Novidades do Congresso da Academia Americana de Dermatologia – AAD2008 (parte2)

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Nos Estados Unidos, as mulheres enfrentam grandes problemas com as unhas, pois existe o hábito de deixá-las muito longas e isso facilita o trauma e o descolamento ungueal. No Brasil, o maior problema é com a restirada das cutículas, pois elas protem as unhas de infecções por vários agentes como bactérias e fungos.

Quais são os cuidados devem ser seguidos para manter as unhas saudáveis?
1- Manter as unhas curtas, pois as longas podem funcionar como alavanca, transmitindo uma força ao leito ungueal, podendo causar traumas
2- Não deixar que cortem sua cutícula
3- Levar seu próprio material ao procurar um salão de manicure
4- Se tiver queimação, ardor, coceira após “fazer as unhas” considere a possibilidade de estar tendo uma reação alérgica a algum dos produtos utilizados

Outras questões discutidas nos Simpósios de Unhas são os cosméticos para as unhas. Os cosméticos para as unhas realmente são úteis?
Existem 4 características que as unhas precisam ter para ter um bom aspecto estético. Essas características incluem: comprimento/formato, textura da superfície da unha, cor da unha, e integridade da pele ao redor da unha. A doença da unha pode resultar em anormalidades da cor, do formato e da textura da superfície da placa ungueal que diminuem a beleza das unhas. Os cosméticos para as unhas podem camuflar as anormalidades das unhas e mehorar sua aparência nos casos em que estiverem danificadas, mas os produtos devem ser utilizados com cautela e bom senso. Sempre que necessário o médico dermatologista deve ser consultado.

Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

tel:11-50441064

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

12 Comentário

Allan Robson Schröder

Querida Drª Érica,

Minhas unhas dos pés são encravadas, (herança genética) pois não aperto meus dedos em sapatos, e mantenho hábitos de higiene, não cutudo e não fica inflamado.
Porém eu vejo que elas são encravadas (internamente) não chegam a causar dor, mas se eu cortar as unhas sei que inflamarão.
Existe tratamento para corrigir? Dá para “desintortar” as unhas por exemplo como usamos aparelho para os dentes?

Grato Allan.

Dra. Érica Monteiro

Allan, existem órteses para “desentortar” as unhas que podem ser colocadas pelo podólogo. Em casos mais difíceis ou resistentes, pode ser indicada a cirurgia de matricectomia convencional ou de fenolização que tratam a matriz no local em que ela encrava.
Atenciosamente,
Dra. Érica Monteiro-Dermatologista

tel: 11-50441064

Luciana

Doutora Érica, minha unha não cresce. A manicure sugeriu que eu coloque unha postiça ou de porcelana. A doutora poderia dizer se faz mal ou não? Fico muito agradecida se puder responder.

Dra. Érica Monteiro

Luciana, primeiro é importante investigar o porquê da sua unha não crescer. As unhas de porcelana e/ou postiças precisam de uma espécie de “cola” para serem fixadas. É importante ficar atenta, pois a cola pode danificar a placa ungueal se for usada initerruptamente.
Atenciosamente,
Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

11-50441064

Thais

Olá, Dra Érica
Há uns 7 anos venho passando por várias extrações de unha , agora estou sendo acompanhada por um dermatologista que disse que terei que fazer a retirada da matriz da unha ou da pele do dedo e fui alertada por ele mesmo que é um procedimento bastante lento e doloroso.
Então, resolvi pesquisar na internet sobre essas mesmas cirurgias , e vi no disponível no site SBCD-Sociedade Brasileira Dermatológica que existe uma nova técnica de retirada da matriz que é a aplicação de um ácido o qual se cicatriza rapidamente sem cortes e pontos.
A Dra. já adota essa técnica/
Onde posso encontrá-la na minha cidade?Salvador
Grata

Dra. Érica Monteiro

Thais, essa técnica utiliza o fenol para tratar a matriz da unha. é um método basatante eficaz.
Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

http://www.dermatologia.com.br
Tel:11-50441064

Carla Vieira

Dra. Érica, a unha do meu pé esquerdo encravou e a oprerei retirando os cantos. Após a cirurgia, a unha ainda doia. Era difícil cortar e lixar. Tem quase dois meses que a unha não cresce mais. Além disso, há duas semanas, a parte inferior dessa mesma unha infeccionou. Esse não crescimento é normal? Muito obrigada pela atenção, Carla.

Luiza

oLÁ! Doutora, algumas unhas da minha mão são totalmente escamadas….começa a “aprodrecer” na matriz da unha e conforme ela cresce a unha toda ganha essa caracteristica. Já fiz 3 tratamentos, mais depois de um tempo elas voltam…e a pele ao redor da unha é cheia de feridinhas e inchada. Já nas outras unhas da mão elas tem ondulações profundas. E no pé elas descamam facilmente, é só dar o primeiro corte com o alicate que o resto da unha já quebra…tem aspecto de “podre” mesmo! Queria muito um posicionamento da Doutoram pois a minha vontade é infachar todas as unhas, para não deixar a mostra pois é muito feio! Muito Obrigada!!

cristina maria

Dr. Erika meu filho tem 09 anos ,ele tem deformaçao nas unhas do pe,ja fui ao dermatologista,passaram remedio,tiraram a unha pra se vinha melhor mas nao adiantou,fico com muita dó dele pois os colegas dele zombam muito chamando-o de cavernão por favor ve se a senhora pode nos ajudar.

marcia

Dr. eu tenho mania de roer unhas e nos ultimos 50 dias estive usando unhas de porcelana,e a minha unha cresceu mas esta muito fraca e fina o q eu posso fazer pra fortalecer minha unha… as unhas de porcelana enfraquece a unha?
obrigada fico no aguardo da sua resposta obrigada
Márcia

Maximiliano Finkler

Existe em Porto Alegre ou redondezas, médico ou clínica que faça a fenolização da matriz ungeal doutora?

luciene

ola DR.estaõ ficando onduladas, e especialmente uma delas ja nasce com uma rachadura vertical me obrigando deixa-la curtinha pq vive enroscando, obrigada por esclarecer tantas duvidas.