpe por tantas perguntas.

Andrea Nogueira

Meu nome saiu errado. è Andrea Nogueira. Obrigada.

Kamyla

Tenho muitos cravos e espinhas que não tem olho (uma moça que fez uma limpeza de pele em mim uma vez disse que era milho) e tenho mania de ficar tirando não danifiquei minha pele ainda, mas, existe algum tratamento realmente eficaz para isso? minha pele é bem oleosa.
Obrigada

Allan Robson

Olá como vai Drª?

Bom eu gostaria de saber quais são os tipos de peelings indicados no clareamento de manchas decorrentes da acne.
Não possuo mais Acne pois fiz tratamento com isotretinoína.
Porém as manchas ficaram e após 7 meses do uso do medicamento já posso fazer uso de peelings ou tertinoína.
Também gostaria de saber se existe alguma substância capaz de diminuir a oleosidade excessiva da pele que deixe um efeito matte.

Grato Allan

Dra. Érica

Bom dia, Allan

Vários tipos de ácidos podem ser utilizados para fazer o peeling químico. Alguns agentes são mais utilizados para clarear a pele, como o ácido retinóico, o ácido salicílico, a solução de Jessner e o ácido glicólico. A escolha dependerá da localização da mancha, do tipo de pele do paciente e do preparo da pele.
Atenciosamente,
Dra. Érica Monteiro-Dermatologista
http://www.dermatologia.com.br
tel:1-50441064

Allan Robson

Bom dia Drº Érica!!!

Com base em sua experiência ampla, gostaria de saber quais medidas e tratamentos são eficazes no tratamento da pele excessivamente oleosa.
Será que existe cirurgia?

Grato Allan

Dra. Érica

Boa noite, Allan

Recomendo que você faça a avaliação com o método da Dra. Baumann para classificar seu tipo de pele. Depois, você poderá seguir as orientações que ela dá para pessoas com a pele oleosa. Se não melhorar em 3 meses, aí recomendo que você se consulte pessoalmente com o seu médico dermatologista para ver a possibilidade de fazer um tratamento sistêmico.
O livro da Dra. Baumann em inglês chama “the skin type solution” e pode ser comprado pela amazon.com . Se preferir ler em português poderá aguardar o lançamento do livro pela editora Campus Elsevier que está previsto para o segundo semestre de 2007. A adaptação do livro em português foi feita por mim.
Atenciosamente,
Dra. Érica Monteiro-Dermatologista
http://www.dermatologia.com.br
tel:11-50441064

Allan Robson

Muito obrigado Drª

A propósito poderia enviar por e-mail o valor que a senhora cobra pela consulta assim como o endereço de sua clínica, moro em São Paulo-SP:

allan-japan@hotmail.com

Grato

Dra. Érica

Boa tarde, Allan

Para obter informações sobre o meu trabalho você poderá utilizar o telefone 11-50441064 e conversar com a enfermeira Sônia.
Atenciosamente,

Dra. Érica Monteiro – Dermatologista
http://www.dermatologia.com.br
tel:11-5044 1064

CINTIA DURANTE

Qual é melhor melani d ou melora d4

Dra. Érica Monteiro

Bom dia, Cintia

Os dois produtos são bons, mas a indicação deles é diferente.
Atenciosamente,
Dra. Érica Monteiro
Dermatologista
tel: 11-50441064

Luciana Molinari

Cintia, descupe me intrometer na sua conversa mas encomendei o livro pele saudável da dra Erica para saber meu tipo. depois de ler o livro, marcarei uma consulta para ver se estou seguindo direitinho as recomendações.
Abraços,

Luciana

sterfania silva

olá Dra.Érica quero saber qual o melhor peeling pra tirar cicatrizes de espinhas ? e gostaria de ter mais informações no meu e-mail:sterfania_pereira@hotmail.com sobre produtos que possam ser comprados na farmacia para esse caso.

grata Sterfania

rosa martins

Tenho estrias nos seios. Jah fiz ac. retinoico mas nao adiantou. Vc tem alguma outra opcao? As estrias aumentam com o tempo. Antes na lateral e depois na mesial dos seios.

Eliane

Tenho manhas na pele do rosto causadas recentemente por unhas tenho a pele mulata e as manchas ficaram pretas tenho passado clariderm clarearam pouca coisa devo tirar a laser ou pomada resolve?

Dra. Érica Monteiro

Eliane, as peles morenas tendem a pigmentar e formar manchas. Não acredito que o laser seja uma opção, mas o tratamento clínico e alguns procedimentos superficiais podem ser úteis. Para mais dicas de como cuidar da sua pele, indico o livro PELE SAUDÁVEL da minha amiga dra. Baumann, lá você poderá fazer o teste que determina o seu tipo de pele e verificar quais são os principais cuidados que você deve ter para evitar problemas. Recomendo também que não deixe de ir ao seu dermatologista para fazer os programas avançados de tratamento para sua pele.
Atenciosamente,
Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

tel:11-50441064

Viviane Saraiva

Dra Erica, por favor onde eu acho o produto da Philosphy? Eu fui pra praia, e minha pele descascou e fiquei com umas manchas meio marrozinhas, gostaria muito de usar o Pigment of Your Imagination, onde eu acho aqui em São Paulo? Meu email

Muito obrigada!

Dra. Érica Monteiro

Viviane, aqui em São Paulo ainda não está disponível. Você pode comprar nos EUA ou pelo site da Dra. Baumann: http://www.theskintypesolution.com Clicar em purchase products. Parte da renda obtida com a venda de produtos do site é revertida para a Dermatology Foundation.

Atenciosamente,

Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

tel: 11-50441064

paulo faria

minha pele do rosto e muito óleosa e gostaria de conter isso …teria como ??

Dra. Érica Monteiro

Bom dia, Paulo

Recomendo que você faça a avaliação com o método da Dra. Baumann para classificar seu tipo de pele. Depois, você poderá seguir as orientações que ela dá para pessoas com a pele oleosa (precisa diferenciar entre as sensíveis e as resistentes). Você deve seguir a rotina diária de cuidados com a pele, usar os ativos indicados para o seu tipo e eviatar os que pioram a oleosidade (todos estão listados no capítulo referente ao seu tipo de pele). Siga o tratamento no mínimo por 3 meses, se melhorar muito pouco ou se não melhorar trata-se de um caso mais resistente, nesse caso recomendo que você se consulte pessoalmente com o seu médico dermatologista para ver a possibilidade de fazer um tratamento sistêmico.
O livro da Dra. Baumann em inglês chama “the skin type solution” e a versão em português é o livro PELE SAUDÁVEL que foi traduzido e adaptado por mim.
Atenciosamente,
Dra. Érica Monteiro-Dermatologista
http://www.dermatologia.com.br
tel:11-50441064

leonardo

Oiii,Boa tarde!!!
bom!! eu tenho a pele bastante oleosa
+ eu trato bem dela
eu uso sabonete de enxofre q tira totalmente o exesso de
oleosidade!!!
+ agora eu suspendiii o uso do sabonete
pra mim poder
usa outro produto ” q é a linha cleaskin”
(((produto da avon)))
+ esse produto num tirou nem um pouco da oleosidade
da minha pele…
então eu queria saber se eu poço usa os protudos da avon
q é 1 de limpar outro de tratar e outro de tonificar
e o sabonete de enxofre???
então é isso
eu poço usar os produtos da avon durtante o dia e a noite eu posso usar o sabonete antes de dormir???
ou devo opitar por um deles??
qual dos 2 é melhor!!!qual faz + efeito???
agradeço des de jah**

Rafaela

Eu tenho poucas espinhas(casualmente)eh tbm tenho algumas bolinhas na testa(são quase impercepitiveis)mais fui a dermatologista e ela me passou um remedio (para manipular),um protetor solar e um sabonete.Mais eu fui manipular o remedio de passar na pele,a moça(especialista)disse que esse remedio é um clareador de pele,queria saber então,se esse tal clareador(com alguns compostos)realmente tira espinha,ou a alivia na pele?
Mesmo que são poucas espinhas desejo muito tira-las..q quero saber se esse clareadro irá realmente diminuilas ou tira-las totalmente?
Lembrado-se que,minha dermatologista que passou.
Obrigada!

Dra. Érica Monteiro

Rafaela, o balconista da farmácia ou o farmacêutico não devem discutir a prescrição médica com o paciente, se ele ela) tiver alguma dúvida, deve telefonar para o médico que fez a receita. Você também deve esclarecer sua dúvida com o médico.
Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

http://www.dermatologia.com.br
Tel:11-50441064

Anelisa

Dra. Érica,, não concordo com o que disse sobre o farmacêutico discutir sobre MEDICAMENTOS, sendo que ele é formado e informado muito bem sobre isso. Os médicos são bons em dar diagnósticos,mas receitando muitos são péssimos. Se informam pelo DEF, coisa que até eu faço, e pelos folhetos que as idustrias farmacêuticas distribuem. Um farmacêutico passa anos se especializando em medicamentos, enquando os médicos tem uma ou duas matérias na faculdade. Infelizmente esse país é corrupto e a classe médica domina tudo. O mais correto seria o médico diagnosticar e o farmacêutico prescrever.

Dra. Érica Monteiro

Anelisa, aceito o ponto de vista de todos, mas preciso fazer alguns esclrecimentos. Afirmo com convicção que o balconista da farmácia ou o farmacêutico não devem discutir a prescrição médica com o paciente, se ele (ela) tiver alguma dúvida, deve telefonar para o médico que fez a receita. Tratar uma doença é muito mais do que prescrever um medicamento.Você está enganada quanto a formação médica, quem disse que temos uma ou duas matérias na faculdade? A farmacologia é só uma PEQUENA parte da terapêutica, temos terapêutica do primeiro ao sexto ano da graduação e mais em toda a residência e na vida toda. Eu, por exemplo, não tenho nem DEF no meu consultório…, só tive uando me formei. Existem médicos que podem até ter o perfil descrito por você, mas são aqueles que têm má formação, ou que não são dedicados, ou que infelizmente vieram dessas dezenas de escolas médicas de qualidade duvidosa.
O farmacêutico não tem nenhuma condição para prescrever medicamentos para pessoas, o trabalho dele sé no laboratório, “in vitro”, na vida real “in vivo” a ação da droga é muito diferente, digo isso com segurança, pois há 8 anos sou consultora da indústria farmacêutica e convivo com eles tods os dias, eles conhecem a droga, mas não têm conhecimento do funcionamento do corpo humano na saúde e na doença. Dar remédio é uma coisa, tomar uma conduta terapêutica que pode ou não incluir aprescrição de um remédio é outra muito diferente.
Continue participando, assim terei a oportunidade de esclarecer essas dúvidas que considero muito importantes.
Atenciosamente,

Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

http://www.dermatologia.com.br
Tel:11-50441064

Jhonatas

Olá Doutora, tenho uma pele oleosa, e muitos cravos, porém nenhuma espinha. Não sei o que fazer para acabar com a oleosidade e com os cravos, fiz algumas limpezas de pele em esteticistas e alguns meses depois muitos cravos apareciam. Lendo alguns artigos não achei uma explicação exata para os cravos e espinhas, porém muitos como o acima citado atribuem o fato da oleosidade contribuir com o aparecimento de cravos, então associo a oleosidade e percebo também que meus poros são muito dilatados, o que também poderia ser um fator para o acumulo de sujidades. Gostaria de saber sua opinião e aproveitar para saber o que significa Limpeza de Pele Luz Pulsada, qual a diferença, e se existe tratamento para esses poros dilatados! Obrigado!
Obs. Lavo a pele diariamente com sabonete, uso sauna uma vez por semana, uso esfoliante. Não tenho uma pela ruim, normal, so queria que fosse menos oleosa, com menos cravos e com os poros mais fechados.

Dra. Érica Monteiro

Jhonatas, recomendo que você faça a avaliação com o método da Dra. Baumann para classificar seu tipo de pele. Depois, você poderá seguir as orientações que ela dá para pessoas com a pele oleosa e com acne. Você deve seguir a rotina diária de cuidados com a pele, usar os ativos indicados para o seu tipo e eviatar os que pioram a oleosidade (todos estão listados no capítulo referente ao seu tipo de pele). Siga o tratamento no mínimo por 3 meses, se melhorar muito pouco ou se não melhorar trata-se de um caso mais resistente, nesse caso recomendo que você se consulte pessoalmente com o seu médico dermatologista para ver a possibilidade de fazer um tratamento sistêmico.
O livro da Dra. Baumann em inglês chama “the skin type solution” e a versão em português é o livro PELE SAUDÁVEL que foi traduzido e adaptado por mim.
O laser, a luz intensa pulsada ou o LED (diodos emissores de luz) pode ajudar no “fechamento dos poros”, pode-se fazer a limpeza de pele e , logo em seguida, fazer o LED, ou esperar alguns dias e fazer o laser ou a luz pulsada.
Atenciosamente,
Dra. Érica Monteiro-Dermatologista
http://www.dermatologia.com.br
tel:11-50441064

Rodrigo Belchior

Dra. Érica Monteiro, não considero minha pele muito oleosa, mas, gostaria de saber se esses sabonetes esfoliantes realmente resolvem os casos de acme, ou cravos? , Mascaras de argila também ajudam a resolver esses casos? Desde já agradeço.

Rafael Almeida

Olá,Dra.

Nao tenho muitas espinhas,porém quando as tenho, sao com nódulos,por dentro da pele,muuuuuito doloridos, limpo sempre minha pele, uso medicamentos, talvez por isso as espinhas nao estejam tao vulgares..

Como deo fazer com essas espinhas, pois uso um medicamento,Benzac, quando o passo, ela comeca a se expor para fora da pele e fica amarelinha..
O que fazer? Furar? Esperar secar?
Elas pouco sangram, os nodulos sao bem grandes e com muito pus..

E quanto a alimentação,ultimamente estou evitando algumas coisas como manteiga, refri, fritura.. Algum conselho?

Agradeço desde já,por seu maravilhoso trabalho e atencao que nos presta..

Beijo no coração!

Ana Cristina Prado

Olá doutora,fiz um tratamento usando cloroquina com deflazacort e mais alguns todos manipulados,o problema que apareceu umas manchas marrons no meu rosto e no buço,estão horríveis gostaria de saber se existe tratamento para clarear minha pele porque essas manchas estão me encomodando e me envelhecendo muito,tenho 36 anos estou desesperada,já fiz tratamento com dermatolog. aqui em são bernardo,me passou um acido para usar a noite e um protetor solar fiz o tratamento mas não adiantou nada,existe um outro tipo de tratamento que eu possa fazer.Aguardo sua resposta,desde já agradeço.

Anderson

Oi Doutora, tenho uma pele oleosa, e muitos cravos, porém nasce algumas espinhas no meu nariz onde e oleosa e ficaram alguns buracos ja visiveis . Não sei o que fazer para acabar com a oleosidade e com os cravos , e se tem algum tratamento ou cirurgia para fechar esses buracos obrigado .
Anderson

Emmanuela

Olá Dra. Érica,
Eu tenho pele oleosa, sensível, não pigmentada e firme. Tenho tendência à acne e uso anticoncepcinal para controlar, porém eventualmente surgem algumas espinhas. Tenho também dermatite seborréica e controlo com Cetoconazol.
Apesar de ter pele firme, me preocupo com o envelhecimento e tomo alguns cuidados necessários. Porém tenho algumas dúvida: Para evitar o envelhecimento, mesmo uma pele oleosa precisa de hidratante? Peles oleosas devem usar um adstringente após o gel de limpeza, mas sendo oleosa e sensível ao mesmo tempo, é recomendado o adstringente? E o esfoliante também?
Obrigada.

Amanda

DRA.
eSTOU COM UM SERIO PROBLEMA DE ESPINHAS QUE NAO DESAPAREÇEM NEM POR DECRETO,E O PIOR QUE ESTAO COMEÇANDO A MANCHAR MINHA PELE,GOSTARIA DE SABER O QUE POSSO PASSAR P/ ESPNHAS ACABAREM E QUE DEVO PASSAR PARA TIRAR AS MANCHAS QUE ELA JA CASOU.MINHA PELE É BASTANTE OLEOSA,INFELIZMENTE NAO TENHO CONDIÇOES DE PAGAR UM DERMATOLOGISTA PARA MIM.OBRIGADA

Juliana

Boa tarde Dra
Gostaria de tirar uma pequena dúvida. Faço tratamento há muito tempo c/ uma dermatologista e tenho usado Retin A micro, mas faz um tempo que minha pele não reage e está cada vez mais oleosa. Isso pode ter conexão com o medicamento?
Obrigada

Angélica

Olá Dra.
Tenho manchas escuras na pele causadas por espinhas, o que devo fazer?

Grata.

Monica

Boa Tarde Dra.

Fiz a minha sobrancelha e a moça utilizou cera de mel segundo ela, isso me causou uma alergia no qual fiquei cheia de carocinhos tipo cravos mas o que esta me irritando muito é que a minha testa esta muito oleosa mais do que já era, o que eu posso usar?

Grata.

Ana Carolina

Olá Drª,

minha pele é muito oleosa e tenho algumas espinhas na testa que não saem com nada…uso adstringente todos os dias e esfoliante também…o que posso fazer?

Grata.

julia

ola,
apertei algumas espinhas e cravos na testa, e ficou vermelho onde apertei. como posso tirar/amenizar a vermelhidao e tornar o processo de cicatrizacao mais rapido?
obrigada