Medicina em casa: 8 passos para o uso de remédios em casa (parte 1)

Mais um artigo da nossa consultora médica, a Dra. Érica Monteiro.

Muitas pessoas utilizam tratamentos alternativos nas suas casas. São frequentes o uso de xaropes, chás e infusões de plantas, tinturas e medicamentos considerados “de venda livre”, ou seja, tratamentos sem a necessidade de prescrição médica. Mas qual o uso correto de um medicamento sem prescrição médica?

A Aliança Nacional para saúde hispânica, em colaboração dom o FDA dos Estados Unidos da América, organizou um “manual” com informações para os adultos sobre o uso correto de medicamentos sem prescrição médica. Baseado nisso, nossa consultora médica adaptou oito recomendações para essa coluna.

1- Quais são as drogas sem prescrição ou de “venda livre”?

Medicamentos sem receita médica ou de balcão (OTC para sua siga Inglês) são aqueles que podem ser comprados sem receita médica ou sem prescrição. Nos Estados Unidos, todos os medicamentos sem receita médica ou sem prescrição têm uma etiqueta com informações sobre a droga. Este rótulo fornece as informações que ajudarão na escolha do remédio mais indicado para o problema de saúde e as indicações para seu uso adequado.

2- O que fazer antes de utilizar drogas sem prescrição ou de “venda livre”?

Antes de usar qualquer medicamento, certifique-se de que esteja no prazo de validade e sempre ler as informações do rótulo. Todos os medicamentos, incluindo os sem obrigatoriedade de prescrição/receita médica, podem causar efeitos colaterais ou reações inesperadas. Por esta razão, é importante para seguir as instruções do rótulo para minimizar as chances de eventos adversos.

3- O que procurar no rótulo dos medicamentos sem prescrição ou de “venda livre”?

No rótulo de informações sobre medicamentos, procurar os seguintes dados:

• Os ingredientes medicinais.
  • Para o quê este medicamento é usado.
  • Se este medicamento é adequado para você e seu problema de saúde.
  • Se você deve consultar o seu médico antes de usar.
  • Como usar o medicamento.

4- Quais os cuidados antes de tomar (ou dar) a medicação sem prescrição médica?

Leia o rótulo toda a vez que utilizar o medicamento e garantir o seguinte:

1. Que seja o remédio certo.
  2. Indicado para a pessoa certa.
  3. Cuja quantidade seja correta.
  4. No horário correto.
  5. Utilizado adequadamente (mastigação, deglutição, ou aplicado sobre a pele).

5- Quais os principais sintomas tratados com medicações de venda livre ou sem prescrição

médica?

Dores e febre são alguns dos motivos mais comuns das pessoas utilizarem medicamentos sem prescrição médica. Seguem cinco dos ingredientes ativos mais usados nos caso de febre, dor de cabeça, dor muscular, cólicas menstruais, dor de dente e resfriados:

• paracetamol
  • aspirina
  • Ibuprofeno
  • naproxeno
  • cetoprofeno

Os últimos quatro ingredientes ativos são parte de um grupo de medicamentos chamados de anti-inflamatórios não esteroides (NSAIDs em inglês).

6- Quais os principais sintomas tratados com os medicamentos sem prescrição médica?

Os medicamentos sem receita médica, ou “de balcão”, podem ajudar a tratar, ou prevenir, alguns problemas de saúde. Seguem alguns exemplos:

• nariz entupido (descongestionantes, mas as pessoas que sofrem de “pressão alta” ou problemas cardíacos não devem usar sem consultar o médico).
  • alergias (anti-histamínicos).
  • tosse (anti-tosse e expectorantes).
  • indigestão (antiácidos e medicamentos para reduzir o ácido do estômago).
  • vício do cigarro (nicotina em pastilhas, goma de mascar ou patches).
  • danos à pele causados ​​pelo sol (produtos de proteção solar).

7- Os medicamentos sem prescrição médica, ou de venda livre, podem ter efeitos colaterais?

Sim. Os medicamentos, mesmo os de venda livre/sem prescrição, podem causar eventos adversos.

8- Quais os principais eventos adversos dos medicamentos sem prescrição médica?

Qualquer medicamento pode causar reação adversa. Seguem alguns exemplos:

• O paracetamol pode causar lesão hepática (no fígado), especialmente se usado em doses elevadas.
  • ibuprofeno, naproxeno ou cetoprofeno podem causar danos nos rins.
  • aspirina pode causar hemorragia em pacientes com úlcera gástrica ou nos com dengue.

Fontes:

Medicines in My Home:

www.fda.gov/medsinmyhome

FDA Consumer Medicine Education:

www.fda.gov/usemedicinesafely

www.fda.gov/cder/drug/drugsafety/drugsafetyconsumer.htm

National Council on Patient Information and Education:

www.bemedwise.org

LAS MEDICINAS EN MI CASA – FDA en colaboracion con la National Alliance for Hispanic Health

(Alianza Nacional para la Salud de los Hispanos) www.hispanichealth.org Información para

adultos sobre el uso apropiado de medicinas sin receta médica o de venta libre

Monteiro EO. (2010). Filtros solares e fotoproteção. RBM rev. bras. med, 67(esp.

6).http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=4451

Monteiro EO & Baumann LS. (2008). A ciência do cosmecêutico: cosmético ou droga?. Revista

Brasileira de Medicina, 65, 22-25.