5 sinais que as unhas dão sobre a sua saúde

Você sabia que suas unhas podem dizer muito sobre a sua saúde? As condições das unhas, tais como alteração da cor, manchas brancas ou inchaço podem revelar algo sobre a sua saúde ou sua alimentação. Interpretar estes sinais podem ajudá-lo a entender melhor o que acontece dentro do seu corpo. Dessa forma, pode-se tomar a ação mais apropriada a tomar.

Abaixo estão algumas condições comuns de unhas para estar atento.

UNHAS BRANCAS E PÁLIDAS
Unhas pálidas podem ser sinal de anemia. Muitas doenças podem causar anemia e, também, alterações nutricionais.

UNHAS AMARELAS
O “amarelamento” da unha pode ocorrer quando a unha separa seu leito, devido a trauma, infecção ou uma doença de pele. Embora menos comum, as unhas amarelas pode revelar condições de saúde mais graves, como a doença pulmonar crônica. Alternativamente, também podem resultar do hábito de fumar cigarros ou usar determinados esmaltes – especialmente os vermelhos.

UNHAS AZUIS
A coloração azul pode ser o efeito colateral de alguma medicação que você esteja tomando, mas também pode indicar que seu corpo não está recebendo oxigênio suficiente. A deficiência de oxigênio pode ser o resultado de doença grave, como a asma, e pós exposição ao frio ou no choque.

UNHAS PRETAS
A coloração negra é tipicamente o resultado de lesão da unha, acompanhada por sangramentos ou hematomas. Alternativamente, o aparecimento de coloração preta sob o leito da unha que não sofreu trauma, pode indicar danos à matriz da unha. Nesse caso, descartar aparecimento de pintas na matriz, ou até mesmo do melanoma (câncer maligno de pele).

LISTRAS MARRONS
Listras ou faixas marrons são comuns nas pessoas com tons de pele escura, embora faixas marrons de aparecimento recente sejam motivo de preocupação para pessoas de todos os tons de pele. As listras marrons sob as unhas podem aparecer nos casos de reação medicamentosa ou desnutrição.

ATENÇÂO
O texto é meramente informativo. Em caso de dúvidas, recomendamos consultar o seu médico dermatologista para obtenção de diagnóstico adequado e plano de tratamento.