Dúvidas sobre cabelos

compartilhar:
o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Queridos Internautas,

novamente agradeço as inúmeras mensagens que continuam chegando! Leio todas, mas não tenho como responder toda a demanda, por isso escolhi as mais freqüentes sobre o tema CABELOS.

Nossos amigos, vizinhos e outras pessoas sempre querem nos dar conselhos sobre a melhor maneira de cuidar dos cabelos.  Muitas vezes esses conselhos são mitos passados de geração para geração e que não têm base científica. Essas pessoas  querem nos ajudar, mas em caso de problema com seus cabelos é melhor recorrer a avaliação do especialista. Vamos ver algumas verdades e mentiras sobre os cabelos. Esse guia de perguntas e respostas pretende esclarecer as dúvidas mais freqüentes que surgem no dia a dia da prática da dermatologia e são o resumo das perguntas que chegaram para mim sobre o tema. Não são conselhos médicos, para cada paciente é necessária uma avaliação cuidadosa e individual. Se você tem problemas com os seus cabelos, consulte seu médico dermatologista.

No inverno, o cabelo demora mais para crescer?
Verdade. No inverno, o cabelo demora mais para crescer. Isso tem a ver com um hormônio chamado melatonina. Existem estudos demonstrando que os fios reagem à melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente, por isso a taxa de crescimento é ligeiramente menor durante o inverno.

Durante o verão os cabelos podem ser danificados pelo excesso de sol?

Verdade. Os raios ultravioleta do sol danificam a cutícula do fio, ressecam o fio (roubando água do cabelo) e alteram a coloração do cabelo (os escuros ficam avermelhados e os loiros podem ficar esverdeados). O sal da água do mar e o cloro da piscina também danificam o fio. Após o xampu, usar condicionador com filtro solar que ajudará na proteção dos fios. Condicionador sem enxágüe (“leave in”) com filtro solar está indicado. Usar máscaras ou produtos para hidratação semanal ou a cada quinze dias.


Os filtros solares podem ser usados no cabelo?

Verdade. Cremes com protetores solares ajudam a prevenir os danos causados aos fios pela exposição solar. A radiação ultravioleta do sol acelera a descoloração do fio e a situação é ainda pior se o cabelo está com coloração.  Quando toma muito sol, o fio perde a elasticidade característica, ficando mais poroso e desbotado. Por isso, no verão estão indicados cremes com agentes fotoprotetores para os cabelos, que formam um filme sobre os fios, protegendo-os dos danos causados pelos raios de sol. Os filtros empregados são os mesmos dos bloqueadores solares, contudo, os princípios ativos variam conforme a formulação idealizada por cada fabricante. A textura também é mais leve do que os cremes faciais e corporais, para não deixar os fios com aspecto sujo e pesado. Há várias marcas disponíveis no mercado.
Não adianta usar só xampu ou creme condicionador com fator de proteção, pois ainda que constem na composição, os princípios são lavados durante o enxágüe. O produto ideal deve ser do tipo leave-in, ou seja, condicionador sem enxágüe.

O cabelo humano cresce continuamente, o tempo todo?

Mentira. O cabelo não cresce continuamente, ele cresce em ciclos que apresentam três etapas: crescimento, repouso e queda. Após esse ciclo nasce outro fio que passará pelas mesmas etapas. Os folículos não trabalham de forma sincronizada, enquanto alguns estão na fase de crescimento outro estará em repouso e outro estará em fase de queda. Diariamente poderemos ter 100 a 150 fios na fase de queda, por isso pode-se notar uma perda diária de cabelos que voltaram a crescer posteriormente. Se a quantidade de fios perdidos for maior, deve-se procurar o médico dermatologista para avaliar o caso.

Com o avanço da idade ficamos com menos cabelos?

Verdade. Após os 60 anos, há diminuição no número e volume dos pêlos e dos cabelos, em ambos os sexos.

Após a gravidez, pode ocorrer queda de cabelo?
Verdade. Durante a gravidez, os cabelos geralmente ficam mais brilhantes e volumosos. Isso ocorre devido ao aumento dos hormônios. Lembrar que após o parto, por privação hormonal,  pode-se seguir um episódio de queda abrupta dos cabelos conhecido como Eflúvio Telógeno.


Caspa é um problema só de adultos?

Mentira. A maior atividade das glândulas sebáceas ocorre sob a ação dos hormônios androgênicos, por isso, o início dos sintomas de caspa e de seborréia ocorre geralmente após a puberdade. Nos recém nascidos também podem ocorrer manifestações da dermatite seborréica, devido ao androgênio materno ainda presente (“Caspa na criança”).

Continuarei respondendo as dúvidas.

Atenciosamente,

Dr. Érica Monteiro – Dermatologista

tel:11-50441064

o autor

Formada pela UNIFESP, com título de especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (American Academy of Dermatology), a Dra Érica Monteiro escreve regularmente para o Dermatologia.
informações de contato da Dra. Érica Monteiro

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

21 Comentário

hanna

hoje eu passei um alizamento no meu cabelo e ele
comelou a quebrar todo estou desesperada nao sei oque
fazer por favor me ajude !!

obrigada

Poliana

O meu cabelo era comprido e quebrou por causa da tintura e chapinha, ele é volumoso e cacheado e queria saber qual a melhor solução para o meu cabelo, para que ele volte novamente como era antes.

MArcia

tenho 31 anos e meus cabelos estão estranhos, uso quimica para alisar a base de quanidina ( sem amônia)..
meus cabelos mesmo embaixo do chuveiro com bastante creme eles não penteiam o pente fica travado…estão caindo muito quebrando…e elásticos também…o que pode ser?

por favor responda quem puder estou muito preocupada. Obrigada!

meu email é : marcyabsb@gmail.com

Nathyelle

Existe alguma forma ou tratamento que faça meu cabelo crescer rápido?

FABIANA SAMPAIO

MEU CABELO ESTA CAIDO DE MAIS PASSO AS MÃO NAS PONTAS DO CABELO ELE CAI UM MONTE DE CABELO E POR CAUSA ADTICOMSIPICIONALE INJETAVEL MESIGYNA.

edna

oi meu cabelo e dificil de crescer e algum tempo agora comecou a aparecer muita caspa o que eu faco obrigado

geberson

Meu cabelo está caindo ja tem uns 3 anos, ele cai em círculos e demora cerca de uns 6meses para crescer novamente,tem vezes que estou com uns 3 buracos na cabeça sem cabelo,ja fui em varios dermatologistas e nada .
Se puder me ajudar agradeço.

Junior

olá gostaria de tirar algumas dúvidas, meu cabelo vem caindo exageradamnete nos ultimos meses, me falaram que pode ser ansiedade, sistema nervoso… já fui no dermatologista ele me passou alguns exames dise que eu não tinha problema nenhum e depois me passou um remédio pill food. Gostaria se possível saber se meus cabelos vão nascer novamente, tenho 25 anos, meu cabelo sempre foi cheio e nunca caia. obrigado!!

JOYCE WUTENBERG

GOSTARIA DE SABER PORQUE MEU CABELO CAI TANTO
POR FAVOR ME DE UMA RESPOSTA.
JA FIZ DE TUDO E NADA
ME DE UMA ORIENTAÇÃO

jamile

usava guanidina no meu cabelo,depois de 6 meses mudei para amonia quero ficar loira so que estou com medo de ficar careca pois meu cabelo estar caindo um pouco.fiz o teste do chumaso para ver quantos caiam e o resultado foi cabelos saudavel,o que devo fazer ????

jonny

tenho 21 anos meu cabelo começou a cair muito cedo tem algo que eu poderia fazer para evita que caia mas ???? talvez a alimentação?

shirley

Olá, sobre crescimento de cabelo o especialista que devo procurar é o dermatologista?

Rose

meu cabelo só cresce até 5 cm , já fui a varios derma e eles dizem que não há nada , o que posso fazer para eles crescerem mais que 5 cm , e isso já tem anos .

bárbara cristina pilger

olá! ontem eu acordei normalmente, e ao ir ao banheiro reparei na minha cabeça um grande “buraco” em branco!!!! meu cabelo caiu! como se tivessem raspado-o! é um circulo com uns 5cm de diametro! é horrivel! me desesperei! pq não uso tintura nem chapinha nem secador de cabelos, nenhum tipo de produto quimico( fora shampoo e condicionado). fui prontamente ao médico, pois sei q a dois dias “isso” não estava ali! ele disse que se trata de um fungo e me passou um shapoo dermatologico, cetaconazol, e 4 remédios de flucotonazol (1 por semana) e me disse pra não prende-lo molhado. mas hoje pela manha novamente um susto passei a mão no cabelo e mais um “tufo” de cabelo veio na minha mão! outro “buraco”. estou com medo, meus cabelos loiros e cacheados que sempre tive tanto cuidado…
O QUE EU FAÇO???
me responda por favor! estou em desespero total! estou ficando careca!!!

Malka Marques de Figueiredo Von Rondow

Eu queria que você me falasse o que eu devo para o meu cabelo crescer, tive que cortar ele chanel, estava no meio das costas(devido muita química, ele quebrou aí tive que cortar). Me fale sê tem um produto para estimular o crescimento dos fios do cabelo.
Atenciosamente.
Malka

KELLI RIBEIRO

fiz uma progressiva de verão em junho deste ano e nos ultimos dias venho perdendo muito cabelo estou usando aquele tônico antiqueda da capicilim, mas não vem dando certo!!!
Estou precisando de uma solução urgente, por favor me ajude.

jessica

Olá fiz uma progressiva, e seco o cabelo toda semana, meu cabelo está caindo muito não sei oque fazer.

lidiana silva

tenho uma filha de 3 anos o cabelo dela ta com um tipo de bacterias parecendo areia mais nao sai ja tem una 6 meses o que devo fazer

Daniel

Olá tõ com muita queda de cabelo o couro da cabeça já está quase a amostra. Não sei mais o que eu tenho que fazer, passo shamppo mais nada

Samira Barbosa Dutra

tenho uma dúvida meu cabelo é oleoso na raiz e tenho caspa que tipo de shampoo devo usar?shampoo para cabelo oleoso resolve o problema ou tenho q usar shampo específico para caspa?

Marta Alves

Gostaria de fazer um exame e ver que vitaminas, ou ver oq ue falta para meu cabelo conseguir crescer, não tenho queda…. Apenas um póuco de caspa, e meu cabelo é muito fino, acaba que ele cresce e logo arrebenta. Preciso deixar o fio mais forte…. Preciso de médico para me ajudar nisso, aonde posso encontrar e fazer um tratamento???