Cílios

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

O cílio é o pelo que cresce na extremidade da pálpebra. Os cílios protegem o olho de fragmentos, poeira e eles são sensíveis a serem tocados, deste modo fornecem advertência de que um objeto está próximo ao olho, e ele é então fechado por reflexo de proteção. Os folículos dos cílios estão associados a várias glândulas conhecidas como as Glândulas de Zeis e as Glândulas de de Moll.

Os cílios longos são consideradas um sinal de feminilidade em muitas culturas. As maquilagem modernas para os olhos incluem rímel, delineador de olhos, cílios postiços e sombra de olho para destacar os olhos.

Doenças
Existem várias doenças ou desordens envolvendo os cílios:

– Madarose é a perda de cílios
– Blefarite é a irritação da margem onde os cílios juntam-se a pálpebra. As pálpebras ficam vermelhas e coçando. A pele frequentemente fica descamando. Os cílios podem cair.
– Distiquíase é o crescimento anormal dos cílios de certas áreas da pálpebra.
– A triquíase é um desvio de natureza congênita ou adquirida dos cílios para dentro, contra o globo ocular, com a pálpebra conservando sua posição normal. O resultado deste desvio é uma permanente irritação da conjuntiva bulbar e da córnea.
– Os cílios podem ficar infestado com parasitas.
– Um hordéolo é uma inflamação do folículo do cílio.
– Tricotilomania é uma desordem onde o próprio paciente arranca os próprios pelos de diversasáreas do corpo, como couro cabeludo, cílios, etc.

Cuide do seu cílio!

Dra. Érica Monteiro

Www.dermatologia.com.br

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

6 Comentário

Marco Antonio

Olá Dra. Érica, estive visitando o seu site, pois estou com um problema que os meus sílios do olhos esquerdo e stão ficando brancos, e tá com um desenvolvimento anormal, gostaria de manter um contato com a Sra. sobre esse assunto…

sem mais,
Marco…

Gabrielle

Ola, estou com um grande problema..ja fazem 4 anos e meus cilios caem sem parar as vezes ate 4 por dia de um unico olho ja tenho falhas. Procurei um dermatologista e me indicou uma pomada por um momento parou de cair mas voltou pior nao posso usar nada nos olhos que caem os cilios ninguem descobre o que me faz mal, blefarite, dermatite seborreica..qual componente tenho alergia ou é um fungo que nao tem como curar. obrigada

Ana

Olá, estou desesperada, meus olhos estao coçando vermelhos, acordo com eles inchados e a palpebra está descamando e enrugada, estou me sentindo uma velha, minha vontade é de chorar … tenho 30 anos e desde que tomei 2 comprimidos de azitromicina há 2 semanas atras, cada dia me aparece um sintoma, minha visao acorda turva, e ao longo do dia tenho dificuldades, pq embaça .. nao sei se procuro o dermatologista ou um oftalmo!
Preciso de ajuda!

rosane

ola doutora Érica, tive visitando seu site e gostaria de uma ajuda sua estou com perda dos meus cilios e sombrancelha e ñ sei oque fazer e com minha pele(rosto) com bolhas parece ser espinha mais ñ é, gostaria de saber oque posso fazer… obrigada.

marcos gomes

Olá Dra
sofro de blefarite crônica das palpebras ja tentei de tudo mais como nao tem cura,nenhum tratamento se torna eficaz,agora surgiu aazitromicina gostaria de saber se realemnte funciona ?

Aline

olá,
meu cilios estao caindo com muita frequencia,queria saber se existe alguma pomada,remedio ou vitamina que faça ele para de cair…