Superdicas para pele seca, sensível e para rosácea

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

ruiva.JPGSe você tem a pele seca e sensível pode ter apresentado qualquer um dos seguintes problemas:
– Ressecamento
– Descamação
– Vermelhidão
– Queimação
– Rugas
– Maquiagem marcada na área das rugas
– Descamação nas pálpebras 
– Lábios ressecados com pele descamando
– Pele do rosto áspera
– Pele opaca e sem brilho
– Pele irritada quando em contato com lã ou outros produtos ásperos
– Acne leve
– Pequenos vasinhos no rosto

Muitas pessoas com a pele seca e sensível de cor clara podem ter muitos vasinhos no rosto, deixando o rosto ruborizado (vermelho).  Esse quadro pode ser rosácea.

Se seu médico dermatologista diagnosticou que você tem rosacea, leia mais sobre o quadro e procure ajuda para tratar sua pele.

O que é rosácea?
A rosáea pode ser encontrada nas pessoas de pele seca e sensível e também nas pessoas de pele oleosa e sensível. Os quatro principais sintomas da rosácea são:
1- Vermelhidão facial e rubor
2- Acne com pápulas e espinhas
3- Vasos sanguíneos faciais visíveis
4- Glândulas sebáceas grandes que causam espessamento e vermelhidão no nariz
Você pode ter um ou mais desses sintomas ao mesmo tempo e cada sintoma requer um tipo diferente de tratamento. No entanto, ao apresentar somente um sintoma, não necessariamente significa que você desenvolverá os outros. Se você tiver qualquer um desses sintomas de rosácea, procure por ajuda o quanto antes, pois, fazendo o tratamento, você pderá prevenir que outros estágios tardios da rosácea se desenvolvam.
Os estágios tardios da doença podem e devem ser evitados.

Como Rosemary percebeu, é estressante ter rosácea. Estudos indicaram que os que têm rosácea freqüentemente têm baixa auto-estima. Quando a rosácea está em crise, a pessoa quer se esconder. Contudo, se você têm isso, é melhor encarar o fato e fazer o tratamento.

Os pacientes com rosácea frequentemente chegam ao consultório com um ou mais dos seguintes problemas:

– Vermelhidão facial e rubor
– Manchas vermelhas
– Dificuldade para se bronzear e queimaduras freqüentes
– Espinhas
– Oleosidade facial
– Poros abertos
– Erupções faciais ou placas vermelhas descamativas, especialmente em torno do nariz
– Vasos vermelhos ou azuis visíveis na face
– Protuberâncias amarelas ou da cor da pele que apresentam um afundamento na sua parte central (essas glândulas sebáceas aumentadas são chamadas de hiperplasia sebácea)
– Nariz aumentado
– Rugas, linhas na testa e pés-de-galinha
– Risco aumentado de ter câncer de pele não melanoma (ou seja, tipo carcinoma baso celular e carcinma espino celular). Isso para as pessoas de pele clara.

A exposição solar piora a rosácea e todos os sintomas do espectro da rosácea.

CUIDADOS DIÁRIOS COM A PELE
Quais são os produtos para cuidados com a pele melhores para atender as suas necessidades? Sua principal preocupação deve ser a oleosidade e a vermelhidão facial, junto com a tendência ao aparecimento de vasinhos no rosto. Então, você precisa de produtos não irritantes para limitar a acne e a vermelhidão. Para encontrá-los, já deve ter tentado produtos vendidos com o aviso “para pele sensível”, mas deve ter descoberto que eles irritam a pele ou que são muito oleosos, uma vez que muitos produtos para pele sensível são mais adequados para as pessoas com a pele seca.

Produtos antiinflamatórios e antioxidantes podem ajudar no manejo de vários sintomas típicos das peles secas e sensíveis e da rosácea,. Cuidados com os sabonetes para lavar o rosto, preferir os que têm baixo poder detergente e os que não produzam espuma.

Seu médico poderá indicar produtos sob prescrição  – limpadores, medicações orais – e indicar procedimentos que podem fazer uma grande diferença para o seu Tipo de Pele.

Fonte: Essas informações são baseadas no livro da Dra. Leslie Baumann “The Skin Type Solution” que classifica a pele em 16 Tipos. Breve o livro  estará disponível em português com o título “a Solução para os Tipos de Pele”, pela editora Campus Elsevier.

Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

www.dermatologia.com.br

tel: 11- 50441064

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

56 Comentário

Célia Gil

Drª Erika,

Gostaria de saber como posso resolver o meu problema, já a 10 anos faço tratamento de Rosáceas e nada adiantou, já usei (azelan, Pomada Candicord, ácidos e outros)isto tudo indicados por médicos, agora estou grávida de 02 meses e o meu rosto está horrivél, tenho uma aparência horrivél, todo mundo pergunta é alergia?, não sei como posso resolver, nesta semana consultei um demartologista na esperança dele me receitar algo pelo menos homeopático, mas o inferliz não sabe de nada que posso usar, estou com a pele toda inflamada, doendo, vermelha.
Me ajude por favor, tenho medo até de passar para o bebê.
Peço socorro !!!

eliane oliveira

ola sou paciente de lupus a mais de 10anos e nos ultimos meses tenho sofrido muito com omeu rosto estou indentificando varios sintomas da rosacea fui ao meu medico e a doenca nao esta em atividade o lupus ,sera possivel indentificar tambem a rosacea

edileine

Oi DRa.Erika
Sou lactante, tenho rosacea na maçã do rosto, tenho que colocar base e pó para tampar o vermelhão e estas bolinhas que se formam, são tão feia. Dra.sera que posso fazer luz pulsada no meu rosto mesmo sendo lactante, meu bebê tem 6 meses, voltei a trabalhar, não veja a hora de me livrar desta rosaceas. Me ajude.

nelma celia

Gostaria de saber aonde encontrar este medicamento Duoefflacar? É um novo medicamento para rosácea?
obrigada
Nelma

flavia costa

oi DRA ERICA tenho rsácea descobri á pouco tempo estou muito triste porque sei que essa doença não tem cura tenho medo do meu rosto ficar assim para sempre eu nunca tive nem espinhas na adolecencia e, agora aos vinte sete anos me apareceu está doença para acabar com o meu rosto, essa doença não é muito conhecida enem divugada na mídia deveria ter mais infomaçõe sobre rośacea,é verdade que essa doença a origem dela vem de fundo emocinal

Letícia

Olá Doutora! Após ler sobre a rosácea, acredito que posso ter, pois a minha pele era bem oleosa, mas agora é tão seca, sensível, meu queixo e a borda do meu nariz descamam todos os dias e tenho que passar camadas de creme hidratante para não piorar. Tenho vasos e manchas vermelhas, espinhas, apesar do rosto extremamente seco, poros abertos e o nariz fica oleoso, tenho a impressão que ele aumenta. Tenho 16 anos de idade e a minha pele já tem linhas de expressão, pés-de-galinha e manchas.
Isso é um pesadelo, gostaria de uma orientação, até poder consultar um dermatologista.
Muito Obrigada.