O que há de novo em cosmiatria para clarear pele negra ou morena?

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Tenho recebido inúmeras perguntas dos internautas querendo saber sobre tratamentos específicos para clarear pele negra ou morena escura que apresente manchas. Fica impossível responder à cada pergunta individualmente, por isso resolvi escrever esse artigo com novidades que estão sendo pesquisadas no momento ou que já estão disponíveis para esse tipo de queixa. Lembro, porém que se você tem qualquer tipo de mancha, deve procurar o médico dermatologista para diagnosticar se o caso pode ser tratado com produtos cosméticos ou se o tratamento deve ser médico.

Você pode ainda não saber, mas não existe diferença entre os melanócitos entre as diferentes raças (branco, negro, índio, asiático,…), mas sim existe diferença na distribuição dos melanossomas. A grande discussão do momento no mundo onde pesquisam e  desenvolvem cosméticos para cuidados com a pele negra ou morena escura é encontrar produtos que sejam eficazes e que possam ser utilizados no lugar da hidroquinona, pois a hidroquinona deve ser proibida nos produtos cosméticos de venda livre (produtos OTC), sendo somente utilizadas sob prescrição médica. Alguns dos ativos sugeridos são: ácido azeláico, mequinol, retinóides, ácido kójico, ácido glicólico, niacinamida, vitamina C, arbutin, deoxyarbutin. Nenhum desses ativos, no entanto, apresenta, clinicamente, o mesmo poder clareador da hidroquinona. Aqui está uma relação uma relação de ativos clareadores com atividade clareadora demonstrada “in vivo”: soja, rucinol, N-acetilglucosamina, glabridina.

Soja
A soja atua na transferência de melanina pela inibição da proteína ativadora do receptor 2 (PAR-2). Tem atividade clareadora quando utilizada a longo prazo. Um dos estudos clínicos com a soja foi o de Hermanns JF. E colaboradores (Dermatology. 204(4):281-6, 2002. )que foi um estudo aberto comparativo entre a soja estabilizada, 20% de ácido azeláico, 5% de ascorbil glucosamina + 1%ácido kójico e ésteres de alfahidróxiácidos no tratamento de lentigos solares de mulheres asiáticas. O resultado foi que a soja estabilizada apresentou o melhor efeito clareador.

Rucinol
O 4-n-butilresorcinol inibe tanto a tirosinase quanto a tirosinase relacionada à proteína 1 (TRP-1). tyrosinase-related protein-1 (TRP-1) . O estudo foi duplo cego, randomizado, apenas num lado do rosto e  controlado com o veículo e realizado durante 3 meses em um único centro. O serum de rucinol 0,3% melhorou significativamente o melasma quando comparado ao veículo. (Khemis A. e colaboradores. British Journal of Dermatology. 156(5):997-1004, 2007 May. )

N-acetil glucosamina

A N-acetilglucosamina é um monossaccarídeo derivado da glicose, uma unidade monomérica de quitina que forma a camada externa que reveste insetos e os crustáceos. O estudo de Bissett DL. E colaboradores (Journal of Cosmetic Dermatology. 6(1):20-6, 2007 Mar. )foi realizado em 8 semanas, sendo duplo-cego, controlado com placebo, randomizado e feito na hemiface. O NAG 2% reduziu a aparência da hiperpigmentação facial e a combinação de NAG 2% com a niacinamida 4% demonstrou uma melhora muito maior.

Glabridina

É o principal componente  da fração hidrofóbica do extrato de licorice. Glabridina 0,5% inibe o eritema e a pigmentação induzida pelo UVB na pele de cobaias. (Yokota T.  e colaboradores  Pigment Cell Research. 11(6):355-61, 1998 Dec. )

Indicações de procedimentos cosméticos para a pele étnica.
– Microdermoabrasão e peelings químicos: ambos alteram a barreira cutânea e permitem a melhor penetração dos agentes tópicos. Um aparelho novo chamado SilkPeel consiste de uma ponta de material  translúcido com pontas cambiáveis contendo uma lixa de diamantes. Esse sistema permite que ao mesmo tempo em que “ lixamos” a pele com a ponteira de diamante, saia o ácido do peeling químico. Com isso teremos o peeling físico e o químico ao mesmo tempo. Estudo anátomo patológico demonstrou que ocorre remoção entre 30 a 35 mícrons da epiderme com esse método. O equipamento não usa cristais, é conhecido como “Wet abrasion”  (“abrasão molhada”) Já existe ess tecnologia no Brasil, temos os aparelhos de diamantes para fazer a abrasão física (peeling físico)e a seguir aplicamos diferentes ácidos como o glicólico, o retinóico, o salicílico e outros para fazer a esfoliação química (peeling químico).

– Tratamento não ablativo com Fraxel para cicatrizes de acne: Estudo realizado com 10 pacientes japoneses, utilizando 6mJ, 4 passadas, com TD 1000 a 1500 mtz/cm2  (HaseGawa T, Matsukura T, Mizuo Y  et al Journal of Dermatology 2006;33:623-27), mostrou resultados satisfatórios na avaliação do médico e do paciente (variando entre bom e excelente resultado). Não houve caso de hipercromia, nem de cicatriz.

– Tratamento não ablativo com Nd:YAG e diodo 1450nm para cicatrizes de acne atróficas nas peles tipo I a V demosntrou que houve melhora das lesões, sem efeitos adversos significativos. Tanzi EL, Alster TS, Comparison of a 1450-nm diode laser and a 1320-nm Nd:YAG laser in the treatment of atrophic facial scars: a prospective clinical and histological study. (Dermat Surg 2004 )
Outros tratamentos para melhorar a flacidez são a radiofreqüência e o infravermelho, os estudos promissores com essas tecnologias vão beneficiar as pessoas de fototipo alto (pele morena e pele negra) que não querem arriscar passar por uma cirurgia plástica devido ao risco de ficarem com quelóides e cicatrizes inestéticas. Lembramos que a pele morena e negra tem maior tendência a formação de cicatrizes inestéticas e quelóides, hipercromias pós inflamatórias (manchas escuras pós trauma ou procedimentos que causem dano à pele), …Por isso, nesses pacientes devemos optar por tratamentos menos invasivos como a microdermoabrasão, peelings seriados superficiais, IPL e laser não ablativo e a  radiofreqüência.

O Brasil é um país multirracial, onde a miscigenação foi comum e freqüente ao longo dos anos. Conhecer os tratamentos disponíveis para a pele étnica é fundamental para oferecermos  um tratamento seguro para a pele “multiétnica” brasileira.

Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

tel:11-50441064

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

17 Comentário

silvia butanta

depois da minha gravidez meus seios nunca mais voltou ao normal. meu filho ja tem 11 anos, e minha aureola ainda continua escura e grande, sendo que antes era pequena e rosa. Isso mexe muito comigo e gostaria de saber se eh possivel clarea-la. Fui a um cirurgiao e ele me disse que da parte dele ele so poderia diminuir a aoureola. Seria possivel clarea-las… o que faco.

mykaele

boa tarde

Gostaria de saber se é possível ” eliminar”
as manhas causa por acne.Pois ja fui ao dermatologista e ele disse que, era impossível!
disse que ia passar uma pomada e depois, era pra retornar.Nem se quer olhou minhas manchas (ficam nos ombros e nas costas)
ñ fui mas.Quero miuuuuuuto ficar minha pele limpa!
me responda .
OBRIGADO

Dra. Érica Monteiro

Mykaele, dependerá do seu tipo de pele, pois alguns tipos são mais fáceis ou não de clarear. As peles morenas tendem a pigmentar e formar manchas. Para mais dicas de como cuidar da sua pele, indico o livro PELE SAUDÁVEL da minha amiga dra. Baumann, lá você poderá fazer o teste que determina o seu tipo de pele e verificar quais são os principais cuidados que você deve ter para evitar problemas. Recomendo também que não deixe de ir ao seu dermatologista para fazer os programas avançados de tratamento para sua pele.
Atenciosamente,
Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

tel:11-50441064

Lulu

sou negra e apareceram duas manchas no meu rosto (tive anemia muito grave). fui em uma dermatologista que receitou uma formulação com ácidos e hidroquinna e as manchas pioraram. ficaram como queimaduras. depois disso ela prescreveu uma formulação com idebenona e tb um creme chamado klassis. após aplicação da dois (separadamente) a minha pele ficou vermelha e com coceira. existe alguma forma de tratar as manchas sem a utilização de ácidos?
estou com minha auto estima lá embaixo… as manchas são muito feiasssss!
obrigadaaaa!

tania mara bahia pereira

quero saber quais são os produtos que fazem o Klassis, que é usado para tratamento da pele, ou se já existe um genérico ou se pode ser manipulado

helenice p oliveira

faço tratamento de melasmas há mais de 10 anos. Já percorri diversos demartologistas e a melhora é muito pouca. Ouvi falar que tem um ramo a dermatologia chamdo cosmiatria que é capaz de apresentar grandes melhoras nessas manchas. No Rio de Janeiro há médicos dermatologistas com essa especialdade? Em caso afirmativo por favor me indique. Obrigada

thatiane

ola..
boa tarde..
tenho a pele maorana clara..
e tenho problema com espinhas e manchas..mais só na região da testa….
ja fui no dermatologista..e me indicaram um acido..só q me fez mal..
fui a uma clinica de estética..e fiz um pillin de cristal..
as manchas diminuiram um pouco..mais a acne continua..
o q eu faço??

amanda

Tenho pela clara , e tenho alergia a mosquito o qual deixa marcas de machucados . Queria saber qual o melhor tipo de tratamento para o clareamento das manchas ? E se desaparecem ou apenas clareia.

karla silvia

ola eu usei aparelho philipps para depilar e causou foliculidi fui ao dermatologista e ele me receitor klassis ai achei fraco para clarear as manchas mandei manipular acido kojico6% e hidroquinona4% e creme lanete ai minha pele queimou ate virar feridas usei espersom desinflamou estou usando fibrase mas ainda esta manchada pq eu sou bem morena nao estou usando saia por favor me ajude ,sera que posso voltsr a usar klassis? me indique uma pomada obrigada

nice

oi tenho 28 anos e não uso saia a quase 10 anos por causa das mrcas de feridas que tenho nas pernas, que tratamento voçê me endica e se tem cura aguardo resposta!

Fabiana

Sou negra e saíram manchas bem escuras no meu rosto devido a uma alergia causada pelos óculos de grau que uso.
Qual produto usar para eliminá-las?
Por favor, me respondam com urgência,pois acredito que perdi uma vaga de emprego devido a estas manchas.

Greicy bagatolli

Olá gostaria de tirar uma dúvida… descolori os pelos da perna com pó descolorante e água oxigenada e depois de tomar banho peguei sol na praia… e no dia seguinte manchou toda minha pele e agora devo usar ácido????

liliane

sempre tive apele clara, depois que me casei passei a usar um anticoncepcional ;percebi entao que estao aparecendo muitas manchas escuras em meu rosto .o que devo fazer?

bernadete F penha

tenho alguns pêlo no lado esquerdo do rosto ja fiz tratamento, porém até usei Diane e Selene e na qual tive tombose profunda na perna direita há 11 anos, como eu tiro com pinça e esta muito escuro meu rosto, me sinto vergonha, estou tratando com Dermato, e o creme é Klassis, até melhorou um pouco, mas é muito caro, tem como fazer uma fórmula de manipulaçao p mim? ou me orientar p que minha Medica passa? desde ja muito obrigada Bernadete. Pouso Alegre-Mg

Luany

Gostaria de saber um tipo de clareamento para manchas provocadas por acnes nas costas,sou morena escura,pode ser um tratamento caseiro ou clareamento feito em clinica de estética.
Obrigada

jaqueline

Tenho manchas nas costas,agora estão poucas mas tive por muito tempo.
Então só usava baby-look e ficou marcado do sol meus braços,é muita diferença,as manchas estão saindo e agora gostaria de colocar roupas cavadas,vestidos isso esta me deixando muito complecxada,queria um produto que clareasse meus braços e ficassem conforme ao resto do corpo,gostaria de um opinião e se pudessem me ajudar.
Um grande abraço….Fiquem c/ DEUS

Rosana Correia

ola boa tarde gostari muito de saber o que devo fazer para que as manchas adiqueridas devido alguns machucados venham a desaparecer da minha pele … se tem algum remedio ou hidratante que vevo usor ou ate mesmo um tratamento a fazer..
desde ja agradeço…