Novidades do Congresso da Academia Americana de Dermatologia – AAD 2008(parte1)

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Produtos botânicos ocupam a frente dos “cremes dermatológicos” de última geração

Os botânicos sempre ocuparam um papel importante como ingredientes de produtos cosméticos e de cosmecêuticos, recentemente têm ganhado ainda mais destaque em função da preferência dos consumidores por produtos de origem “natural” e nas pesquisas que comprovaram as propriedades desses ativos. Pode-se dizer que está ocorrendo o “renascimento dos botânicos” na dermatologia.

Muitos ingredientes já estão nos produtos prescritos pelo dermatologista, segue o sumário dos mais comentados durante o Congresso AAD 2008:

– Soja: é um potente antiinflamatório, antioxidante e contem o fitoestrogênio genisteína. Tem propriedade clareadora e alguns trabalhos indicam que estimula a síntese de colágeno e participa do processo de reestruturação das fibras elásticas. Esse ativo é bem tolerado pelas pessoas com a pele sensível. Exemplo de produto: Linha Soya Unify da ROC. TEM NO BRASIL

– Cogumelo: muitas empresas fabricam produtos com uma espécie de fungo cosmetível. Os cogumelos têm propriedades antiinflamatórias e antioxidantes. Eles também inibem a produção de enzimas que degradam o colágeno, além de estimularem a proliferação epidérmica. Exemplo: Positively Ageless Line da Aveeno. NÃO TEM NO BRASIL.

– Feverfew: o feverfew (Tanacetum parthenium) pertence à família dos girasóis e tem sido utilizada há muitos anos na medicina popular como remédio para dor de cabeça, artrite e febre. Feverfew PFE (extrato paternólico livre)tem propriedade antiinflamatória, antioxidante e calmante. Está presente em inúmeros produtos para rosácea. Exemplo: linha Eucerin de produtos para rosácea. DISPONÍVEL NO BRASIL

– Fruta do café (cofeeberry): o extrato da casca que envolve a fruta do café contém um antioxidante potente. Segundo o laboratório Stiefel (que pesquisa o ativo), o produto Revaléskin que contém o ativo tem capacidade antiinflamatória 10 vezes maior que a do chá verde. Exemplo: Revaléskin da Stiefel. DISPONÍVEL NO BRASIL

– Hamamelis: é um remédio popular utilizado para queimaduras solares O Hamamelis virginiana contém polifenóis com propriedades antiinflamatórias. Exemplo: Rejuvenative Toner da SkinMedica. NÃO TEM NO BRASIL

Atenciosamente,

Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

Tel: 11-50441064

Atenção: os produtos citados são apenas exemplos, não existe interesse comercial com os fabricantes. As informações do site não substituem a avaliação médica. Não recomendamos a auto-medicação.

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

10 Comentário

Lilian C. S. Maya

Doutora, gostria de saber se os cremes com produtos naturais que vendem no Brasil funcionam como esses importados?
Desde já agradeço pela atenção,
Lilian Maya

Dra. Érica Monteiro

Lilian, o ativo de um produto cosmético deve estar em concentrações suficientes para atingir o alvo e ter efeito biológico, além de precisar estar em um veículo compatível para penetrar na pele. Antes de comprar um cosméticos com ativo natural ou sintético certifique-se de que existem trabalhos científicos que comprovem sua segurança e eficácia, seja o produto “natural” ou sintético, nacional ou importado.
Atenciosamente,
Dra.Érica Monteiro – Dermatologista

tel:11-50441064

Abigail F.

Bom dia, gostaria de saber mais novidades.
Obrigada.
Abigail

Paty Simão

Simplesmente adorei a matéria dos produtos naturais. Muito bom saber que muitos funcionam mesmo!
Legal!

Dra. Érica Monteiro

Paty, obrigada!
Atenciosamente,
Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

11-50441064

Vanessa

Olá, doutora eu gostaria de saber se existe algum remédio para sudorese compensatória?Pois quando eu como fico soando e sentindo muito frio. Desde já lhe agradeço.

Dra. Érica Monteiro

Vanessa, para hiperidrose compensatória eu recomendo a aplicação de toxina botulínica do tipo A nos locais afetados. O resultado é excelente e pode durar de 4 a 9 meses.
Atenciosamente,
Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

tel: 11-50441064

Jovana

Boa Tarde !!!

Tenho 32 anos, faço somente uso de protetor solar fator 30, e não uso mais nada no rosto, gostaria que a Srª me indicasse um creme para combater o envelhecimento mais eficaz que o Revaleskin, porque já me falaram que esse é bom mas nunca usei ….

Lais P. Silva

Bom dia!
Por favor quero saber se é possivel fazer um creme esfoliante com a casca do café. Se será bom para a pele e viável. Obrigada agradeço desde já!

Regina Grimaldi

Bom dia, Dra.!

Gostaria de saber, o que e moderno e seguro, de fato, e que possa ser manipulado, em tratamento para olheiras. Existe algo que de fato funcione….

Obrigada e bom dia!