Micose de Praia

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

A “micose de praia” ou “pano branco” é o nome popular de uma doença da pele chamada pitiríase versicolor.

O fungo causador da doença habita a pele de todas as pessoas e é capaz de se desenvolver provocando as manchas. Pessoas com baixa resistência imunológica têm facilidade de apresentar o quadro, mas pessoas saudáveis podem também ter a doença.

Muitas pessoas percebem que têm a dermatose após a exposição da pele ao sol porque nas áreas afetadas pela micose a pele não se bronzeia. A pele ao redor bronzeia normalmente, deixando perceptíveis áreas claras onde está a doença, por isso o paciente pensa que pegou a micose na praia ou piscina. Na verdade, o sol apenas mostrou aonde estava a micose, pois esse fungo vive normalmente na pele e só aumenta em condições favoráveis ao crescimento do fungo. Vem daí o nome “micose de praia”.

As áreas com pele mais oleosa, como rosto, porção superior do tronco e dos membros superiores são as mais atingidas.

Geralmente, a pitiríase versicolor não dá sintomas, mas alguns pacientes podem apresentar coceira.

O tratamento da pitiríase versicolor pode ser feito com medicamentos de uso tópico (sabonetes, xampus, ou cremes) ou via oral (comprimidos), dependendo de cada caso.

Mesmo após um tratamento correto, a micose pode retornar, pois é causada por um fungo que normalmente já habita a nossa pele.

Não faça auto medicação, consulte seu médico dermatologista.

Dra. Érica Monteiro

www.dermatologia.com.br

tel:11-50441064

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

22 Comentário

Priscila

Olá boa tarde!Gostaria de uma ajuda.Peguei a um tempo umas manchinhas horríveis no corpo.Já usei vários medicamentos e não resolveu.ex:nizoral, nitrato de miconazol, clotrimix, etc.Quero um medicamento que tire todas essas manchas nas costas, virilhas, pernas.

nilson ferreira machado

bom dia doutora estou na duvida nessecito,de ajuda as palmas da minhas mae esta com a pele ressecada pode me ajudar estou e elgumas feridas

patricia

bom dia dr.
eu estou a 4 meses com estas manchinhas brancas pitiríase versicolor .passei em um dermatologista e tomei por 1 semana comprimidos e creme de ureia .e elas ainda permanecem agora faz 1 mes e nao sei o que passar. eu estou meio sem condiçoes R$ tem algum tratamento que nao seja tao cao. obrigada!

regina

Olá Dra. boa tarde!Gostaria de uma ajuda.Peguei a um tempo umas manchinhas horríveis no corpo.Já usei vários medicamentos e não resolveu.ex:nizoral, nitrato de miconazol, clotrimix, etc, e já fiz exames tambem, mas nunca consta nada no exame gostaria de saber pelo menos o que poderia ser essas manchas.Gostaria de um medicamento que tire todas essas manchas nas costas, virilhas, pernas, pescoço, bariga e no braço.
Obrigada

vanusa leal lopes

Olá, eu tenho manchas brancas no rosto, nas costas, nos seios, na barriga, na virília, nos seios.. Gostaria de um remédio para tratar,já usei diversos e não adiantou…Obrigada!!

alexandre fonseca

oi Dra.tambem tenho essas manchas na pele,como pitiriase e gostaria de saber se existe algum medicamento natural, sem ser esses de farmacias, por que ja usei todos tipos. e ate hoje não adiantou nada.espero resposta um abraço atenciosamente. alexandre fonseca

klebão

olá doutora …
tenho uma mancha branca abaixo do olho direito ..
será vitiligo ou pode ser micose??
obrigado ..

Vieira

olá doutora!!
eu tenho micose no rosto e estou passando uma pomada chamado
“ketonazol” faz 1 mês mais não está adiantando nada!!!
tem alguma outra pomada que resolva??
obrigado…

Rosana

Olá Doutora,

Eu tenho micose, sempre uso pomada de centoconazol o remédio oral me faz mal, sempre uso elas somem depois volta. Isso me deixa muito mal. Será que não posso estar com a imunidade baixa para esse fungos. Normalmente vou ao médico eles olham e dizem é micose e sempre me manda tomar esse remédio. Será que não tem outros tratamentos outros exames algo que acabe de vez que elas não voltem nunca mais. obrigada

lucia cristina

oi doutora, já fiz n tratamentos para este tipo de mancha branca , tem 5 anos q elas estão comigo e não me deixam por nada , pra se ter uma ideia meu ultimo tratamento foi 30 comprimidos de cetoconazol 200mg, com uso de creme e shampoo de cetoconazol, e nada , so atacou meu figado e nada . estou desesperada e constrangida com estas manchas , me socorre…

rafaela alves

eu estou com micose na coxa mais não sara que pomada vou usar

claudia costa

aparecem em minhas pernas manchas brancas quando tomo sol ou vou á praia, manchas que não sai mais!
minha pele é branca e não sei o que fazer, por favor me ajudem!

Cleonilda

Bom dia!
Estou com manchas brancas na pele a mais de 15 anos, já fiz diversos tratamentos, não deu resultado. mudei varias vezes de medico, um disse q era falta de sol, outro disse que era devido a muito sol, outro disse q é hereditario, outro disse ser estresse, não sei mais o q fazer. Ficam localizadas na area da virilhas, barriga e costas pegando a area do bumbum e poucas nas coxas. Elas são brancas, quando não passo hidratentes fical escamando e as vezes causa coceira. Como pode me orientar e que medicamento posso tomar. Normalmente são pessoas que na pele de 1 a 5 tem a pele 3. Um abraço. Aguardo resposta.

GIL

olá doutora ,pelo visto esse problema não é so o meu…também tenho pitiríase versicolor, quase não saio de casa , por que essas manchas me encomodam de mais…e coçam bastante, não sei mais o que fazer…Gostaria de saber se há algum medicamento que tenha uma ação rápida para acabar com essa micose, pois moro em uma região que faz muito calor , o que faz com que elas aumentem muito rapidamente. Obrigada…

MONICA

OLA, GOSTARIA DE SABER O QUE EXATAMENTE POSSO USAR PRA TIRAR ESSAS MANCHAS BRANCAS HORRIVEIS, CADA DIA TEM MAIS E PRECISO PASSAR OU TOMAR ALGUMA COISA PRA ACABAR COM ISSO,

jacqueline machado dias

quero saber sobre micose de praia?

icznb

oi e que eu estou com isso nos pes e na mao e umas espima q quando estora sai agua tem cura?

IARA

olá eu tenho umas manchas no meu rosto e está muito branco,eu tomava um remédio mas ai eu em grávidei tive que parar,ai elas voltaram e ñ sumirão mas,eu estou com a alta estima baixa pois meu rosto já está quase todo tomado pela mancha,pois eu ainda amamento e eu ñ sei se tem algum rémedio que eu possar tomar meu filho tem 1 ano enove meses séra que tem algum rémedio que eu possa tomar?

Araújo

olá, tenho manchas brancas no rosto, costas, peito e braços!
Gostaria de saber se é petiriase versicolor ou se é corantes! ou tbm se pode ser a agua de cloro da piscina!

jah tomei o cetoconazol via oral e passei pomadas e não adiantou nada!
q outros tratamentos vc me indica!

cah

Olá boa tarde!Gostaria de uma ajuda.Peguei a um tempo umas manchinhas horríveis no corpo.Já usei vários medicamentos e não resolveu.ex:nizoral, nitrato de miconazol, clotrimix, etc.Quero um medicamento que tire todas essas manchas nas costas, virilhas, pernas.

Nubia Mara

Ola Doutora Sou mae de uma garota de 14 anos tem mais ou menos 02 naos que venho levando em medicos por causa de umas manchas brancas micose na pele (pescoso,rosto e costa)já usamos cetaconazol pomada e comprimido,lamizil e outra que ja nao me lembro mais .Gostaria muito de uma dica sua.

daiane

ola doutora sera q estou com micose pois saiu umas manchas brancas bem pequenas nos braços são varias manchas elas ficam parecendo quando sai no sol