Dicas de cuidado para pele

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

hemiface.JPGA camada superior da pele é chamada de epiderme e é a que está em contato com o meio ambiente. A epiderme é composta por quatro camadas diferentes. Quando você olha a pele de alguém, olha a camada que está bem na superfície, feita por células que refletem a luz. Quando essa camada superior é lisa, ela reflete a luz uniformemente, então essa pele aparenta ser mais uniforme e radiante do que se ela tivesse a superfície rugosa.

Nas partes inferiores da epiderme estão as “células mães”, chamadas de células basais, que produzem todas as outras células da epiderme. As “células mães” dividem-se em “células filhas”, que se modificam à medida que vão para as camadas superiores. Durante essa migração, elas envelhecem e eventualmente morrem, por isso as camadas superiores são formadas por células mortas que naturalmente descamam, num processo chamado de “ciclo celular”, que pode durar entre 26 a 42 dias. A pele envelhecida renova-se mais lentamente – quando comparamos com a pele jovem- formando uma superfície rugosa, em vez de uma superfície lisa e macia.
As células mais superiores contêm um Fator de Hidratação Natural (NMF – Natural Moisturizing Factor), que mantém a umidade. O corpo responde ao meio ambiente seco produzindo mais NMF, porém demora alguns dias para que essa produção se acelere, por isso é importante hidratar sua pele em qualquer situação de clima seco que geralmente encontramos na época de outono e inverno na maior parte do Brasil.

Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

tel:11-50441064

Fonte: livro Pele Saudável da Dra. Leslie Baumann.

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

5 Comentário

Fernanda rodrigues

Doutora Erica, gostria de saber como aumentar o meu fator de hidratação natural? Achei interessante esse fator.
Obrigada.

Dra. Érica Monteiro

Fernanda, não é possível repor o fator de hidratação natural, temos de tomar medidas para evitar a perda de água da pele e isso é feito com uso de hidratantes, loções ou óleos para o corpo, além de evitar sabonetes muito detergentes, evitar água clorada e tomar um banho rápido.
Abraços,
Dra. Érica Monteiro – Dermatologista
tel:11-50441064

Alexandre Maia

Olá Doutora Érica Monteiro, tenho uma dúvida que está me perseguido desde já. Tenho 17 anos e me cuido a muito tempo para poder ter uma aparência bonita, uso cremes anti acnes e lavo muito minha pele, ok.
Mais um dias desses me perguntei: Quero usar cremes ant-idade e anti-rugas, já posso mesmo tendo essa idade?
Se usar tem algum problema, poia acho que quanto antes você se cuida melhor para você.
Vi alguns cremes, mais que diziam, apenas para maiores de 25 anos.

Posso usar mesmo assim.
Gostaria de sua resposta, pois será
muito importante para minha pele.

Ok.

cilene valéria

olá doutor…A mais de 5 anoseu sofro com o aparecimento de manchas escuras no meu rosto.
ja fiz varios tratamentos mas elas voltam…
por favor me ajude com esclarecimento sobre manchas…
desde já obrigada.;….

Vanessa Souza Xavier

Oi, doutora, já experimentei vários tipos de cremes corporais, mas todos me passam a sensação de estar com o corpo todo grudando. Minha pele anda bastante ressecada, mas não consigo passar creme no corpo sem me sentir dessa forma, gostaria de uma dica de cremes mais leves, talvez indicados para locais de clima mais quente, o que poderia ser a solução.