Acne

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

O que é a acne?
A acne comum é uma doença inflamatória da unidade pilo-sebácea. Caracteriza-se pela formação de comedões (cravos), pápulas (pontos vermelhos), pústulas (espinhas) e, nos casos mais graves, por nódulos (“espinhas internas”), cistos e cicatrizes. Ocorre em ambos os sexos, principalmente no início da adolescência.
O que causa a acne?
Existem vários fatores que influenciam no seu aparecimento.  A herança genética é importante, além da influência ambiental, hormonal, emocional e o uso de cosméticos na pele.
Quais são os principais fatores envolvidos no aparecimento da acne?
Existem quatro fatores principais envolvidos:
– queratinização folicular anormal, isto é, “entupimento dos poros”.
– aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas, pode ser percebido como aumento da oleosidade da pele.
– aumento de bactérias na pele.
– inflamação  com aparecimento das “espinhas” ou cistos.
Como é feito o diagnóstico de acne?
O diagnóstico é clínico, isto é, feito pelo médico dermatologista após examinar a pele do paciente. Ele verificará o “grau” de acne do paciente.

Quais são os graus de acne?
Temos vários quadros de acne que podem variar de leve até os mais graves. Resumindo, poderemos ter:
– Acne comedoniana (grau I) – predominam “cravos” brancos ou escuros.
– Acne pápulo-pustulosa (grau II) -além dos “cravos”, aparecem pápulas e pústulas (= “espinhas”).
– Acne nódulo-cística (grau III) -apresenta todas as lesões acima mais nódulos (“espinhas internas”) e cistos.
– Acne conglobata (grau IV) – é uma forma grave de acne, com inflamação intensa e que pode evoluir para cicatrizes e quelóides.

Quais são os tratamentos para acne?
Existem vários tratamentos disponíveis para o controle e o tratamento da acne.  Poderemos usar produtos tópicos, ou seja, de ação local para higiene, limpeza e controle da oleosidade da pele. Antibióticos e outros agentes tópicos que agem nas bactérias da pele. Temos produtos para uso local que estimulam a renovação celular, evitando o entupimento dos “poros”, esses produtos são conhecidos como retinóides. Nos casos mais graves pode ser necessário tratamento com remédios via oral (comprimidos).

Por que devemos tratar a acne?
Na maioria dos casos, as lesões iniciais são leves e localizadas, mas o quadro pode tornar-se grave, ocasionando lesões desfigurantes e cicatrizes permanentes. Em muitos casos pode ocorrer sérios efeitos sobre o desenvolvimento psicossocial, resultando em problemas emocionais, isolamento social e depressão.

Atenção: o Blog tem o objetivo apenas de informar o público sobre acne, mas não substitui a avaliação do médico especialista. não faça auto-medicação. Consulte seu dermatologista.

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

153 Comentário

jessica

oi gostaria de saber se o medicamento tetralysal realmente da resultado pois ele é muito caro e não tenho muita condiçao de comprar!

willey

ola dra. tomei roacutan durante 8 meses, apos 6 meses minhas espinhas voltaram, agora estou fazendo tratamento com roacutan novamente, ja faz 2 meses e meio, sera que é normal voltar em tao poco tempo assim? meo rosto esta muito manchado, sera q sai com o tempo? e meus labios incharam derrepente, muito msm, sera q é porcausda do roacutan? obrigado pela atençao

Robson

Dra erica , me ajuda eu passava uma pomada ate estava melhorando mais depois de uns 3 dias nao feiz tanto efeito nao sei oque fazer meu rosto era perfeito do nada agora estou cheio de espinha meu emocional foi afetado nao saio faço mais nada tenho 16 anos sera que eu posso me tratar com o medicamento Roacutan espero resposta.