O Congresso da Academia Americana de Dermatologia de 2011 aconteceu na cidade de Nova Orleans nos Estados Unidos da América sob um frio de quase 3 graus Celsius.
As novidades foram muitas e comentarei algumas aqui no Blog. Pode-se dizer, em linhas gerais, que foi um Congresso de contrastes. Presença de equipamentos modernos de última geração, incluindo lasers, luz intensa pulsada, radiofrequência, dentre outros , que a cada dia se tornam parte integrande da rotina do médico dermatologista para tratamento de diversas doenças de pele e de tratamentos cosméticos. Marcaram presença empresas tradicionais com tecnologia “de ponta”, como a Jonhson & Jonhson que investiu muito conhecimento científico na criação de lançamentos de produtos com ingredientes “naturais”. Esse marketing forte na “onda verde” ou “naturalista” vem de encontro aos anseios do consumidor que acredita que o uso de produtos naturais causem menos efeitos colaterais ao organismo e menor impacto ao meio ambiente. Será?! Em 2006, publiquei um artigo discutindo o assunto e quem leu entenderá perfeitamente os lançamentos atuais. Para quem não leu, aqui vai o link: THE SCIENCE OF COSMECEUTICALS http://www.expert-reviews.com/doi/abs/10.1586/17469872.1.3.379?journalCode=edm
Boa leitura,
Dra. Érica Monteiro – Dermatologista