Simplificando, existem dois tipos de rugas: as dinâmicas e as estáticas, mas quais são as principais diferença entre elas e como se formam cada uma delas?
As rugas dinâmicas formam-se por ação da atividade muscular, os músculos do rosto são ligados à pele e ao se movimentarem também movimentam a pele. Os movimentos repetidos levam a formação das rugas dinâmicas.
As estáticas são devido ao envelhecimento da pele pela idade e, principalmente, pela ação do sol que destrói o colágeno e o ácido hialurônico da derme, formando as linhas, sulcos e rugas.
Como podemos evitar as rugas dinâmicas, aquelas causadas pela ação dos músculos faciais?
Relaxando o músculo, o que é feito com a aplicação de injeções da toxina botulínica. Esses dois tipos de rugas exigem tratamentos diferentes. As dinâmicas (por ação muscular) precisam do efeito relaxante muscular da toxina botulínica. Rugas, vincos e sulcos profundos precisam da ação dos preenchedores que repõe o tecido perdido, principalmente os com ácido hialurônico.
A partir de qual idade é recomendado começar a usar produtos antienvelhecimento?
Começamos a envelhecer a partir do momento em que nascemos, por isso os primeiros cuidados são a cautela na exposição solar desde crianças e filtros solares. A partir dos 30 anos, os sinais de envelhecimento são mais evidentes e devemos iniciar os ácidos para estimular o colágeno.
Dra. Érica Monteiro – Dermatologista