Cuidados com a pele: Tudo que você precisa por menos de 50 dólares!

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

dna-split.pngIsso mesmo, segundo a dermatologista americana Leslie Baumann, MD você pode manter a sua pele linda gastando em torno de 50 dólares. Essa foi a dica que ela deu no seu BLOG www.skinguru.com e que eu adapto aqui, em português, para vocês.

Segundo a minha amiga Dra. Baumann, se você conhecer exatamente o seu TIPO de PELE, será mais fácil acertar na escolha do produto mais adequado para você, sem precisar gastar uma fortuna. Para saber seu TIPO de PELE é só fazer o teste que está no livro “THE SKIN TYPE SOLUTION” que foi escrito pela própria Dra. Baumann e que foi adaptado para a língua portuguesa por mim. Esse livro explica os 16 TIPOS DE PELE identificados pela autora. O nome do livro “THE SKIN TYPE SOLUTION” ficou sendo “PELE SAUDÁVEL” na versão Brasileira, foi editado pela editora Campus Elsevier e pode ser encomendado nas principais livrarias do Brasil.
A dica que ela deixa como exemplo de cuidados é para a pele OSNW que é muito comum nos Estados Unidos. OSNW significa que a pele é oleosa, sensível, não tende a formar pigmentos e tende a ter rugas.

A pele OSNW tende a ter acne, mas é muito sensível para tolerar os tratamentos anti-acne que estão disponíveis no mercado. O objetivo do tratamento é controlar a oleosidade e diminuir as erupções de acne (como cravos e espinhas) sem irritar essa pele sensível. Está indicado o uso de ingredientes antiinflamatórios na formulação para melhorar a vermelhidão e a irritação que essa pele sofre. Como é uma pele que tende a ter rugas, os OSNW precisam também ter cuidados especiais para minimizar o envelhecimento da pele.

Os produtos indicados pela Dra. Baumann:

Limpador: Aveeno Ultra-Calming Foaming Cleanser ( ainda não disponível no Brasil) é uma ótima opção, pois não é uma formulação “pesada” e inclui ingredientes antiinflamatórios como o feverfew que acalmam a pele sensível e com tendência à vermelhidão, como a dos OSNW. (cerca de $8 dólares).

Tônico: Não use! Poucos tipos de pele necessitam utilizar o tônico, além disso os OSNW podem ficar com a pele mais vermelha e irritada com esse produto. ($0).

Hidratante: Pessoas com a pele muito oleosa não precisam de hidratante! Se esse é o seu caso, considere apenas utilizar produtos em serum como Olay Regenerist Daily Regenerating Serum ( ainda não disponível no Brasil), pois você pode se beneficiar dos ingredientes ativos, sem ficar com a pele engordurada.(cerca de $20 dólares). Se sua pele não for muito oleosa, você poderá utilizar o Aveeno Ultra-Calming Daily Moisturizer (ainda não disponível no Brasil) (cerca de $15 dolares) que já vem com proteção solar FPS15 ( isso permite que você economize utilizando um produto que hidrata e protege dos danos solares, pois o preço dos produtos “2 em 1” geralmente é menor que quando compramos um hidratante e um filtro solar separadamente).

Filtro Solar: Se você não utilizar um hidratante que já venha com FPS, você obrigatoriamente deve acrescentar esse ítem no seu cuidado diário. Pessoas com a pele oleosa geralmente preferem filtros em gel ou em loção como o Banana Boat SunWear Faces Oil-Free SPF 30 (cerca de $9 dólares) que são mais aceitáveis que os cremes gordurosos.

Creme para área dos olhos: Geralmente você não precisa dele. Utilize o hidratante que você já aplica diariamente nessa área. Aplicar delicadamente em torno dos olhos e pronto! ($0).

Tratamento local para erupções: Esse tipo de pele tende a ter erupções. Se for o seu caso, tente o Acne Solutions Spot Healing Gel da Clinique. (cerca de $13.50 dólares).

Produtos com retinol: produtos com retinol são excelentes antiidade para todos e, principalmente, para os tipos de pele “W” ( com tendência a rugas). Tente o Neutrogena Healthy Skin Anti-Wrinkle Cream, Night Formula. (cerca de $13 dólares). Os retinóides, como o ácido retinóico e o tazaroteno, têm uma excelente ação anti rugas, mas não devem ser utilizados sem acompanhamento do médico dermatologista.

Atenção: Alguns desses produtos indicados pela Dra. Baumann podem ser encontrados no Brasil em drogarias e outros em importadoras. Outros só estão disponíveis nos Estados Unidos. Antes que me perguntem, não posso indicar produtos substitutos pois não é permitido pelo Conselho Federal de Medicina. Os médicos aqui no Brasil não podem indicar produtos e tratamentos “on line”. Mas existem opções no livro original da Dra. Baumann e também na sua adaptação para o português: “PELE SAUDÁVEL”.

A Dra Leslie Baumann é a médica dermatologista do Departamento de Dermatologia Cosmiátrica da Universidade de Miami, Flórida – Estados Unidos da América, dedica-se ao ensino e pesquisa em dermatologia cosmética.

Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

4 Comentário

Emmanuela

Olá Dra. Érica,

Eu respondi ao questionário e meu resultado foi pele oleosa, sensível, não pigmentada e firme. Mas mesmmo sendo firme, me preocupo com o envelhecimento e quero já tomar alguns cuidados(tenho 25 anos). Já uso o filtro solar diariamente, mas gostaria de usar um serum com vitamina C, mas soube que peles sensíveis não podem usar vitamina C. E se eu usar e minha pele não apresentar nenhuma reação, mesmo assim é desanconselhado? E quanto a volatilidade da vitamina C, existe eficácia se no produto ela apenas for microencapsulada em nanosferas ou necessita de uma embalagem de metal?
Vc poderia me indicar um(a) dermatologista de sua confiança aqui em Salvador-BA?
Obrigada.

katia serrano

Dra. Erica,

Tenho acne rosáceas, de forma moderada, há 06 anos. Já fiz vários tratamentos e nada de resolver. Comecei a um ano tomar roacutam comecei com 20mg o que fez um resultado ótimo na minha pele,mesmo com memos frequência a rosácea aparecia, após 1 ano passei a tomar 10mg de roacutam, com a diminuição da dosagem do remédio o efeito também diminuiu, quando estou muito atacada tenho que tomar 20mg, mas apesar de todo acompanhamento médico fico preocupada: primeiro de não poder resolver a rosácea de forma definitiva e por segundo os efeitos do roacutam. Tenho medo de fazer laser e luz pulsada e a situação piorar, nunca usei a isotretinoína, será que vale apena tentar??

Márcia

Tenho 50 anos e tenho algumas rugas na região do olho, gostaria de saber se posso injetar acido hialurônico, isso melhora? Obrigada Márcia

fernanda

estou com umas manchinhas de espinha no rosto e queria que vc me indicasse um melhor creme a base de endocrinona para tirar essas manchas mais rápido.
obrigada.