Homens e mulheres são diferentes?

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

dreamstime_67477Levendo-se em consideração a pele, a resposta é SIM!

O aspecto geral da pele masculina é diferente do da mulher, a textura da pele dos homens é mais áspera e a camada que fica em contato com o meio ambiente (camada córnea que é a mais externa da pele) é mais espessa.
A pele masculina é mais espessa que a feminina devido principalmente a presença dos pelos terminais (pelo grosso e pigmentado) que recobrem a maior parte do corpo. Esta diferença é mais pronunciada no rosto onde as mulheres possuem pelos velos (finos e claros) enquanto os homens apresentam pelos terminais (grossos e escuros). Como a barba na face dos homens é uma proteção contra radiação ultravioleta, homens fotoenvelhecidos (ou seja, com envelhecimento causado pelo sol) em geral não apresentam tantas rugas faciais quanto mulheres fotoenvelhecidas. A barba também esconde irregularidades da pele como cicatrizes, manchas e vasos. A pele masculina tem aspecto mais grosseiro, o que é aceitável e relacionado à maturidade enquanto a feminina deve ser delicada e homogênea. Portanto, as mulheres se preocupam muito mais em reparar alterações da pele que os homens, uma vez que estes não veem alterações na sua pele tão facilmente e nem tão cedo.

Quanto a influência do sexo na concentração de colágeno e espessura da pele, existe  uma relação direta entre espessura da pele e  concentração de colágeno . A pele do homem é aproximadamente 25% mais espessa que a da mulher. A densidade de colágeno na pele dos homens é maior que nas mulheres em todas as faixas etárias. Nos homens há um afinamento gradual da pele com o passar dos anos. Nas mulheres, a espessura cutânea mantém- se praticamente constante até a 5 ª década de vida e depois disso, apresenta afinamento significativo. Com a mesma idade e tendo sofrido as mesmas influências extrínsecas de envelhecimento(exposição solar, tabagismo, ingestão alcoólica e hábitos alimentares), os homens apresentam rugas mais pronunciadas que as mulheres. AS RUGAS NOS HOMENS OCORREM MAIS TARDE QUE NA MULHER, MAS QUANDO APARECEM SÃO MAIS PROFUNDAS E MARCADAS.

Os homens tem na face glândulas sebáceas em maior número, volume e sensibilidade maior à testosterona do que as mulheres. Dessa forma, a produção de sebo nos homens é em média 2  vezes maior que nas mulheres. A maior produção de sebo resulta em uma pele mais oleosa com presença de poros dilatados, comedões e acne de maior duração nos homens.

Há diferenças entre a secreção sudorípara (responsáveis pela produção do suor em homens e mulheres).Os homens tem menor número de glândulas apócrinas que as mulheres, porém a taxa de sudorese nos homens é mais do que o dobro  das mulheres .O pH cutâneo da pele masculina é mais ácido sendo 0,5 mais baixo que nas mulheres.

Por isso, os cuidados com a pele do homem e da mulher devem ser diferentes.

Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

www.dermatologia.com.br

www.ericamonteiro.com.br

tel:11-50441064

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.