Por que 16 tipos de pele?

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

pele-saudavel-capa.jpgDesde o século passado (XX) utilizamos a classificação proposta pela cosmetóloga e empresária Helena Rubenstein. Essa classificação divide a pele em seca, oleosa e mista. O problema dessa classificação é que ela não leva em conta outros parâmetros que são fundamentais para avaliação mais completa da pele.Você já notou a presença de manchas escuras que aparecem na pele após exposição solar? Se você já comprou um cosmético que fez milagres na pele de sua amiga, mas que na sua pele só causou vermelhiidão, coceira e irritação? Você tem uma alimentação e um estilo de vida saudável? A PELE SAUDÁVEL resulta da avaliação dos parâmetros propostos por Rubenstein e por vários outros aspectos, sendo que alguns ajudam a responder as questões anteriores. Por isso, a Dra. Baumann definui que devem ser avaliados 4 parâmetros para descrever com maior precisão o SEU TIPO DE PELE:

• Seca – Dry (D) x Oleosa-Oily (O)
A pele oleosa aparece brilhante, e as pessoas com esse tipo de pele devem preferir produtos em gel, loção “oil free” não oleosa ou produtos em pó. Essas pessoas não toleram produtos em creme, pois pioram a oleosidade. A pele seca apresenta-se opaca e descamativa. As pessoas de pele seca apreciam produtos em creme. Muitos acreditam que esse parâmetro seja afetado apenas pela produção de óleo, mas a condição da barreira da sua pele também desempenha um papel importante.

• Sensível- Sensitive (S) x Resistente -Resistant (R)

A pele sensível fica facilmente vermelha e irritada, mesmo com o uso de produtos “suaves”. Essa pele também pode ter tendência a desenvolver acne, rosácea e dermatites. Já a pele resistente tem uma barreira da pele resistente e geralmente necessita de produtos com ácidos fortes ou com alta concentração de ativos para ocorrer penetração na pele e obtenção do resultado desejado.

• Pigmentada-Pigmented (P) x Não Pigmentada/Non-Pigmented (N)

Algumas pessoas pensam que as pessoas com a pele pigmentada são aquelas que têm a pele escura ou negra. Isso não corresponde a verdade na classificação da Dra. Baumann. Todos que têm manchas escuras, como melasma, manchas de sol, sardas,… são considerados tipos pigmentados.

• Enrugada-Wrinkled (W) x Firme-Tight (T)

Esse parâmetro é o melhor indicador de como sua pele envelhecerá, baseia-se tanto nas características genéticas, como no estilo de vida. Você não pode mudar seus genes, mas sua rotina de vida pode incorporar hábitos saudáveis que ajudem na prevenção do envelhecimento precoce. Os fatores que contribuem para o envelhecimento da pele são: exposição solar (o principal), tabagismo, má alimentação, dentre outros.

Considerando todos esses parâmetros teremos os 16 Tipos de Pele ao invés de 3 ou 4, dando uma visão mais completa e precisa. Por exemplo, minha pele é OSPW (oleosa, sensível, pigmentada e com tendência ao envelhecimento precoce), por isso o meu tratamento não deve só considerar o uso de produtos que previnam a acne e a oleosidade, mas também prevenir a formação de manchas (no meu caso, as sardas) e previnir o envelhecimento precoce decorrente da exposição solar como aparecimento de rugas precoce e do câncer de pele.

O Sistema Baumann que está contindo no livro PELE SAUDÁVEL da dra. Baumann ajuda a fazer escolhas positivas, adequadas para a necessidade individual de cada um. esse livro já está disponível nas livrarias brasileiras. Basta fazer o teste contido no livro e seguir as dicas para seu tipo de pele.

Boa leitura!

Dra. Érica Monteiro – dermatologista

tel:11-50441064

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

20 Comentário

Carla Porto Maia

Adorei a matéria. Não sabia que existia 16 tipos de pele. Achei o máximo! Quero saber mais sobre a pele enrugada, poderia ter mais matéria sobre esse assunto?
Obrigada.

Adriana M. da Costa

Adorei o livro, minha pele também é oleosa, sensível, pigmentada e enrugada, igual a da doutora!

Juliana

Minha pele fica oleosa no verão e seca no inverno. Isso é possível? O que devo fazer?
Obrigada,
Ju

Cristhine Vieira

O livro é simplesmente D+ ,é muito melhor do que eu podia imaginar. Entendi tudo direitinho e fiquei até mais animada para ir ao dermatologista, pois antes eu não conseguia entender os tratamnetos e ficava encanada toda vez que me davam ácidos e filtro solar.
Amei! Amei!

Elisangela

Dra Érica, quero apenas parabenizar pela tradução do livro. Sou esteticista desde 1998 e ele está sendo muito útil, pois explica muita coisa que eu não sabia.

Edilene Souza

Doutora eu moro aki em Manaus e não tenho como ir me consultar com a senhora pessoalmente. se eu mandar uma foto minha tem como indicar algum tratamento com lazer ou pelin para melhorar minhas manchas?

Dra. Érica Monteiro

Edilene, infelizmente não é permitido fazer consultas “on line”. Realmente vc precisará ir pessoalmente ao médico dermatologista para acompanhar o seu caso.
Atenciosamente,
Dra. Érica Monteiro- Dermatologista

tel: 11- 50441064

Rosana Dias Carvalho

O livro é simplesmente sensacional! Quando a doutora escreverá um desses para cabelos?
Parabéns!

Luciana M. Espineli

Doutora Érica, li sobre o livro na revista Criativa desse mês e resolvi comprar para fazer o teste. Adorei, mas gostaria de saber porque ele chama PELE SAUDÁVEL e não OS 16 TIPOS DE PELE? é só por curiosidade mesmo. O livro continua sendo muito legal!

Dra. Érica Monteiro

Luciana, fico feliz que tenha gostado do livro. Concordo com vc que poderia mesmo chamar Os 16 Tipos de Pele, mas como aborda muitos aspectos cosméticos e também de doenças da pele acredito que o nome Pele Saudável seja adequado.
Atenciosamente,
Dra. Érica Monteiro- Dermatologista

tel: 11- 50441064

Patrícia R.S. Vianna

Parabéns! Gostaria de cumprimentá-la por esse site e também pelo livro Pele Saudável.
Patty

Sorajia Kanlug

Doutora Érica, gostaria de saber se a doutora atende aqui no Rio de Janeiro. Meu caso é para tratar acne e cravos.
Desde já agradeço.

Andrea S. A. Magna

Bom dia doutora. Tenho melasma e pelo que entendi não poderei tomar sol. Mas e se for com filtro solar 60?
Agradeço a resposta.
Andrea

Dra. Érica Monteiro

Sorajia, minha equipe eu estamos em São Paulo.
Atenciosamente,
Dra. Érica Monteiro – dermatologista

tel:11-50441064

Mili

Dra.Érica, eu tenho um problema de pele, que os demartologistas dizem: que é hereditário, minhas mãos e pés sõa enrugados, e minha mão é toda cheia de riscos, tem cura???

Obrigado!!!

Giselle

Minha pele é rosacea, bem sensivel, gostaria de saber o que usar, quando ela fica quente demais, super vermelha, e incomoda.
Obrigada

CAMPOS

Pq minha pele e formada de minusculas espinhas,com minusculos pelos…..e tbem tenho manchas redondinhas esbranquicadas pelo corpo,tbem minusculas.

Regina

No inverno minha pele do rosto fica com facilidade vermelha, e isto me incomoda bastante. Tem algum produto ou dicas que posso fazer para melhora-la?

Teresa

comprei o livro da Dr.Baumann e gostaria de saber onde encontrar os produtos aveeno clear complexion cleasing bar,hidratante com fps30 purpose redness reducing,philosophy a pigment of your imagination fps18 sunscreen,quintessence sunshade fps 30.favor entrar em contato obrigado.

Teresa

Boa tarde gostaria de saber se metronidazol , nicotinamida q.s.p em formula de gel pode causar algum dano a pele sensivel.grato