Dicas para todos os tipos de pele em 2009

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Para saber qual o melhor tratamento para sua pele é necessário conhecer o Seu Tipo de Pele que pode ser feito ao consultar o seu médico dermatologista e também no livro Pele Saudável que foi adaptado para a língua portuguesa por mim e explica os 16 Tipos de Pele classificados pela Dra. Leslie Baumann, chefe do setor de dermatologia cosmiátrica da Universidade de Miami, Flórida – Estados Unidos.

Mas, para quem ainda não teve tempo de se atualizar, aqui vão minhas dicas para começar 2009 com a Pele Saudável:

– Limpar a pele e lavar com um sabonete com baixo poder detergente e que forme pouca espuma, pois o excesso de desengorduramento da pele danifica o manto de hidratação natural que é um dos responsáveis pela proteção da pele contra às agressões do meio ambiente: vento, poluição, radiação solar, …

– Utilizar um filtro solar diariamente. Esse filtro deve conter proteção contra as radiações ultravioleta A e B.

– Se você usa maquiagem, pode substituir a base por um filtro solar com base, pois já existem excelentes produtos que têm vários tipos de cor, isso facilita a vida de quem está sempre com pressa e que não pode descuidar da pele.

– Se você não usa base por medo dela “estragar a pele”, saiba que atualmente esses produtos trazem mais benefícios do que você pode imaginar. Além de corrigirem as imperfeições da pele, muitos têm filtro solar e vitaminas e antioxidantes (por exemplo: vitaminas A, C e E que também são antioxidantes) que neutralizam os radicais livres que aceleram o envelhecimento da pele.

– Nesse verão, não se esqueça de usar óculos de sol com proteção contra as radiações ultravioleta do sol para proteger os olhos dos danos solares na retina. Usar roupas que protejam a pele do dano solar e também recomendo o uso de chapéus e bonés para proteger o rosto, o cabelo e o couro cabeludo (principalmente nas pessoas calvas).

– Tomar bastante líquido, principalmente água e suco de frutas para evitar a desidratação.

– Em caso de lesão suspeita na pele ( exemplo: feridas que não cicatrizam, pintas que coçam, sangram, aumentam de tamanho ou têm alteração da coloração) procure seu médico dermatologista.

Para todos um Feliz 2009!

Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.