Vitiligo

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

O que é vitiligo?

O vitiligo é uma doença de pele caracterizada pelo aparecimento de manchas brancas pelo corpo.

Qual é a causa? É contagioso?

A causa ainda é desconhecida. Não é doença contagiosa.

Em que idade pode aparecer?

Pode ocorrer em qualquer idade.
O vitiligo é uma doença grave?

Não é doença grave. O principal prejuízo para o paciente é quanto ao aspecto estético. Mas  geralmente ocorrem graves distúrbios psicológicos no paciente.

Onde pode aparecer o vitiligo?

O vitiligo pode aparecer em qualquer parte da pele. Há localizações preferenciais, como: face, punhos, dedos, região genital, dobras da pele (como axilas, virilha), proeminências ósseas (como cotovelos). Os cabelos podem ser atingidos.

Quando machuco o braço aparece uma mancha branca igual ao vitiligo, é normal?

Na pessoa que apresenta vitiligo, qualquer trauma na pele levará ao aparecimento de uma lesão semelhante à doença, no local afetado. Este fenômeno recebe um nome: Fenômeno de Köebner. É normal este evento na pele dos pacientes com vitiligo.

Quanto tempo dura a doença?

A duração e a evolução não é possível de ser prevista. Há fases em que a doença pode desaparecer e desaparecer sem nenhuma causa aparente. Normalmente observamos uma progressão lenta.
Existe algum tratamento?

Existem vários tratamentos, porém nenhum pode garantir o desaparecimento total das lesões. A escolha do tratamento é feita após a avaliação clínica do paciente. Depende da extensão da doença, da cor da pele e do grau de impacto psicológico que as lesões acarretam.
Tratamento cosmético é uma boa opção para áreas pequenas. São usadas bases com tom semelhante à pele do paciente (camuflagem). Infelizmente é temporário, devendo ser repetido diariamnte.
Nos pacientes de pele muito clara, poderemos recomendar o uso de filtros solares para minimizar o contraste entre a pele sã e a pele acometida.

Observamos casos que melhoram após sessões de crioterapia com nitrogênio líquido ou com uso de neve carbônica.

Nos casos extensos usamos psoralênicos.  Psoralênicos são substâncias capazes de aumentar a ação dos raios ultravioletas na pele. Por tanto, após seu uso é necessária exposição aos raios ultravioleta. Os psoralênicos podem ser usados diretamente no local das lesões (cremes, loções), ou em forma de comprimidos. Normalmente os resultados aparecem após 30-50 aplicações.

Quando o acometimento é quase total, poderemos indicar a despigmentação das áreas normais remanescentes.

O acompanhamento psicológico é muito importante. Muitas vezes mais necessário que tratar a própria lesão.

Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

Tel:11-50441064

www.dermatologia.com.br
 

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

9 Comentário

cirlene

Boa tarde!
Eu gostaria de saber se o vitigo com o passar do tempo pode aumentar em outras áreas do corpo? o que fazer pra previnir? conheço uma pessoa que tem 25 anos e tem só pequenas manchas nas mãos e um pouco no tornozelo, vcs acham que pode amentar estas manchas em outras partes do corpo? e pode ser degenerativa?
Obrigada pela atenção!
Cirlene

Dra. Érica Monteiro

Cirlene, o vitiligo pode aparecer em outras áreas ou não. O curso da doença é imprevisível a longo prazo, pois muitos fatores devem ser considerados, como o próprio estado emocionel do paciente.
meses.
Atenciosamente,
Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

tel: 11-50441064

miriam

boa tarde eu tenho manchas brancas faz muitoo tempo.na virilha.e na bunda tb isso pode ser vitiligo???e num aumentam e num saii?? e tem como cura? Obrigada pela atenção

valdivino ferreira filho

EU ACHO QUE A CURA DO VITILIGO NÃO EXISTE, POIS JA USEI VARIOS REMEDIO E CREMES SEM NENHUMA SOLUÇÃO.

fernanda leite

o vitiligo pode começar com uma mancha escura, igual a um sinal????

tynha

maquiagem vencida pode aumentar o vitiligo

JOAO

Dra. Érica tenho uma mancha branca em volta de uma pinta avermelhada, éla se localiza nas costas e a cada tempo éla vai aumentando, oque pode ser?
éla nâo coça, nâo doi, Nâo incomoda, Fisicamente.

MICHELLE LYRA

TENHO VARIAS MANCHAS BRANCAS NO ROSTO QUE SURGIRAM DEPOIS DO USO DE UMA FORMULA COM ACIDO. UM DERMATOLOGISTA DISSE QUE DE SERTA FORMA E UM VITELIGO CAUSADO PELO CREME (DESPIGMENTANDO A MINHA PELE)E NÃ0 DO MEU ORGANISMO. QUERO SABER SE É POSIVEL, E SE PELOMENOS TEM COMO UNIFORMISA O TOM COM LEISE, POIS ME SINTO MUINTO MAL.
OBRIGADA.

ANAHY

olá, sou técnica em estética, tenho uma vizinha que tem vitiligo ( em algumas partes do corpo, no rosto guase não tem ) , sei que ácidos ela não pode usar, mais quanto ao uso de firmantes, DMAE, RAFERMINE E TENSINE e um antioxidante como chá verde…. ela poderia estar usando ? obrigado…