Dicas para prevenir as rugas

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

mulher-madura.JPGPele firme ou enrugada? A escolha é sua!

Um dos parâmetros da nova classificação da Dra. Baumann em 16 Tipos de Pele avalia se a pele tende a ser enrugada ou firme. Os fatores genéticos influenciam nesse parâmetro e em como envelhecemos, mas não há dúvidas de que os fatores externos como estilo de vida, hábitos como tomar sol, tabagismo e estresse têm um papel fundamental no envelhecimento da pele.  Por isso, consideramos que a escolha de seus hábitos de vida pode modificar a tendência que sua pele tem ao envelhecimento. Mesmo que você tenha tendência a ter a pele enrugada, os cuidados poderão evitar o envelhecimento e as rugas.

A epiderme e a derme são camadas da pele. Na derme é onde surgem as alterações que levam ao aparecimento de vincos, sulcos e rugas. Essas alterações são devido a alteração de três importantes componentes: colágeno, elastina e ácido hialurônico.

– Colágeno: responsável pela estrutura da pele

– Elastina: responsável pela elasticidade.

-Ácido hialurônico : atrai a água, dando volume e hidratação

Quando envelhecemos, todos esses componentes diminuem. A mulher perceberá esse efeito principalmente  nos 5 anos após a menopausa, quando o colágeno pode diminuir mais que 30 por cento.

Existem maneiras de prevenir que esse processo ocorra mais lentamente:

– evitar influências externas que degradem a estrutura da sua derme, como exposição solar crônica, fumo e dieta pobre e desequilibrada.

– adicionar antioxidantes na sua dieta e também em creme, gel ou loção para uso tópico. Os mais comuns são as vitaminas A e C, o licopeno, o chá verde e a coenzima Q10.

– ajude a estimular a produção do seu próprio colágeno e a eliminar as células mortas que prejudicam a absorção dos seruns e loções, isso pode ser feito com produtos de limpeza ou com sabonetes que contenham ácido glicólico ou alfahidróxiácidos. Também utilize retinóides, vitamina C e peptídios de cobre.

–  beba muita água todos os dias.

Para quem já tem rugas, a melhor opção é o tratamento com a toxina botulínica e com os preenchedores com ácido hialurônico e com os estimuladores do colágeno como o ácido L-poliláctico.

Fonte: Essas informações são baseadas no livro da Dra. Leslie Baumann “The Skin Type Solution” que classifica a pele em 16 Tipos. Breve o livro  estará disponível em português com o título “A Solução para os Tipos de Pele”, pela editora Campus Elsevier 

Dra. Érica Monteiro-Dermatologista

www.dermatologia.com.br

tel:11-50441064

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

14 Comentário

Anelise

Bom dia, Dra. Érica
Gostria de saber como faço para saber meu tipo de pele? às vezes acho que ela é oleosa, às vezes acho que ela é seca.
Obrigada pela atenção,
Ane

Carla Vieira

Bom dia, dra Erica

Quero fazer Botox para tratar as rugas da testa, mas que médico devo procurar? è mais certo fazer com o dermatologista ou com o cirurgião plástico?
Atenciosamente,
Carla

Dra. Érica

Boa noite, Carla
tanto o médico dermatologista quanto o cirurgião plástico estão capacitados para realizar esses tratamentos.
Atenciosamente,
Dra. Érica Monteiro-Dermatologista
http://www.dermatologia.com.br
tel:11-50441064

Eliane Vieira P. Sosa

Bom dia!

Estou assustada em saber como o sol faz mal à pele! Antes de ler essas matérias da Dra. Érica eu nem podia imaginar!
Muito obrigada pelas informações. Se possível gostaria de saber mais sobre o câncer de pele e se tem cura.
Obriigada mesmo,
Eliane Sosa

Allan Robson

Drº Érica, vom dia, por gentileza esclareça-me uma dúvida:

Se uma pessoa de 18 anos usar ácido retinóico numa concentração de 0,05% em noites alternadas sempre, sua pele com o tempo ficará muito fina, ou não há problema em usar sempre o ácido. Considerando que a pele se acostumou com o ácido e há o uso de proteção solar diário.

Grato

Simone Pinus

Boa tarde para todos e principalmente para a Dra. erica Monteiro.
Sei que está fora do assunto, mas seria possível fazer uma matéria sobre cabelos. Tenho uma dúvida se lavar todos os dias pode danificar ou apodrecer o couro cabeludo?
Obrigada,
Simone

Aline Maria

Ola me chamo Aline tenho 25 anos
Gostaria de saber o que posso fazer para melhorar minha pele.Ao redor dos olhos principalmente quando sorrio aparece claramente rugas. Uso um produto da Avon a noite, na verdade ele é para a idade de 30 anos, e ja usei tambem DMAE mas vejo que nao melhorou muito. uso protetor solar todos os dia(natura)tenho facilidade muito grande de qeimar.
que produto sera adequado para meu problema, lembrando que sou branca e de pele seca
desde ja obrigada

Marinalva

Tenho 36 anos e muitas rugas ao redor dos olhos e boca.
Bebo 1/2 litro de água ao levantar. Passo 2 vezes ao dia óleo de amendoa, bebo chá verde durante o dia. Estou pensando em passar aloe vera na rugas, ajuda?
Resposta no meu e-mail por favor.

marua isabel cordeiro

devo tomar quantos copos de água por dia?

Geralda Vieira

Boa noite!
Drª Érica, gostaria de saber, se quem SORRIR muito, ou dê várias GARGALHADAS, durante um dia, aumenta as RUGAS. no Orbicular da boca e dos olhos. Tem gente que RIR, e quase não abre a boca, com medo de dá rugas. É verdade ou é mentira?!
Se for possível, gostaria que a Drª enviasse a resposta para o meu e-mail, porque estou escrevendo alguns textos sobre o assunto. Obrigadda. Que Deus te abençõe e te dê sabedoria.

JOSEILDA

BOA NOITE DR GOSTARIA DE SABER COMO CUIDAR DA MINHA PELI POS TENHO 41 ANOS E MIM ACHO CHEIA DE RUGAS AO LADO DOS OLHOS Faço uso de um protetor solar passo pela dermatologista mas preciso de um creme para evitar mas ruga fico grata em se poder mim ajudar ok tenha uma otima noite ????????

Adail

tomar drageas de colágeno diariamente,tomar vitamina c todos os dias e usar alimentos antioxidantes (como mamão e zeite), deixará minha pele mais firme?

kay

Dr. monica,
Usei uma mascara de abacaxi caseira (receita de uma amiga)
fiquei com ela mais de 40 min tambem usei no corpo.
queimei o meu rosto e na area dos olhos parece que esta formando rugas. essas rugas vao sumir ou eu danifiquei o meu rosto?Fui a um dermatologista e ele disse que a pele vai voltar ao normal mais, nao acredito!
Por favor responda no meu e-mail!
Atenciosamente,
kay