Perguntas e Respostas

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Nas últimas semanas recebi dezenas de perguntas sobre a formação do médico dermatologista. Aqui estão as respostas:

1-Para exercer a dermatologia é preciso ser médico?

R: Sim, é necessário fazer a graduação em medicina e depois residência médica em dermatologia.

2- Quanto tempo demora para formar um dermatologista?

R: São pelo menos 9  anos (6 anos de graduação em medicina, 3 anos de residência médica em dermatologia e prestar o título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia).

3-  O esteticista é médico?

R: Não, o esteticista é um técnico que muitas vezes trabalha com o médico dermatologista e realiza trabalhos importantes como limpeza de pele, aplicação de máscaras e outros procedimentos não invasivos.

4- O dermatologista faz cirurgias?

R: Sim, o dermatologista faz pequenas cirurgias como retirada de nevos (pintas), cauterização de verrugas, aplicação de implantes para preenchimento da face (para corrigir rugas), exerese de unha encravada, dentre outras.

Dra. Érica Monteiro – dermatologista

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

4 Comentário

sara galvão

me ajudem por favor!! voltou novamente a pitiriase rosea, o q/ faço?

Ilza Cunha

Boa noite..

Bom isso não é atendimento on line, mas quero apenas que algum dermo “POR FAVOR” me explique um assunto que está impossivel de ser explicado pelos dermos da minha região.
O que é hipomelanose dos mestiços ( meu diagnóstico) que ninguém sabe me explicar de onde vem, e porque não tem cura. Já sofro dessa mal a mil “seculos”… Não é nada fácil! Por favor, se possivel, me envie a explicação via e-mail.

Obrigada

Lucélia Batista de Oliveira

Tenho Hipomelanose do Mestiço nas costa toda, ja usei todo tipo de medicamento e infelizmente não tive resultado algum. Minha Dermatologista disse que é um teste de paciência. Queria saber o que posso fazer e usar para pelomenos amenizar um pouco esse problema?

Roberto

Boa noite,
Estou com umas feridas na verilha, pelo q andei pesquisando,os sintomas são da impinge, mais deu uns pus no começo das lesoes, pode ser impinge assim mesmo ?